-

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Pink Floyd On The Road - The Final Leg

 Finda a semana Pink Floyd na estrada!

A 1ª perna foi a ida Rio - São Paulo, pela Via Dutra

,,, com a 1ª fase da banda, pré-Dark Side of the Moon, neste LINK.

A 2ª perna foi Um bate-volta São Paulo - Santos - São Paulo

,,, com Dark Side of the Moon e Wish You Were Here, neste LINK.

A 3ª perna foi a volta São Paulo - Rio, pela Via Dutra... mas que começou por outra Rodovia, o RodoAnel Mário Covas.... necessário explicar. 

O ponto de partida da viagem era o bairro da Saúde, próximo à estação Praça da Árvore do Metrô na tradicional Linha Azul, a 1ª da maior cidade da América do Sul, que usei muito lá em 1976 quando cheguei à cidade para estudar na Poli. O RodoAnel é um complexo viário que faz um anel, como o nome diz, ao redor da grande capital, unindo as 10 grandes estradas que chegam a ela de norte, sul, leste e oeste. 

Então, ao sair de minha origem, como sempre faço, usei o aplicativo Waze para me orientar, e ele, ao invés de me encaminhar pelos corredores internos da cidade a caminho da Via Dutra, a rodovia que leva ao Rio, ou da Ayrton Senna, que foi criada para desafogar a Via Dutra (ROTA 1), ele me orientou a ir para a Imigrantes, que leva a Santos, e sair para o RodoAnel, a caminho da Ayrton Senna, depois Carvalho Pinto, depois Dutra (ROTA 2). Era mais rápido, e lá fui!

Ao fundo, a Battersea Power Statio - 2005
E lá fui, munido de meu pacote de 12 CDs do Pink Floyd, volume do rádio travado no mais alto possível, e veio Animals, o LP de 1977, que tem todas as suas canções tituladas com nomes de animais, então temos longas e magníficas canções chamadas Pigs, Dogs e Sheep, e mais duas menores também com porcos no nome  (Pigs on the Wing Partes I e II), mas de fundo romântico. Afora Dogs, cuja música (não letra) foi feita por Gilmour, todo o resto, música e letra, são de Roger Waters, numa forte crítica social, aos governantes (cães), aos políticos (porcos), è a população submissa (carneiros). Magnífico, mas não o suficiente pra chegar ao topos das paradas, nem em UK, nem em US. Notável nesse disco é sua capa, aliás, como quase todas as outras de Pink FLoyd, mas esta é especial porque EU ESTIVE LÀ! Não me inspirei a fazer nenhum clip de viagem, apesar de amar todas as canções. Já para o seguinte, foram dois!

Vamos ao primeiro! Vão reconhecer na hora! É a canção mais conhecida do Pink Floyd. Foi a 1ª, já aos 12 anos de carreira, a atingir o topo das paradas, como single, nos Estados Unidos. É The Happiest Days of Our Lives, que se conecta com a Parte II de Another Brick in the Wall, que retratam a época da escola de Pink, francamente baseado em Roger Waters, cuja história, o disco The Wall, de 1979, conta em dois LPs: no 1º, conta sua atribulada vida, e o 2º, o pós morte! A parte 1 da canção fala do pai do personagem, que morreu na 2ª Guerra. Alíás, o avô de Roger Waters também morreu em uma guerra, a 1ª Mundial. Ô sina...


Curti muito.... o Lado 2 termina com a sugestiva canção Good Bye, Cruel World, com o anúncio de seu iminente suicídio, dizendo que não há mais nada que ninguém possa fazer por ele... O Lado 3 começa com esta aqui, Hey You, em que Pink está do outro lado do muro, perguntando se alguém o ouve... mas ele já é espírito! Ponto a destacar, o pianista Richard Wright foi expulso da banda por falta de empenho! Mas participou das excursões!


O LP seguinte, The Final Cut, de 1981, eu deixei em casa ... como viram .... realmente não consegui me conectar com as ideias de Waters, autor de TODAS as canções... e parece que nem seus companheiros Gilmour e Mason (nem sinal de Wright), se conectaram tm, se cansaram de tanta inspiração, expulsaram Waters e Pink Floyd acabou... só que não... longas batalhas ocorreram que terminaram por dar aos outros 3 o direito de usar o nome, e surgiu, em 19897, A Momentary Lapse of Reason, o 13º LP, não tão bom, sem o potencial criativo de Waters, mas cheio de música legal. Wright era apenas um pianista contratado. Não pude gravar nenhum clipe pois começou a parte sinuosa da Dutra e depois a própria Serra das Araras, então ficou sem registro na estrada.

Mas veio Division Bell, já com Wright de volta à banda, participando da composição de 5 faixas, mas sem Waters! E foi excelente! Era 1994. Aqui, uma das 5 compostas pelo tecladista, What Do You Want From Me, maravilhosa. Esse You, é visto por muita gente como um recado a Waters, assim como muitas outras das canções podem ter essa interpretação!


E meu registro final vem na canção Coming Back To Life, totalmente de Gilmour, por um singelo motivo!

EU ADORO COWBELL








4 comentários:

  1. Realmente te admiro por conseguir dirigir ouvindo música. E música do Pink Floyd. Eu sairia do corpo e causaria um acidente. rs rs rs

    Não conheço o disco dos animais. E como sou pelos animais não gostei muito dessa ideia de chamar políticos de porcos, governantes de cachorros ( se bem que eu gostaria que cachorros tomassem o poder) e população submissa de carneiro. Chegará o dia que tal coisa será considerada politicamente incorreta. Sinal de especismo. Claro está que discordo que Bolsonaristas sejam gado.

    E o Piggies de George? Amo. Ali eu vejo uma diferença. Influencia do Animal Farm que não indica nada contra os animais. E pegou muito bem os porcos ricos comendo bacon. Isto é, os da sua própria raça, como os humanos costumam fazer explorando os da própria raça.
    Bem, pode ser que Waters também não estivesse depreciando os animais. Não conheço o disco. Tive forte impressão que sim. Estou equivocada?

    Hey You é fantastica. Ei, você sempre viaja assim ouvindo música?

    ResponderExcluir
  2. Demais cara... Pink Floyd então.
    . Todas inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, já tive também essa experiência de dirigir ouvindo Pink Floyd bem alto. Aliás , estava era pilotando minha Harley Davidson Ultra Limited de 1.800 cc e 420 kg, na Dutra. Se não fosse pra ir ao banheiro ou abastecer , não dava vontade de parar nunca. Os solos eruditos de David Gilmour são hipnotizantes e levam a uma outra dimensão. Não conheço uma banda que chegou próximo ao estilo do Pink Floyd.
    Obrigado por compartilhar conosco essa experiência.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Pink Floyd, juntamente com Beatles são minhas bandas preferidas. Já dirigi muitas vezes ouvindo algumas músicas mas em um voo longo, ouvi Pink Floyd todos! Genial

    ResponderExcluir