domingo, 16 de janeiro de 2022

Mais duas viagens numa só, agora na Imigrantes

 E seguiu meu plano de fazer uma viagem dentro de outra viagem.

Na perna Rio São Paulo, as pistas da Dutra, Carvalho Pinto e Ayrton Senna foram acompanhadas por 5 CD's da fase inicial do Pink Floyd.

Descrevi a experiência aqui, neste LINK.

Hospedado em São Paulo, surgiu a necessidade de fazer um bate-volta a Santos, minha cidade natal, então nas curvas da estrada de Santos realizei mais um episódio de viagem dupla! 

Bem, em primeiro lugar, eu teria que corrigir, pois o normal agora, não é experimentar as emoções da sinuosa descida nas encostas da Serra do Mar. Desde a inauguração da descida da Rodovia dos Imigrantes, que completa 20 anos este ano, melhor seria dizer  Os Túneis e Viadutos da Estrada de Santos! Sim, porque, agora o que temos são 8 km em 3 túneis, dois deles com mais de 3 km, unidos por 4 km de viadutos, todos monumentais obras de arte da engenharia civil, causando mínimo impacto ambiental. Pena que a velocidade nas 3 confortáveis faixas de rolamento é limitada a 80 km/hora...

Voltando ao tema, e antes de mais nada, deixo aqui o primeiro registro, porque faço nele uma pergunta, e deixo a resposta para vocês.


Pois é... era chegada a hora de ouvir Dark Side of The Moon, lançado em 1973, direto para o primeiro lugar das paradas do mundo todo, em especial nos Estados Unidos, onde ficou entre os 100 mais vendidos até 1998!! Estima-se em 45 milhões de cópias vendidas mundialmente! É um álbum conceitual concebido por Roger Waters, que participa de TODAS as letras do LP, que trata de morte, sanidade, cobiça, solidão. A peça do vídeo chama-se Time e aquela sucessão de despertadores, sinos e tic-tac's de relógios é icônica!! Meu guru no assunto Pink Floyd, utilizava-a verdadeiramente como despertador, programava para tocar a canção em alto volume para acordá-lo.

Mais adiante, inspirei-me a registrar esta aqui...


The Great Gig In he Sky é uma composição do tecladista Richard Wright e tem no vocal de Clare Troy seu maior destaque, tanto que conseguiu na Justiça créditos de composição da canção.... o que certamente a deixou milionária. Apesar de ser descrita como O Canto da Morte, eu a vejo como uma relação sexual a caminho de um orgasmo.... que acontece, no grito mais sentido ... e depois a calmaria do: 'Foi bom pra você?e a retomada para mais umazinha!!!

A terceira peça que escolhi de DSOTM foi esta aqui!



Ela é Money, e o que levou-me a fazer a performance foi seu inusitado tempo de seus versos, que é 7x4 (fala-se sete por quatro), que fiz questão de provar no vídeo. Meu filho me ensinou nesse quesito. Note que quando a canção passa ao solo instrumental excepcional, da guitarra de David Gilmour (que também a canta), o tempo passa a 4x4. A canção fala de cobiça e consumismo, e foi uma de duas do LP lançadas em compacto, e gravada por muita gente, mas não chegou ao topo das paradas... aliás, a primeira Nº1 do Pink FLoyd em singles foi somente em The Wall!

Breath, Us and Them, Brain Damage e Eclipse são outras pérolas da verve de Roger Waters no LO, que conta com outras 3 instrumentais.

A próxima inspiração veio já no LP seguinte, Wish You Were Here, de 1975, e veio logo na canção de abertura e de fechamento. 



Lembro-me que nos idos de 95 ou 96, eu colocava essa canção pra tocar no carro e meu filho, com 7 ou 8 anos, ouvia, quietinho, prestando atenção respeitosa, até o que após o quinto ou sexto minuto, ele pergunta: 

“Pai, a música não vai começar, não?!”

A introdução tem mais de 8 minutos, com vários versos instrumentais, antes do primeiro verso cantado, o primeiro de uma série de evocações de Roger Waters a seu amigo Syd Barrett, que deixara a banda 7 anos antes, dominado pela loucura! Claro que um tempo depois, Felipe entendeu perfeitamente e ama de paixão, ela e toda obra do Pink Floyd! Ali em cima eu digo 'abertura E fechamento' do LP, porque é exatamente isso que acontece: as Partes I a V abrem o Lado A do LP, e as Partes VI a IX fecham o Lado B. E por que isso? É que o tempo combinado de 26:07 minutos simplesmente não cabia num lado do LP! Então, é de SOYCD o posto de maior canção do Pink Floyd. As outras grandes, Atom Heart Mother e Echoes passam um pouco de 24 minutos! Eu acho, sinceramente, que quando lançaram o CD, deveriam ter colocado as 9 Partes juntas! As outras 3 canções do LP, isso mesmo, o LP todo tem só 4 canções, são uma Obra-prima, a canção título, mais uma declaração de Waters ao amigo agora insano, e duas canções medianas, Welcome To The Machine e Have A Cigar, também de Waters, a primeira simulando máquina da indústria da música dando boas-vindas ao músico, e Have A Cigar, na mesma linha, mas com mensagem à banda, falando algo como "Relaxe e goze, mas siga produzindo, queremos mais dinheiro!". O interessante é que ela não é cantada por nenhum dos integrantes da banda mas por um cantor convidado, Roy Harper. As duas foram lançadas em compacto, com pouco sucesso.

_____________________

Na perna final, voltando pra casa, viajei no auge de Roger Waters e na fase David Gilmour do Pink Floyd.

aqui, neste LINK

2 comentários:

  1. Li não mais sei onde que este disco do Pink Floyd é o preferido de Paul McCartney. Eu gosto imensamente também. Tem um restaurante aqui perto com músicas ao vivo. Ontem alguém fez cover de "Wish you were Here." Adorei a pergunta do seu filhinho. A música não vai começar? Criança é ótimo.
    Eu acho o disco todo bom. Pink Floyd foi responsável por me alivar da falta dos Beatles. Aquele começo dos 70 sem os Beatles...Eu colocava Pink Floyd no toca disco e ouvia deitada fugindo para longe desse insensato mundo. Voltava mais tranquila. Vejo que também te faz bem...Até escolheu suas músicas para sua viagem. E ainda fez dois textos sobre o tema. No capricho.

    ResponderExcluir
  2. Que viagem musical! Obrigado Homero.

    Lages.

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...