-

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

The Beatles' 1963 - O 4º Compacto

   O que aconteceu desde o Big Bang até 1962, eu escrevi aqui, neste LINK.

Sobre o começo de 1963 e o 1º compacto Nº1, eu escrevi aqui, neste LINK.

A envoltória do 1º LP, eu escrevi aqui, neste LINK

E aqui os movimentos dos Beatles até o 3º Compacto, neste LINK.

No dia 12 de abril, então, os Beatles já eram uma banda com um LP e 3 compactos, tendo duas dessas peças já passado pelo topo das paradas e a última, lançada um dia antes, a caminho de fazer história. Mas a história deles continuava na estrada... agora sem serem liderados por ninguém! E essa nova etapa começava na terra natal. E no reduto que os consagrou, o Cavern Club. E aquela seria a penúltima de 280 apresentações (há controvérsias quanto ao número total...) dos Beatles, em suas várias formações, naquela caverna enfurnada povoada de sons. Eles lideraram aquela noite de 8 grupos. Foram recebidos como verdadeiros heróis por seus conterrâneos! Eles tinham razão para celebrar... estavam no firme caminho do estrelato... e mesmo terminando sua apresentação à meia-noite daquela Sexta-feira da Paixão, no Sábado de Aleluia já estavam em Londres, na BBC, para extensivos ensaios, e gravação de sua primeira aparição na TV em nível nacional, na Inglaterra toda, o 625 Show, que iria ao ar três dias depois.... e já eram a atração principal. E fechando aquela Santa Semana, que começara com o nascimento de Julian, naquele Domingo de Páscoa conheceram os Rolling Stones num clube de Londres, estabelecendo uma amizade desde sempre que descambaria para uma rivalidade sadia, que ainda movimenta a imprensa até hoje. 

Gente... se eu for seguir nesse detalhe, isso aqui não acaba mais, né.... mas vocês hão de convir que aquela semana mereceu o destaque, não? Vou tentar manter as diversas aparições em rádio ou TV, e os shows, na base da contagem, pura e simples, a não ser que mereçam o destaque de uma menção mais detalhada .... certo ... combinado .... mas logo no dia 18 surgiu uma, afinal, o 1º show no Royal Albert Hall ninguém esquece, não é mesmo? Sim, afinal é onde cabem os 4.000 buracos de Blackburn, Lancashire, entendedores entenderão. Tive o prazer de assistir a dois shows lá, o espaço é fenomenal. Pois é, se não bastassem as quatro canções que lá tocaram, como atração principal, duas em cada sessão, as duas últimas sendo transmitidas pela rádio BBC nacionalmente, ao final, foi lá que Paul conheceu Jane Asher, que estava ali também para um compromisso oficial, mas teria gritado como uma fã, juntamente com amigas, enfim. Ela logo se tornaria sua namorada, ele até viveu na casa dos pais dela, noivaram mas após 5 anos de relacionamento, não se consumou a união oficial.

E 10 dias depois vieram as famosas férias de 12 dias dos Beatles, quando Paul, George e Ringo foram juntos para Tenerife, mas John, com um filho pequeno, ficou junto a Cynthia paparicando o rebento .... não, não foi assim ... o 'bastardo' do John, como ele mesmo se definiu em entrevistas posteriores a respeito do episódio, foi para Barcelona com Brian Epstein, dando campo a rumores de que teria havido relacionamento homossexual entre os dois, dado que Brian era um homossexual enrustido, naquela terra que considerava crime esse tipo de relacionamento, levando até mesmo a sentenças de castração química dos condenados. Enfim, nunca houve confirmação de que algo aconteceu, até que Pete Shotton, grande amigo de John, acabou contando que John confessou ter havido contato físico, porém sem a chamada consumação, nada além de carícias, a pedido de Brian, que queria apenas tocá-lo. Enfim... sabia-se que o empresário sofria com sua orientação e que não raro, era encontrado jogado pelas ruas, surrado por parceiros nada carinhosos. Pobre Brian! 

Bem, dentre inúmeras aparições em rádio (Saturday Club, Thank Your Lucky Stars) uma se destaca, a decisão da Rádio BBC de montar um programa liderado pelos Beatles, chamado Pop Go The Beatles. O convite veio em 24 de maio e o primeiro programa (inicialmente de 4), de meia-hora, foi ao ar em 4 de junho, misturava música e bate-papo. Alguém duvidava que seria um sucesso?

Antes disso, começara no dia 18 e foi até 9 de junho a última excursão dos Beatles liderada por outro astro, e ele era o grande Roy Orbison, americano, apesar de já aparecerem no topo do cartaz. Ela foi a última porque, depois de poucos dias, os organizadores decidiram colocar os Beatles fechando o show, devido à reação da plateia, para grande embaraço dos rapazes, que tinham Orbison como ídolo, admirando muito sua voz. Outra banda de destaque era Gerry And The Peacemakers, também de Liverpool, também gerenciada por Brian Epstein, e também com direito a aparecer com sua imagem no cartaz.

O último dia da excursão com Roy Orbison foi em Blackburn, Lancashire (acho que já falei sobre isso...). E foi a única vez em que lá estiveram, mas decerto será eternamente lembrada por estar presente na letra de uma das canções mais espetaculares dos Beatles, A Day In The Life, pronto, agora já sabem o que os entendedores entenderam... procurem a letra canção e também farão parte desse grupo, entendem? "I read the news today, oh boy!"

Ao longo de toda a excursão, tocaram as mesmas 7 canções, seis do 1º LP, Do You Want To Know A Secret, Love Me Do, From Me To You, Please Please Me, I Saw Her Standing There e Twist And Shout (em revezamento com Long Tall Sally), e uma cover favorita dos shows ao vivo, Some Other Guy, que, infelizmente, nunca viu a luz de uma gravação dos Beatles, por incrível que pareça, uma de duas únicas canções de que se tem imagens de Beatles no Cavern Club, numa filmagem que fizeram justamente no primeiro dia em que Ringo tocou com os Beatles. Deixo o vídeo aqui neste LINK  pra vocês... A excursão teve 20 shows, em 18 cidades da Inglaterra, além de Glasgow, na Escócia e Cardiff, no País de Gales. Aquele ônibus que levou o astro americano e outras bandas viu serem compostas sobre suas rodas pérolas como Pretty Woman e All My Loving. Não é pouco, não! Nenhuma das paradas da excursão foi em Londres, mas volta e meia os Beatles davam uma parada por lá para seus compromissos, mais notavelmente para gravarem mais dois de seus programas exclusivos, Pop Go The Beatles, na BBC. 

Brian Epstein não deixou os meninos descansarem um só instante, e nem bem deram adeus a Roy Orbison, embrenharam-se nas excursões de verão, e em Bath, logo no dia 10, tomaram um banho com os bons fluidos de Stonehenge, aonde apenas voltariam para filmar algumas cenas de HELP!, dois anos depois. A semana era notável para Brian Epstein, pois 3 bandas gerenciadas por ele comandavam as paradas na Inglaterra, e ele celebrou-a com a promoção do último de seis shows com o sugestivo nome de Mersey Beat Showcase Concerts, tentando promover ainda mais a cidade natal de todos eles, que é banhada pelo Rio Mersey! As outras duas bandas eram Gerry And The Peacemakers e Billy J Kramer And The Dakotas, sendo que esta última estava fazendo esse sucesso todo com uma autêntica Lennon/McCartney, Do You Want TO Know A Secret, e chegaria ao topo com Bad To Me, canção rejeitada pelos Beatles... pois é... além dos próprios sucessos eles exportavam qualidade para bandas amigas!!!  Em verdade, John disse que escreveu essa canção, junto com Paul, numa van e especialmente para Billy J, que chegou a cantá-la no prestigioso Ed Sullivan Show, que é o que deixo aqui, neste LINK. Na verdade, acontecia assim.... quando Lennon/McCartney compunham uma canção e não gostavam do resultado, mandavam-na para Billy J Kramer, hehe. 

A excursão do verão de 1963 teve 72 shows, terminando em 14 de setembro, portanto 97 dias, portanto, uma média de 3 shows a cada 4 dias, por 33 cidades do Reino Unido, ufa! Dá pra ter uma ideia do espraiamento de localidades no mapa ao lado, que extraí do Paul McCartney Project. Noto a bolinha mais ao sul, muito mais pra França que Inglaterra, são as Channel Islands, sendo Jersey a mais conhecida, ali fizeram 4 shows. Em outras cidades, faziam uma temporada de 5 ou 6 shows, como Bournemouth, Southport, Margate, Weston super-Mare (onde tiraram famosas fotos cavalgando jegues), ou ainda uma de nome muito esquisito, Llandudno, no País de Gales.

Quando veem uma bolinha de 23 shows em Liverpool, na verdade significa na região de Liverpool. A cidade natal recebeu apenas 3 show da excursão, um deles, um sábado 3 de agosto, marcou a última presença dos Beatles no Cavern Club, última porque os Beatles estavam maiores, bem maiores que o Cavern Club. Inclusive tiveram a peculiaridade de tocarem sem luz por alguns minutos e sabe o que tocaram, acústico? Whn I'm Sixty-Four!!! Sim, ela já estava quase pronta, quase 4 anos antes de vir à luz em Sgt. Peppers's... Bem, já Blackpool (também em Lancashire, como Blackburn, aquela dos 4.000 buracos), logo ao norte de Liverpool, era uma favorita naquela área, recebeu a visita deles 8 vezes. Londres, por exemplo, que aparece com 4 shows, na verdade não teve nenhum, a bolinha consolidava a região da capital! Em Londres mesmo eles fizeram a última parada para mais uma visita ao Royal Albert Hall (aquele dos 4.000 buracos), por incrível que pareça, a 2ª e última vez naquele palco real!!

