-

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

The Beatles' 1963 - A Chegada da Beatlemania - Por Partes



Juro procês! Quando terminei a 211ª análise de canção dos Beatles e decidi conjuminá-las em um compêndio obedecendo o momento em que vieram ao mundo, de forma a meus leitores terem noção de cada um daqueles 7 anos e meio de presença oficial dos Beatles no cenário mundial, achei que seria apenas uma compilação de material já pronto.

Qual nada....

Criei um outro monstro .... estou fazendo um diário dos Beatles, na visão Homerix, destacando o que acho que aconteceu de relevante na história deles, posicionado no exato momento em que aconteceu. Então comecei um novo contador, o de canções conforme seu lançamento na Inglaterra.

O Primeiro Capítulo desta nova fase, chamei de 

The Beatles - Do Big Bang até 1962, neste LINK.

O ano de 1963 teve dois LPs e quatro compactos, portanto tive que dividir em 6 partes, que resumo em seguida. Depois, produzirei o 

The Beatles's 1963 Book, 

e tenho curiosidade de quantas páginas resultará...

Vamos por Partes!


O 2º Compacto, neste LINK

Trata-se do 1º Nº 1 dos Beatles, Please Please Me, tendo Ask Me Why no Lado B, as canções 3 e 4, de 211 que os Beatles lançaram em 7,5 anos de carreira. Conto também sobre a parte da excursão de inverno em que seguiram a trupe de Helen Shapiro, uma jovem inglesa que àquela época, era maior que os Beatles.... por pouco tempo, claro. Também comento sobre alguns programas de Rádio e TV, compromissos que cada vez mais surgiriam em seu caminho.


O 1º LP, neste LINK

Conto sobre o álbum Please Please Me, analiso 10 de suas 14 canções (numeradas de 5 a 14), sendo as 4 originais e 6 covers gravadas num estupendo 11 de fevereiro, culminando com o histórico vocal de John em Twist And Shout, já com a garganta estourada, em um take só, falo sobre sua capa e desempenho nas paradas, e sigo acompanhando a excursão de inverno, ainda comandada pela garota, e outros programas de Rádio e TV da época.


O 3º Compacto, neste LINK

Trata-se De From Me To You, tendo Thank You Girl no Lado B, faço as análises das canções (15ª e 16ª da carreira) e acompanho mais uma perna da excursão de inverno, agora comandada por dois astros americanos, Chris Montez e Tommy Rue, em que num dos trajetos da viagem, na traseira do ônibus que os levava, a nova Nº 1 foi composta com John e Paul, para espanto de seus companheiros de trupe. E registro o nascimento de Julian, o primeiro filho de um Beatle!


O 4º Compacto, neste LINK.

Foi a incrível She Loves You, acompanhada de I'll Get You no Lado B, responsável por um recorde de vendas apenas batido 14 anos depois, e por um Beatle. Analiso as canções (17 e 18) e acompanho a excursão de primavera, registrando o primeiro show no Albert Hall, e destacando a parte final, com os Beatles já dividindo o 'Top of the Bill' com o astro americano Roy Orbison (sim, aquele de Pretty Woman), no mundo do broadcasting, teve os primeiros episódios de Pop Go The Beatles, e teve as controversas férias de John Lennon, que deram o que falar...


O 2º LP, neste LINK 

O sucesso chamou os Beatles de volta ao estúdio para gravarem With The Beatles. Analiso suas 14 canções, sendo mais uma vez 8 originais e 6 covers, numeradas de 19 a 32 na carreira. Dos meandros da excursão de outono, destaco o estopim da Beatlemania, no London Palladium, e o show para a Realeza, com arrebatadora fala de John.


O 5º Compacto, neste LINK

O ano ainda teria uma chave de ouro, a canção I Wanna Hod Your Hand, que seria a ferramenta de conquista da América. Já quando lançada, juntamente com This Boy no Lado B (canções 33 e 34 da carreira), levou os Beatles a ocuparem o 1º e 2º lugares nas paradas tanto de Compactos como LPs, inédito!  Em paralelo, seguiam na estrada e terminariam o ano trabalhando, encantando 100.000 pessoas em 30 shows que invadiriam 1964.


Amanhã, publicarei isso tudo aqui, por extenso.... todos os links de análises abertos....

Em quantas páginas resultará? 

Um comentário:

  1. Prezado Homerix,
    É um privilégio ter acesso a um camarada como você . Culto, inteligente, excelente gosto musical, focado, etc, etc. Nem precisava ser gente boa.
    Forte abraço e um 2022 com saúde e paz

    ResponderExcluir