-

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Duas viagens



Necessidade de ir a São Paulo sozinho, preparei a trilha que iria me acompanhar....

Veja o vídeo, que tinha esta descrição:

A viagem em si é para São Paulo…

A ‘outra viagem’ é no som que me acompanhará!!

Pink Floyd na veia!! 

 

Confirmado! Foram duas viagens mesmo!!

Escrevi para alguns, no WhatsApp  

Rapaz.... na verdade foram DUAS viagens ... a de carro ... e a do som .... verdadeiramente viajei  ... som lá no alto ... fiz a a fase toda Pré Dark Side .... ouvi os singles .... e os LPs The Piper At The Gates of Dawn ... Obscured by Clouds ... Atom Heart Mother ... e Meddle ...  Como disse, arrependi-me de não ter trazido o CD Duplo Ummagumma!

 

Explicando.....  

Os Singles que mencionei vieram numa Box Set que comprei há quase 30 anos! Chama-se Shine On, veja ao lado! São 8 CDs em caixa rígida (com 7 álbuns) e mais um CD encartado contendo os Early Singles. E tem um livro espetacular acompanhando, com alguns detalhes da obra de Pink Floyd e fotos memoráveis, como tudo o que eles faziam! Gênios! Os singles refletem a era de Syd Barrett, guitarrista da formação original, que deixou a banda por conta de viagens alucinógenas que afetaram sua mente, indelevelmente.... fazia loucuras, aparecia pelado para tocar nos shows, enfim... não deu, foi expulso da banda e chamaram David Gilmour. 

Barrett seguiu sendo inspiração de seus companheiros... ele é o Crazy Diamond... e era o YOU de Wish YOU Were Here. Ele foi dominante também no primeiro LP, The Piper At The Gates of Dawn, (1967 - gravado em Abbey Road no mesmo ano que Sgt Pepper's), que foi o segundo CD que ouvi. A Era Syd Barrett tinha composições psicodélicas divertidíssimas, verdadeiras viagens ao mundo dos personagens esquisitos, Emily, Arnold Laine, Grimble Grumble, o Gnomo (isn't  it coot?), um espantalho, uma bicicleta e até Lucifer, o gato, aliás, que identifiquei muito com a minha Luna... That cat's something I can't explain! E também fazia viagens estelares! Decerto Astronomy Domine poderia ser trilha de Jornada nas Estrelas. Enquanto Syd seguia isolado em seu mundo num porão em Londres, seus companheiros fizeram questão de incluir essa canção em P.U.L.S.E. (1995) para render-lhe direitos autorais!! Nunca o abandonaram! Ele morreu em 2006!

Não vou analisar os demais álbuns, decerto o farei algum dia, mas destaco um deles... o da vaquinha... sim, Atom Heart Mother, sim, a capa do disco era apenas uma vaca, sem nome de banda, de álbum, nada... apenas a vaca! Marcante!! E o álbum abre com uma faixa única de 24 minutos!!! É a faixa título, que tem seis fases, creditada aso 4 membros da banda, já então com a formação definitiva, Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick  Mason. Era ainda antes da era de dominação de Roger Waters e muitos da era de dominação de David Gilmour (já sem Waters). O tecladista Richard Wright nunca foi dominante, mas escreveu grandes canções, a melhor de todas, e que ele poderia parar de compor depois dela, Summer '68, que gosto desde antes de curtir Pink Floyd, quando ouvia um seu trecho na abertura do Jornal Nacional em 1969 (ou era do Banco Nacional, não lembro). Animei-me tanto ao ouvi-la novamente, perfeita, que fiz uma chamada a um grande amigo meu, petroleiro, que tem uma banda cover de PF, já em plena Carvalho Pinto, ruma à Ayrton Senna... já havia abandonado a Dutra!

O final da canção Atom Heart Mother provocou em minha epifania.... épico, majestoso, como o sol que aparecia pela primeira vez numa viagem inteira cheia de chuva.... Sintam comigo!


Ao mostrar esse vídeo a um amigo pelo WhatsApp, ele reconheceu que eu estava na Carvalho Pinto, e eu respondi : Bingo! 

E complementei com um relato sobre o final da viagem!

Confirmado! Escrevi para alguns, no WhatsApp

Engraçado que o Waze me remetia para não entrar nela, e seguir pela Dutra... Isso me custou 5 minutos segundo o aplicativo, mas foi decisão consciente, a estrada é muuuito melhor ... mas tirei com folga... chegou ali na chegada a Sampa, pessoal parece que entra em ritmo de  procissão, então revivi meus tempos de 'piloto de fuga', passando pela direita quando necessário, sempre abaixo do limite de velocidade, e só fui percebendo o horário de chegada do Waze diminuindo ... minuto a minuto.... tirei 15 minutos!! Depois perdi uns 6 em dois movimentos que não fiz, uma na chegada à Marginal Tietê, outra numa saída que perdi na 23 de Maio... mas me diverti muito!!!

Uma viagem, sem dúvida! 

_____________________________


Numa segunda perna da viagem, viajei no Dark Side, e Wish You Were Here

aqui, neste LINK

Na perna final, voltando pra casa, viajei no auge de Roger Waters e na fase David Gilmour do Pink Floyd.

aqui, neste LINK


6 comentários:

  1. Amigo vc é o cara!! Parabéns pela HISTORIA que define um gosto musical requintado.Ivone Maia

    ResponderExcluir
  2. Só você mesmo para transformar uma viagem de carro a Sampa, sob chuva, num post delicioso.
    Coisa de artista!

    ResponderExcluir
  3. Vamos se agora fica. Ontem eu fiz um comentário aqui. Sumiu. Eu não recordo mais o que escrevi. Mas foi te dando o parabéns por conseguir dirigir ouvindo Pink Floyd...Eu não conseguiria. A musica deles me faz sonhar...ir para outros mundos. Seria perigoso dirigir, poderia não prestar a devida atenção...E principalmente devido às chuvas...atenção teria de ser redobrada. E também falei, acho que falei sobre ter viajado com você pois a sua narrativa nos conduz a isso.

    ResponderExcluir
  4. Essa viagem foi sensacional, grande Homerix !! Grato pela menção de sua ligação no meio da viagem para trocarmos figurinhas dessa experiência maravilhosa! Pink Floyd foi e sempre será fonte de alegrias, surpresas e inspiração para geracoes!! Que legal trocar ideia com uma alma musical e tão repleta de sensibilidade. Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  5. Aliás, vou reformular a frase, gosto tanto quanto , pois são coisas bem diferentes e cada uma tem o seu lugar. O som elaborado e complexo do Pink Floyd misturando Rock com erudito é genial . Vou a BH em maio , com minha Harley Davidson, ver o Show do Bocelli e vou repetir esta sua experiência . Só vai rolar Pink Floyd.
    Forte abraço
    Bazolli

    ResponderExcluir
  6. O início cortou.
    A publicação começa com:
    Depois de Beatles , Pink Floyd é meu preferido .
    Bazolli

    ResponderExcluir