-

sábado, 22 de janeiro de 2022

Hoje, vai ter She Said She Said no Submarino Angolano


Bom diaaa!

Hoje, vou fazer diferente!

É que nosso DJ realmente fez um primor de extensão para o meu áudio de Songfacts da canção She Said She Said, canção de John Lennon do álbum Revolver de 1966. Nesta gravação, ocorreu um fato inusitado, raríssimo, que eu vou deixar  que você descubra ouvindo!!   

Se não ouvir, eu deixo aqui embaixo transcrito, pra você ler!

Eu ainda nem sei a programação exata de hoje, mas decerto haverá novas e ótimas covers da BBC com aquelas magníficas comparações com os originais, e com suas histórias sempre elucidativas!

Então, faço questão que conecte mais neste sábado, às 13 horas, para ouvir ao vivo um de meus melhores Songfacts estendidos!

Ligue-se em mais uma edição do Submarino Angolano

Em lacluandafm.blogspot.com e dê um Play!

Você não vai se arrepender!




Olá, eu sou Homero Ventura e isto é Songfacts, a história de uma música! 

Hoje, com She Said She Said.

Olha, sempre gostei dessa canção, sua guitarra pesada, a bateria inspirada, a valsinha lá no meio, o vocal de John (como sempre), e tal, e sabia algo da inspiração, mas apenas recentemente, atinei para a interessantíssima história de sua gravação.

Vamos à ordem natural da coisa: a inspiração! Os Beatles estavam na turnê americana de 1965, e descansavam num resort na Califórnia, rodeados de convidados famosos e convidadAs, algumas delas estrelas da revista Playboy, sabem o que eu quero dizer. Enfim, o ambiente era de sexo, drogas e até rock and roll, este último só na inspiração, os outros dois, direto! Peter Fonda, ainda antes de Easy Rider, era um dos convidados e, a cada cinco minutos, dizia,, altíssimo: “Eu sei o que é estar morto!” Foram muitas as vezes, John se encheu da lúgubre companhia dele, mas guardou a frase “I know what is like to be dead” e respondeu na última vez “You’ve making me feel like I’ve never been born”, que ele guardou no bolso também, mas só no ano seguinte, vieram a melodia e o resto da letra, com alguma colaboração de George, na ponte! 

Paul? Cadê Paul? 

John resolveu colocar ana 3ª pessoa feminina e a canção virou uma discussão de casal. Depois da ponte, vem um terceiro verso, com letra diferente. 

Agora, o inusitado. Veja o cenário!  

A última sessão de gravação de Revolver fora em 17 de junho. No dia 21, os  Beatles foram a Abbey Road para acompanhar a primeira sessão de mixagem. Numa bela hora, alguém reparou: "Gente, tem só 13!!". Era quase regra que os LPs deles teriam14 canções (apenas A Hard Day's Night tivera 13). Todos os olhos se voltaram para John! E ele não decepcionou: "Tenho esta musiquinha aqui!" e cantarolou She Said She Said, para estupefação geral. E 'bora descer pro estúdio. Eram 7 da noite, após um dia inteiro de mixagem!!!  Não tinha outra data... dois dias depois eles partiriam pra excursão à Alemanha, Japão e Filipinas! Bem, ensaiaram, ensaiaram, perto de 25 vezes até John mandar ligar o gravador. E gravado ficou: John na guitarra base, George no baixo, Ringo na bateria. 

Paul? Cadê Paul? 

E depois foram três takes até John considerar ok!! E então vieram os overdubs. George na guitarra solo, mais George em sua guitarra 'indiana', Ringo no chocalho, e John no órgão Hammond. 

Paul? Cadê Paul? 

E veio o magnífico vocal de John e o magnífico backing vocal de George e ... 

Paul? Cadê Paul? 

Pois é... algo houve durante os ensaios, alguma desinteligência sobre arranjos, entre o baixista Paul tentando dar o melhor de si, e John, seu exigente compositor, e Paul disse: "Oh, f##k you!". Os três remanescentes olharam um para o outro e disseram: "Well, we'll do it". E George assumiu o baixo, deixou a guitarra para os overdubs. Depois dos overdubs, mais mixagem, e She Said She Said estava pronta, às 4 da manhã do dia seguinte, sem NENHUMA participação de Paul! Foi a primeira vez que isso aconteceu!

Mas olha, sabe os cegos, que compensam um pouco sua desventura, com uma audição, e um olfato privilegiados? Aconteceu em She Said She Said. Ringo e George mostraram ápices de suas competências na bateria e guitarra. No baixo, George foi apenas burocrático no baixo, mas ele extrapola na guitarra, distorcida, presente, arriscada. E Ringo está agressivo em sua bateria, e muda o tempo para um 3 por 4 na ponte em valsa When I Was a booooy, e depois no final, acelerando a bateria, um show, seu melhor desempenho até então. E George também super-atuante na harmonia vocal, fazendo a gente nem sentir falta do vocal agudo de Paul! 

She Said She Said foi lançada no álbum Revolver em agosto de 66 e foi considerada, junto com I'm Only Sleeping  e Tomorrow Never Knows,, como o tripé inaugural da era psicodélica. E não ficou por aí, a unanimidade de recepções positivas atingiu ninguém menos que o Maestro Leonard Bernstein, admirado pela mudança no tempo (lembrem da valsa na ponte).

Venham ouvir, sem Paul McCartney, She Said She Said


3 comentários:

  1. Muito obrigado camarada contramestre Homerix!

    ResponderExcluir
  2. Entrei lá...mas você falava sobre I got a Feeling. Não sobre She said She said. Programa antigo de Natal.

    A história que eu conhecia é diferente. Talvez a sua seja a correta. A que conheço é assim: Paul se desentendeu por causa da letra. Ele sabia que John se referia a Peter Fonda que não pareva de repetir que sabia bem o que era estar morto. Isso numa festa em casa de Doris Day. E Peter Fonda sob efeito de drogas. Paul falou qualquer coisa sobre drogas, não queria experimentar LSD. Começaram a caçoar dele, do seu medo, que era coisa de careta...Ele teria ficado aborrecido com isso e decidiu ir embora. Era o único que ainda não tinha passado pela experiência com LSD e tinha dúvidas se seria algo positivo. Não suportou a forma como o trataram por se negar a experimentar. Qual é a verdade? Impossível saber. Mas é fato que realmente não era um menina dizendo aquela frase. A música deveri ser He said He said. Era Peter Fonda!

    ResponderExcluir
  3. https://m.mixcloud.com/tokeluanda/22012022-15o-vers%C3%B5es-na-bbc-2-o-submarino-angolano-lac-955-fm-angola/

    ResponderExcluir