-

domingo, 16 de janeiro de 2022

Mais duas viagens numa só, agora na Imigrantes

 E seguiu meu plano de fazer uma viagem dentro de outra viagem.

Na perna Rio São Paulo, as pistas da Dutra, Carvalho Pinto e Ayrton Senna foram acompanhadas por 5 CD's da fase inicial do Pink Floyd.

Descrevi a experiência aqui, neste LINK.

Hospedado em São Paulo, surgiu a necessidade de fazer um bate-volta a Santos, minha cidade natal, então nas curvas da estrada de Santos realizei mais um episódio de viagem dupla! 

Bem, em primeiro lugar, eu teria que corrigir, pois o normal agora, não é experimentar as emoções da sinuosa descida nas encostas da Serra do Mar. Desde a inauguração da descida da Rodovia dos Imigrantes, que completa 20 anos este ano, melhor seria dizer  Os Túneis e Viadutos da Estrada de Santos! Sim, porque, agora o que temos são 8 km em 3 túneis, dois deles com mais de 3 km, unidos por 4 km de viadutos, todos monumentais obras de arte da engenharia civil, causando mínimo impacto ambiental. Pena que a velocidade nas 3 confortáveis faixas de rolamento é limitada a 80 km/hora...

Voltando ao tema, e antes de mais nada, deixo aqui o primeiro registro, porque faço nele uma pergunta, e deixo a resposta para vocês.


Pois é... era chegada a hora de ouvir Dark Side of The Moon, lançado em 1973, direto para o primeiro lugar das paradas do mundo todo, em especial nos Estados Unidos, onde ficou entre os 100 mais vendidos até 1998!! Estima-se em 45 milhões de cópias vendidas mundialmente! É um álbum conceitual concebido por Roger Waters, que participa de TODAS as letras do LP, que trata de morte, sanidade, cobiça, solidão. A peça do vídeo chama-se Time e aquela sucessão de despertadores, sinos e tic-tac's de relógios é icônica!! Meu guru no assunto Pink Floyd, utilizava-a verdadeiramente como despertador, programava para tocar a canção em alto volume para acordá-lo.

Mais adiante, inspirei-me a registrar esta aqui...


The Great Gig In he Sky é uma composição do tecladista Richard Wright e tem no vocal de Clare Troy seu maior destaque, tanto que conseguiu na Justiça créditos de composição da canção.... o que certamente a deixou milionária. Apesar de ser descrita como O Canto da Morte, eu a vejo como uma relação sexual a caminho de um orgasmo.... que acontece, no grito mais sentido ... e depois a calmaria do: 'Foi bom pra você?e a retomada para mais umazinha!!!

A terceira peça que escolhi de DSOTM foi esta aqui!



Ela é Money, e o que levou-me a fazer a performance foi seu inusitado tempo de seus versos, que é 7x4 (fala-se sete por quatro), que fiz questão de provar no vídeo. Meu filho me ensinou nesse quesito. Note que quando a canção passa ao solo instrumental excepcional, da guitarra de David Gilmour (que também a canta), o tempo passa a 4x4. A canção fala de cobiça e consumismo, e foi uma de duas do LP lançadas em compacto, e gravada por muita gente, mas não chegou ao topo das paradas... aliás, a primeira Nº1 do Pink FLoyd em singles foi somente em The Wall!

Breath, Us and Them, Brain Damage e Eclipse são outras pérolas da verve de Roger Waters no LO, que conta com outras 3 instrumentais.

A próxima inspiração veio já no LP seguinte, Wish You Were Here, de 1975, e veio logo na canção de abertura e de fechamento. 



Lembro-me que nos idos de 95 ou 96, eu colocava essa canção pra tocar no carro e meu filho, com 7 ou 8 anos, ouvia, quietinho, prestando atenção respeitosa, até o que após o quinto ou sexto minuto, ele pergunta: 

“Pai, a música não vai começar, não?!”

A introdução tem mais de 8 minutos, com vários versos instrumentais, antes do primeiro verso cantado, o primeiro de uma série de evocações de Roger Waters a seu amigo Syd Barrett, que deixara a banda 7 anos antes, dominado pela loucura! Claro que um tempo depois, Felipe entendeu perfeitamente e ama de paixão, ela e toda obra do Pink Floyd! Ali em cima eu digo 'abertura E fechamento' do LP, porque é exatamente isso que acontece: as Partes I a V abrem o Lado A do LP, e as Partes VI a IX fecham o Lado B. E por que isso? É que o tempo combinado de 26:07 minutos simplesmente não cabia num lado do LP! Então, é de SOYCD o posto de maior canção do Pink Floyd. As outras grandes, Atom Heart Mother e Echoes passam um pouco de 24 minutos! Eu acho, sinceramente, que quando lançaram o CD, deveriam ter colocado as 9 Partes juntas! As outras 3 canções do LP, isso mesmo, o LP todo tem só 4 canções, são uma Obra-prima, a canção título, mais uma declaração de Waters ao amigo agora insano, e duas canções medianas, Welcome To The Machine e Have A Cigar, também de Waters, a primeira simulando máquina da indústria da música dando boas-vindas ao músico, e Have A Cigar, na mesma linha, mas com mensagem à banda, falando algo como "Relaxe e goze, mas siga produzindo, queremos mais dinheiro!". O interessante é que ela não é cantada por nenhum dos integrantes da banda mas por um cantor convidado, Roy Harper. As duas foram lançadas em compacto, com pouco sucesso.

_____________________

Na perna final, voltando pra casa, viajei no auge de Roger Waters e na fase David Gilmour do Pink Floyd.

aqui, neste LINK

2 comentários:

  1. Li não mais sei onde que este disco do Pink Floyd é o preferido de Paul McCartney. Eu gosto imensamente também. Tem um restaurante aqui perto com músicas ao vivo. Ontem alguém fez cover de "Wish you were Here." Adorei a pergunta do seu filhinho. A música não vai começar? Criança é ótimo.
    Eu acho o disco todo bom. Pink Floyd foi responsável por me alivar da falta dos Beatles. Aquele começo dos 70 sem os Beatles...Eu colocava Pink Floyd no toca disco e ouvia deitada fugindo para longe desse insensato mundo. Voltava mais tranquila. Vejo que também te faz bem...Até escolheu suas músicas para sua viagem. E ainda fez dois textos sobre o tema. No capricho.

    ResponderExcluir
  2. Que viagem musical! Obrigado Homero.

    Lages.

    ResponderExcluir