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Olá, amigos do Submarino Angolano
Aqui é Homero Ventura, directo do Brasil
O George Harrison Maduro
Agora com a última canção de Georgo no Álbum Branco
Savoy Truffle (Tale Story Song by George Harrison)
George conta: "Creme de tangerina e Montelimart, um toque de gengibre com um coração de abacaxi, uma sobremesa de café, sim, você sabe que cai bem, mas você tem que arrancar todos os dentes após a trufa de sabóia"
Não pude deixar de lembrar de Forest Gump sentado num banco de praça, e dizendo que a vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe que sabor vem no próximo que comer. Bem, isso não ocorria naquela caixa de bombons que o amigo amigo Eric 'Is God' Clapton comia com voracidade, um atrás do outro, na casa dele, e que o levou a escrever Savoy Truffle em sua homenagem. O amigo guitarrista estava em sério tratamento dentário naquele momento. E como um alerta pra cuidar dos dentes no
"But you'll have to have them all pulled out after the Savoy truffle"), em ótimos falsetes de George, harmonizados por Paul.
Esta frase é a chave da canção, ela fecha cada um dos versos da canção, inclusive o instrumental, e ainda é repetido no final, portanto ouve-se 6 (seis) vezes o conselho que doces fazem mal aos dentes, é até profilático!
Naquela década, os homens ingleses não primavam por cuidar de suas arcadas, vide David Bowie 'eu era assim e fiquei assim'. Good News era uma tradicional caixa de bombons Mackintosh. Ali estão os sabores todos da letra dos dois versos, com seus formatos, de forma que não haveria surpresas, e inclusive perdeu-se a oportunidade de ter Brazil numa letra Beatle, se George tivesse escolhido o sabor do canto inferior esquerdo!!
Era Coffe-cream Brazil
Na duas pontes, aquele doce todo está na cabeça de George, e ele ameaça, na primeira, que se Eric abusar dos doces,
"The sweet is going to fill your head, when it becomes too much, You're going to shout aloud",
ou seja, você vai gritar de dor, e filosofa na segunda, dizendo que a gente é o que come (sugestão de Derek Taylor), e para rimar com
"What you eat you are",
ele se lembrou de Obla-di Obla-da, que ele e os demais Beatles detestaaaram, para dar uma cutucada em Paul, seu compositor!l
A canção foi (bem) recebida como a volta de George ao maravilhoso mundo da guitarra, após dois anos de paixão pela cítara indiana! E que volta foi essa, gente, que rock espetacular, a guitarra está ótima, sim, mas o destaque absoluto é para os metais, fazendo a gente balançar a cabeça do começo ao fim!!
A guitarra de George
John não esteve presente em nenhum momento de Savoy Truffle (atitude que repetiria em Long Long Long, também de George, na semana seguinte). Na primeira sessão, após extensos ensaios com George na guitarra e também já no vocal, que foi aproveitado na versão final, Paul no seu baixo, e Ringo em sua bateria, que ele varia durante toda a canção, usando todos os recursos, finalmente um take único foi gravado.
No dia seguinte em overdubs, George dobrou seu vocal em alguns pontos, Paul acrescentou backing vocal e uns gritos esparsos,
A coffee dessert, yes, you know it's good news
Ringo, pandeiro, George tocou ótimos stacattos nas pontes, note uma guitarra distorcida tocando uma variação da melodia durante o verso instrumental, e Chris Thomas, aquele mesmo que tocara um cravo espertíssimo em Piggies,
O cravo de Piggies
tocou órgão Hammond e piano elétrico ali na introdução e no meio, mas seu nome estará marcado mesmo na história Beatle como o arranjador dos metais que conseguiu fazer algo ainda superior ao que fora feito em Got To Get You Into My Life, dois anos antes.
É realmente arrebatador! Thanks, Chris!!
São 4 sax tenor e 2 sax barítono, vieram na última sessão, seguiram as instruções de Chris e deram um show, foram aplaudidos, e tal, mas George queria mais. Na sala de controle, ele disse: "Distorce isso tudo"! E assim foi feito. Conta-se que chamaram alguns dos saxofonistas para ouvir e eles não gostaram, mas cá entre nós, ficou ótimo!
Os espetaculares saxofones!!
Ao vivo, nem Beatles, nem George solo, é uma das mais de 100 canções dos Beatles que jamais sentiram a ribalta de um palco. Ela foi lançada no Lado 4 do Álbum Branco em 22 de novembro de 1968.
Venha sentir a dor de dente de Eric Clapton em Savoy Truffle

Beleza Homero.
ResponderExcluirAdoro essa música e adoro o arranjo.👏👏👏
Mesmo gostando muito da música antes, agora gosto ainda mais. As explicações sobre as gravações despertam ainda mais o interesse. E eu fico vendo na mente eles trabalhando, fazendo arte para nós, Que espetáculo.
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