Ela ocorre em Angola, mas vale para o mundo!
A Sra. Leonor Sá Machado, uma luso-angolana radicada em Luanda, usa três minutos da programação do Show de Notícias de sábado, comandado por António Videira, na LAC - Luanda Antena Concercial, para falar de Cidadania, regras simples, ao alcance de qualquer um, que podem contribuir para um mundo melhor.
Clique no Play Verdinho abaixo
E siga a transcrição do áudio
Episódio 6 - Paternidade Responsável
Olá! Eu sou Leonor Machado e estes são os três minutos de cidadania.
Hoje vamos falar de um tema tão importante na nossa sociedade. Paternidade responsável e comunidade.
Ser pai é mais do que dar o apelido, é presença, afeto, tempo, educação e sustento. A fuga à paternidade deixa as mães sozinhas, as crianças sem proteção e comunidades muito fragilizadas.
Como sociedade, podemos mudar isto? Meus caros homens, assumam os vossos filhos com orgulho. Participem nas consultas, nas reuniões da escola, nas tarefas de casa. Mulheres, valorizem. E exijam corresponsabilidade. Famílias e igrejas apoiem e ensinem. Empresas flexibilizem em horários para que pais estejam presentes e, quando há conflito, procurem mediação e vias legais.
O foco é sempre a criança garantir uma alimentação saudável. Apoio na saúde da educação e muito, muito importante, dar lhes amor. Um pai presente influencia notas melhores. Menos abandono escolar e menos violência.
Hoje deixo te um desafio se é pai, telefona ao seu filho e diga Estou aqui para ti. Se é mãe, incentive esse contacto. Se é vizinho, professor, líder comunitário. Seja uma ponte e não um muro.
Eu sou Leonor Sá Machado e penso que cuidar das nossas crianças é o maior ato de cidadania.
Até a próxima. Estes foram os três minutos de cidadania.
_____________________________________________________________
Aqui, o Episódio 1
Aqui, o Episódio 2
Aqui, o Episódio 3
Aqui, o Episódio 4
Aqui, o Episódio 5
Este, o Episódio 6
Próximo sábado, o Episódio 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário