-

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Ah ... esses fãs inveterados...

 

Nós, maníacos por fenômenos longevos, de mais de 5 décadas, às vezes temos preguiça.... de escrever o nome todo….

Então, TSWLM é claro que quer dizer 

The Spy Who Loved Me para nós, Bondmaníacos.. 

E STTOS, é claro que quer dizer 

Star Trek The Original Series para nós, Trekkers…

E SPLHCB é claro que é 

Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band para nós, Beatlemaníacos….

Isso é especialmente adequado para nomes grandes, como por exemplo, 

EGSTHEFMAMM

Sabem do que se trata?

Dou-lhe uma…

Dou-lhe duas…

Dou-lhe três…

Vamos lá:

Everybody’s Got Something To Hide Except For Me And My Monkey

Pra quem não sabe, é uma canção muito doida de John Lennon no Álbum Branco, de 1968!

Mais uma?

DYWTKAS, o que é?

Dou-lhe uma…

Dou-lhe duas…

Dou-lhe três…

Vamos lá:

Do You Want To Know A Secret

É uma canção de Lennon/McCartney que George cantou em Please Please Me, de 1963

E assim por diante!

Vou ficando por aqui!

LLAP!!!

Entendeu minha saudação?

Dou-lhe uma…

Dou-lhe duas…

Dou-lhe três…

Vamos lá:

Live Long And Prosper!

Trata-se da saudação de Mr. Spock e de todos os vulcanos no Universo de Jornada nas Estrelas!!!

Fui!

Ou melhor, Não Fui!

Até aqui é o conteúdo da mensagem que deixei em um grupo beatlemaníaco, quando alguém disse que Paul estava deixando a barba crescer "...para se lembrar da época de LIB", e um outro perguntou o que era LIB, e eu respondi: Let It Be!

E acrescentei isso aqui de cima, até o 'Fui!"

Mas agora que resolvi colocar no blog, vi que o tema merece ser expandido... porque a coisa pode ser estranha a ponto de referirmo-nos aos Beatles como 

JL, PM, GH, RS

e até ao 5º Beatle por GM, ou seja até siglamos nomes de duas palavras... 

e chegamos ao cúmulo de dizer coisas como:

H foi feita por JL porque estava se sentindo só

ou

GH fez S para PB

ou ainda

Quando surgiu W em 1980, JL disse que era sequência da adolescente G, de 1965, que retratava a mulher ideal, que ele encontrou em YO.

Bem, claro que exagerei, mas tem gente que chega a esse ponto de economizar letras em nomes de canções com uma letra só, como as mencionadas Help, Something, Woman e Girl.

Em tempo, as outras siglas aqui de cima são 
PB - Pattie Boyd, 1ª esposa de George e 
YO - Yoko Ono, 2ª esposa de John.

Em páginas trekkers, por exemplo, até os nomes de episódios são siglados, e chega a ser um desafio interno, entre nós, descobrir de qual se trata, e uma vergonha se não descobrir. Um que me lembro bem é TCITEOF, que eu já explico aqui, por tratar-se do melhor episódio da STTOS, sempre em qualquer ranking dos melhores de todos os tempos da história da TV.  

"The City In The Edge Of Forever" é o primeiro de muitos sobre viagem no tempo, sempre incríveis!! No episódio, um Dr. McCoy alterado foge para um planeta, Kirk e Spock vão atrás e o veem entrando num Portal do Tempo. Eles notam que a Enterprise sumiu, e o guardião do portal explica que a linha do tempo foi alterada por McCoy de alguma forma. Com a ajuda do Guardião, ele retornam a momentos antes da chegada de McCoy, na New York de 1931, e encontram Edith Keeler, uma ativista de direitos humanos (Joan Collins, atriz convidada), Kirk se apaixona (claro!), mas depois descobrem que McCoy salvou Edith de ser atropelada, e foi isso que mudou tudo: com seu ativismo, ela fez com que os EUA atrasassem dois anos na entrada na 2ª Guerra Mundial, dando tempo a Hitler de descobrir a bomba atômica, vencer a guerra, dominar um mundo em que não haveria a criação da frota estelar, e portanto, a Enterprise não existiria. Então, Kirk faz o extremo sacrifício de impedir que McCoy salve Edith. McCoy não entende nada e pergunta: 

"Kirk, eu poderia tê-la salvado... você sabe o que você fez?" 

e Spock responde: 

"Ele sabe, Doutor, ele sabe..". 

Olha, devo confessar que apesar de admirador do Universo Star Trek, eu não chego ao ponto de saber todos os episódios da série original, mas resolvi dar este exemplo, porque desde os meus 10 anos me lembro dele, e resolvi fazer esta homenagem. Na imagem abaixo, coloquei a série de imagens selecionadas pelo Google quando se coloca o nome do episódio na busca.



Vamos continuar um pouco a brincadeira?

Vou deixar aqui algumas siglas, e quem descobrir do que se trata, responde no comentário, ok? Ah... triste ilusão de que alguém fará isso... comentários são coisas raríssimas....

Vou listar dos 3 Universos mencionados, ok, Beatles Star Trek e James Bond, sem dizer a que se refere cada um, para deixar ainda mais difícil.

  1. ER
  2. DAD
  3. YMSK
  4. IATW
  5. STTNG
  6. ISHST
  7. OHMSS
  8. SLH
  9. TSFS
  10. FRWL
  11. SCITTBW
  12. AHDN

Vou parando por aqui.... só dou a dica que são 

7 de Beatles

3 de James Bond

2 de Star Trek




3 comentários:

  1. rogerio.silva@escola.seduc.pa.gov.br19 de novembro de 2021 às 06:51

    Elementar... meu caro Homero... elementar...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Só que a sigla número 7 devia ser OHMSS...

    ResponderExcluir
  3. As siglas, que vejo sempre nas páginas de fâs americanos, não me atraem. Fico sem saber do que se trata. Sem sentir vergonha por isso. Apenas prefiro dizer os nomes completos ou de forma que fique claro. Ex: Sgt Pepper's...Mas todos sabem logo do que estou falando. A única sigla que uso, não sei por qual motivo, é MMT. (Magycal Mystery Tour) Mas entendi o jogo. É para divertir. Saber se descobrimos.
    Não gostei daquele episódio do Star Trek. Claro que havia jeito de evitar a vitória de Hitler sem sacrificar logo uma pacifista. Foi injusto. Teriam de ter pensado. E tenho certeza que Spock acharia a solução. Afinal não se resolve problemas com guerras. Não seria necessário os Estados Unidos entrar na guerra para salvar o mundo.
    Ali eu vi aquele velho problema de muitos americanos. A supremacia Americana. São sempre os heróis. Hitler só perdeu porque eles entraram na guerra, no pensar dele. Spock vulcano entenderia não ser necessário matar a moça para salvar o nmundo. Nâo era americano.

    ResponderExcluir