E o que eles faziam nos dias 'de folga', entre as pernas da excursão? O de sempre, obedecendo a compromissos para divulgação de sua obra, na rádio e TV e entrevistas para jornais. Por exemplo, as rádios mostravam o Easy Beat, o Saturday Club, o The Beat Show, o Non Stop Pop, e, claro, o Pop Go The Beatles, na BBC, sim, aquele programa liderado pelos Beatles fez tanto sucesso que contrataram-nos para mais 11 edições. E eles voltavam de onde estivessem na excursão de verão para gravarem seus programas, foram dois no dia 10 de julho, três no dia 16 (18 canções em 8 horas de gravação, Beatles, teu nome é trabalho!) e as outras 5 em agosto e setembro! Na TV, não era diferente, a imagem dos rapazes vendia muito, e fizeram aparições na BBC, na ITV, na Granada TV, mas especialmente na AlphaTV, no programa Summer Spin, que era a versão Verão de Thank Your Lucky Stars, aquele mesmo da 1ª aparição nacional que catapultou as vendas do single Please Please Me no frio inverno daquele mesmo ano!


Pausa para um situação deveras tensa....
John ainda tinha resquícios do temperamento explosivo que o perseguira na adolescência, fruto de uma vida de frustrações em família. Ocorreu que em 18 de junho, na festa do aniversário de 21 anos de Paul em Liverpool, o DJ do Cavern Club, super amigo deles, insinuou que John teve envolvimento mais que amigável com Brian Epstein, e John, nas alturas da bebida, encheu ele de porrada, o pobre foi para o hospital, e recebeu do astro um pedido de desculpas por telegrama dois dias depois. A história foi notada na Inglaterra toda, e no dia seguinte, John participava do Juke Box Jury, na BBC TV, detonando todas as 8 canções submetidas a julgamento se iriam ser sucesso, e pegava um helicóptero até o País de Gales, onde a banda já o esperava para um show, na mesma noite!! A vida de astro na veia!! 
Fim da pausa para uma situação deveras tensa!

E, claro, além de paradas para aparições em Rádio e TV, eles também baixavam em Londres para trabalhar! Aconteceu o seguinte... John e Paul haviam feito uma daquelas seções cara a cara em quarto de hotel, em meio à excursão de verão, num certo 28 de junho, e ali nasceu She Loves You, com base numa ideia de Paul. Dias depois, John foi à casa de Paul em Liverpool e a terminaram, com a aprovação do pai de Paul, que apenas recomendou que não se rebaixassem àqueles americanismos de Yeah Yeah Yeah (sic), felizmente, Paul não acatou o conservadorismo do pai. Mal sabia o velho Jim que aquilo seria a marca registrada dos Beatles, associada ao balouçar das cabeças em insanos uuuuuuu's. Então, como já tinham outra canção, então chamada Get You In The End, eles avisaram que estavam prontos para ir a Abbey Road para gravar o próximo sucesso! A sessão ocorreu em 1º de julho de 1963. E no dia 23 de agosto, veio ao mundo o 4º compacto dos Beatles, com um sucesso que lhes conferiria um recorde que duraria 14 anos ..... somente batido por um cara chamado Paul McCartney!!

E vamos às canções, a análise da letra, da música, de sua estrutura, de sua gravação e lançamento!

17. She Loves You (by Lennon/McCartney/- vocal de John e Paul
18. I'll Get You (by John Lennon) - vocal de John 

Como dito aqui em cima, o compacto vendeu inéditas 1,3 milhão de cópias, feito só desbancado 14 anos depois com Mull of Kintire, da carreira solo de Paul!! 


3 comentários:

  1. Epa que viagem. Você vai descrevendo e lá vou eu junto a todos os lugares, todas as cidades. Chego a sentir o clima. E veja: nunca tinha visto nenhum artigo tão rico em detalhes.
    Mas...suas contas não estão corretas. Paul e Jane estiveram juntos mais de 4 anos. Foram cinco anos e alguns meses. Se conheceram em 1963 Dia 18 de abril. E ela se mandou em julho de 1968.
    Naquele encontro primeiro ela foi chamada por um fotógrafo para sair numa foto com eles. E depois foram entrevistados por ela para a BBC.
    Ai..e John? Quem conseguia segurar John? Ele foi extremamente grosseiro com a menina. Você deve saber o que ele falou para ela. Foi feio. Melhor mesmo esquecer.
    Eu penso que John não resistia. Devia achar engraçado falar aquelas coisas. E depois sorria com o sorriso mais lindo do rock...e tudo perdoado.
    rs rs rs. Estou rindo do pai de Paul sugerindo que cantassse assm: She love you, yes, yes, yes...Nâo teria dado certo.
    Obrigada pelos links. Vou entrar neles agora espereando poder ouvir as musicas por inteiro. Sem faltar instrumentos. :)

    ResponderExcluir
  2. Gostoso relato, como sempre. Sobre Roy Orbinson: como você disse, era querido pelos meninos, mas... tocar suas baladas, estático no palco como ele ficava, depois do furor de som e cena que os Beatles faziam... era mesmo difícil manter a sequência dos shows conforme planejado.

    ResponderExcluir