-

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Tomorrow I'll be 64

Ontem, joguei pro pessoal uma leve cascata..

Eu disse:

Não sei por que esta canção me veio à cabeça...

Sinal de que devo publicar minha análise sobre ela!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2021/02/when-im-64.html

Porém, claro que eu sabia, né...

Eu venho esperando isso desde que eu tinha 9 anos....

Era 1967 e o mundo esperava algo que havia 10 meses não acontecia.

Os Beatles estavam sumidos...

Eles lançaram um LP revolucionário, chamado Revolver, em conjunto com um compacto espetacular, com Paperback Writer e Rain, e partiram para uma excursão nos EUA, e no vôo de volta, final de agosto de 66, os repórteres que acompanhavam todos os seu movimentos ouviram, justamente do mais quieto deles:

“That’s it. I’m not a Beatle anymore.”

Pessoal se assustou, e tal, mas na verdade, o que tinha acabado era a persona Beatle da Beatlemania, a que compunha - gravava - viajava (pela Inglaterra, pela Europa, pelos Estados Unidos, pelo Mundo) - aparecia em rádio e TV- agregava multidões.... isso, realmente, essa conjunção de atividades, realmente não aconteceu mais... até o final!

E eles su-miram!!!

Cada um foi fazer uma coisa, mas as duas primeiras atividades ainda estavam nos planos deles, e eles voltaram aos estúdios no final do ano, mas era uma nova era, sem pressa. Acabara-se o tempo em que umas poucas sessões de gravação produziam um LP. Eles ficaram mais de 5 meses burilando um novo álbum. Lá pelo começo do novo ano, lançaram mais um compacto, com as esplêndidas Penny Lane e Strawberry Fields Forever, mas continuavam sumidos da mídia.... entrava e saía mês e nada de sair um LP, que era o que todos esperavam.

Paul de costas = está morto? Papo pra outro post
Mas isso tudo eu descobri depois... já adulto. Eu, criança de 8 going on 9 já era fã, devorei Revolver, e não sabia de nada, estava mal acostumado com aquela média de dois LPs por ano, e realmente achei estranha aquela demora toda..... não me lembro do compacto com as canções que falavam de Liverpool (que no brasil saiu em junho), e ia seguindo minha vidinha até que veio agosto, e meu irmão trouxe pra casa uma efeméride colorida, um LP com capa dupla, com meus quatro ídolos trajando roupas em cores vivas, e vistosos bigodes, John assumindo o óculos em uma foto dupla, uma foto de capa cheia de figuras que eu não conhecia em sua maioria, diversos encartes por dentro da 2ª capa, e claro, uma linda bolacha, cheirosa, e mais importante depois disso, uma contracapa vermelha com TODAS as letras das canções, novidade absoluta. As canções eram fantásticas, tinha o bom rock and roll abrindo, e segui um Beatle pedindo ajuda aos outros, e me encantei o drama de uma menina em uma linda orquestração, e vinham instrumentos indianos, e sons diferentes parecendo um parque de diversões, e a paquera de uma guarda de trânsito, um cara admitindo que foi malvado, e outro reclamando de meninas invadindo a casa dele, e depois dando Bom Dia, Bom Dia, Bom Dia, yeah, e também lendo as notícias do jornal num clima estonteante, e tantas novidades, mas no Lado B, ali na 2ª faixa, estava o motivo para minha contagem que ora chega ao fim. Era a canção When I'm 64, num ritmo delicioso, que eu já ouvia em canções do começo daquele Século XX, que depois eu vim a saber que se chamava vaudeville, e que, com meu inglês de 2º ano, eu já sabia que queria dizer 'Quando eu tiver 64 anos'.... Nossa, isso era muito longe .... e eu lia na letra, que um dos Beatles (na época, eu ainda não distinguia John de Paul de George de Ringo, pra mim eram os Beatles) perguntava ao seu amor se ela ainda cuidaria dele quando tivesse 64 anos, e imaginava que iriam passear com seus netos Vera, Chuck e Dave.... e eu viajava, com eles!

Claro que em meus 9 aninhos eu não tinha essa desenvoltura toda para entender todos os motivos dessas letras todas, isso eu fui adquirindo ao longo do caminho, mas que eu lia, eu lia, procurava alguma palavra no dicionário, e seguia, tudo graças àquela gentileza, 1ª da história, de fornecerem-me as letras. E só depois eu fui percebendo que, mesmo sendo uma Lennon/McCartney, a canção era sempre prioritariamente de um deles, e então percebi que era Paul quem sonhava com seus 64 anos. Na época do disco, ele ainda namorava Jane Asher, mas se separaram um ano depois e ele se casou com Linda Eastman em 69. Mais adiante na vida, e já com o fim dos Beatles, e com Paul excursionando, primeiro com os Wings, depois com outras bandas que ia formando, sem um nome específico, eu comecei a planejar que, no glorioso 18 de junho de 2006, Paul e seu amor Linda, com quem teve três filhos, sairiam pelo mundo na excursão denominada Now I'm 64, só que não, Linda, morreu de câncer em 1998, e eu torci para que, passado o luto, Paul encontrasse novo amor, e ele realmente encontrou em Heather Mills, e se casaram e tiveram uma filha, e eu disse, pronto, vai acontecer, só que não, ela era ao mesmo tempo, notável ativista e doidinha de pedra, e brigaram, e ela se foi, com 50 milhões de dólares no bolso e, pronto... Paul passou seu 64º ano de vida sozinho e sem visitar a Isle of Wight com seus netos, Arthur, Elliot e James, sim, mais um James em seus parentes de 1º grau, além dele mesmo, de seu pai e de seu filho, todos James Something. Sim, Paul McCartney se chama James.... James Paul McCartney, pra quem não sabe, mais uma  pérola de cultura inútil que dou, de graça pra vocês! Ah, sim, hoje Paul está casado de novo, com a empresária Nancy Schevell, já tem 8 netos e segue firme para completar 80 anos, produtivo, com um disco Nº1 (McCartney III), um livro best seller (The Lyrics, eleito o Livro do Ano), um documentário aclamado (McCartney 3 2 1), além de feliz da vida com o Get Back, de Peter Jackson, que restaurou o verdadeiro clima daquelas sessões de 1969!





Enfim, nada deu certo para a tal excursão Now I'm 64, mas eu segui com a MINHA expectativa de chegar aos 64 anos, e chegarei, amanhã, nesta notável data Beatle. Não sei se todo beatlemaníaco tem essa expectativa, mas eu tinha... e está chegando.... é amanhã... e eu produzi um evento virtual especial para o momento, que apresentarei amanhã... com o mesmo nome da excursão com que eu sonhava, me aguarde ... além do já tradicional post autocelebrativo de aniversário, em que renovo minha contagem regressiva até minha aparição neste plano, lá em 1958. Esta já virou tradição, desde os meus 50 anos, será portanto a 14ª edição. 

Amanhã será um dia cheio!

6 comentários:

