-

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Gal75 - Juventude Transviada - Seu Jorge (e Felipe)

 O Projeto celebra os 75 anos de Gal Costa

São 10 Sucessos da cantora

Revisitados por ela, em dueto com 10 convidados

Com produção de Felipe Ventura e Marcos Preto

Com violino, violas e arranjos de cordas de Felipe Ventura


ESTA FAIXA: JUVENTUDE TRANSVIADA

Convidado: Seu Jorge (também produtor)

Compositor: Luiz Melodia


Ouça no SpotifyGAL75 

ou procure GAL75 na sua plataforma de preferência!

Caso não tenha, forneço aqui o vídeo no YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=d06nNN5EhOI 




A Palavra de Felipe sobre a Produção no Instagram

       (siga-o no @felpacven)

“Juventude Transviada" (Luiz Melodia) faz parte do projeto de duetos da @galcosta com 10 convidados especialíssimos que estou realizando com o @marcuspreto . Sexta sai Gal com @rubelrubelrubel e Gal com @drexlerjorge

Me mandaram mensagem ❤️falando que gostam dos textinhos VH1 BEHINDTHEMUSIC que eu faço sobre os processos então ei-lo:

#épraontem Num dia não sabia quem seria o próximo convidado e no dia seguinte já tava confirmado e gravado e na minha caixa de entrada. Seu Jorge mandou 3 arquivos: um acompanhamento de violão, a melodia cantada lindamente em uma oitava e outra faixa ABSURDAA da melodia cantada uma oitava abaixo. Quando ouvi a voz grave perplexifiquei legal. Queria lançar a música assim só a voz rs. Mas sério, senti que tinha que rolar ao menos num trechinho. Geralmente a Gal é a primeira a cantar nesses duetos, mas pensei em propor uma segunda exceção além do Zeca e começar com a voz grave solo, sem nada.

Deixei a voz dele e umas ondas de cordas eventuais pontuando apenas alguns acordes mais estruturais, apenas como vibe. Mas assim parecia que a música não teria tanto pra onde ir, sugeria um caminho mais hmm excêntrico do que o projeto pedia. Fui no youtube e sampleei um trechito de pandeiro de alguma videoaula, editei retimbrei e mudei o andamento loopei sabe como é e coloquei na intro, e acabei deixando esse loop como fio condutor da música toda. A partir daí se desenrolou tudo, onde entrar com o violão, a passagem da voz do seu jorge do grave pra oitava de cima, uma entrada triunfal pra Gal como um espécie de primeiro clímax, as cordas todas carregando as emocionesss, e gravei um baixo pra dar aquele tchum. Fui enviando as idéias pro Gabriel, que aliás me ajudou muito em muitas faixas do disco, apontando "isso presta vai fundo" "eita isso não tanto tá doido". Valeu gaaab se estiver lendo!!

Cheguei numa versão que fazia sentido como um todo, mas sentia que pronta não tava, o loop não bastava, então chamei Gabriel pra gravar percussões diversas. Ele gravou no quarto-estúdio-navedostartrek do @bruno_giorgi_oquarto enquanto eu gravava cordas na Biscoito porque #épraontem . Ficou foda

Acho que o arranjo dessa música é um grande crescendo de otimismo apesar da letra permanecer a mesma e a roupa seguir sendo lavada diariamente. Deu uma felicidade danada quando Gal gravou aquela voz potente que amarrou o roteiro todo. Fim! Espero que gostem :)

Produzida por Felipe Pacheco Ventura, Marcus Preto e Seu Jorge

Seu Jorge – Voz, Violão
Gabriel Vaz – Percussões
Felipe Pacheco Ventura – Violinos, Violas, Baixo, Samples, Arranjos
@marcusbach10 – Cellos

Percussões gravadas por Bruno Giorgi no estúdio O Quarto

mix - @dudamellosom
master - @a.rabaco

Gal Costa foi gravada por @fontanetti no Space Blues
Cordas gravadas por @lucasarielmix , @jeronimoorselli e @gpestanavaz na Biscoito Fino


#gal75 #galcosta #seujorge #forever #vh1 #behindthemusic 

Nenhum comentário:

Postar um comentário