  1. Será o primeiro aniversário que participarei on line. Não, que é isso? Já participei de alguns aniversários de Ringo que também celebra on line.
    Acrescento uma coisinha extra: a música foi composta por Paul quando ainda era adolescente. Tinha 14 anos, ou 15. Já li que tinha 14 e depois li que tinha 15. Veja como era musical desde muito cedo. Claro que influenciado pelas músicas que seu pai tocava ao piano. Vaudeville. Amo todas as granny songs de Paul. E algo me diz que as pessoas não entenderam John que caçoava disso. Pode até ser que John também fosse velhofóbico. Mas depois que vi John dizendo num video que adorou dançar descendo a escada ao som de Your Mother Should know eu vi que ele, de fato, gostava sim. E falava aquela coisa da canções da vovozinha meio de brincadeira. Mesmo porque ele também compunha música no estilo antigo, embora não realmente vaudeville. Good Night, que encerra o album branco parece de filme antigo de Hollywood. Linda.
    Olha...Sargent Pepper's não foi o primeiro album que trouxe letras de música. Sempre leio que sim, mas não é verdade. Tenho certeza porque a primeira vez que vi letras das músicas na capa eu tinha 10 anos. Era um disco chamado Stardust de Pat Boone. Eu até falo que Pat Boone foi meu primeiro professor de inglês. Porque eu ouvia o disco lendo a letra em inglês e ainda a tradução. Então entendi que Heartaches era mágoas. E que embora se escrevesse heartaches a gente falava bem diferente. Eu primeiro li da forma que está escrito. E quando ele cantou...falava rarecs, algo assim. E fui seguindo com todas as letras. Aprendi a falar todos os meses do ano com a música September Song. Sabia o significado e ainda sabia pronunciar corretamente porque Pat Boone falava todas as palavras com clareza e beleza. Nâo era roqueiro embora tenha gravado Tutti Frutti.
    Eu decorei todas as canções em inglês. E cantava todas de voz solta. Meu pai ficou tão impressionado que me arranjou um professor particular. Foi o segundo. Porque o primeiro foi Pat.
    Não sei porque tiraram dele essa façanha passando para os Beatles. As Vezes penso que aconteceu só no Brasil. Afinal vinha também a tradução e claro que isso não existia no Lp original. Alguém aqui no Brasil achou que devia colocar as letras? Quem teria sido? Merece um prêmio.
    Agora...teve esse disco Stardust com letras e pronto. Nem os outros de Boone vieram com letras. Não pegou. Mas quando os Beatles fizeram o mesmo aí todo mundo queria colocar letras nas capas dos discos. Ate aqui no Brasil. Até no grupo do meu pai. O grupo de seresta lançou um album triplo, ( Triplo...e bem antes de George Harrison) com todas as letras. Então, de certa forma, foram os Beatles os pioneiros. Porque tudo que faziam pegava... Coisas que até podiam ter acontecido antes não marcava...Se vinha deles era sucesso pelo mundo. Tal era a força maravilhosa dos Beatles.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Homero Ventura.Cuide-se bem nesta data beatle tão especial..."compus WHEN I'M SIXTY FOUR quando tinha dezesseis anos.Por isso fiz esta letra,imaginando que pudesse ser útil numa comédia musical ou algo parecido,pois não sabia que carreira iria seguir Paul Mccartney...Coragem Homero...Envelhecer devagarinho pode dar certo..."TAMO JUNTO" Dylmar gomes Filho (1957)

    ResponderExcluir
  3. Grande Homero! O aniversário é seu, mas o presente é sempre nosso, quando você posta suas extraordinárias análises, com paixão e honestidade, falando sempre a verdade, capacidade essa muito nítida em tudo o que você escreve. Parabéns! Que venham outros 64, em forma de vida ou música, só venham!

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo, confesso que não tenho a capacidade / velocidade de ler tudo que você escreve. Entretanto, considerando a amostragem bem representativa que leio , fico fascinado com seu conhecimento e motivação para compartilhar conosco a história desses meninos de Liverpool que mudaram o mundo. Além disso, ser expert em 007 também é outro aspecto muito legal, pois depois do National Kid, é meu herói predileto.
    Te desejo muita saúde e que possamos em breve nos encontrar com nosso amigo comum (Osmar).
    Forte abraço neste seu dia especial
    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela data e o pelo texto! Muito legal para um fã dos Beatles seguir tuas postagens! Obrigado amigo!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns querido Homerix.Com certeza esse texto foi sensacional.Eu fui fã com 6 anos três aninhos antes de vc e não larguei o osso e não largarei jamais.Me derreto lendo seus textos. Feliz Aniversário. Feliz 2022.De sua admiradora Helena

    ResponderExcluir