-

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Virgínia e o Príncipe e o Comandante

O Whatsapp é uma fonte de transcrição de diálogos.

Muitas vezes, há diálogos que merecem ficar registrados para a posteridade

Num domingo 21 de novembro, eu apresentei um vídeo de uma canção da Jovem Guarda, no meu querido grupo 4EVER do Whatsapp e vejam o que aconteceu!!

Vou ressaltar o ponto alto do diálogo em Vermelho Itálico Grande

 ___________________

[13:15, 21/11/2021] Homerix: Foi uma versão bem decente que Ronnie Von fez para Girl, em 1966, mas aqui é o lamento por uma garota que se foi. Fez um arranjo diferente, sem a seção solo a la Zorba, o Grego, não tinha ninguém para fazer o tit tit tit tit, mas tentou a inspiração. Lembro-me que ele encantava as garotas com aqueles cabelos lisos e olhos azuis... Bem, mas o fato é que o Beatlemania de hoje terá a minha Songfacts de Girl, a original dos Beatles, de 1965. Não perca, às 19 horas!! http://radio.uniara.com.br:88/broadwavehigh.mp3


[13:20, 21/11/2021] Homerix: @Virginia De Paula , que era uma garota na época, pode testemunhar..... e os rapazes, @Auro 4EVER , por exemplo, podem dizer se tinham inveja do Príncipe da Jovem Guarda!!

[13:37, 21/11/2021] Virginia De Paula: E então acenderam as luzes do alpendre da casa da frente do meu tio João. E ainda era tarde. Mesmo assim tudo ficou iluminado. Segundo seguinte começou o desfile...As moças todas andando pra lá e para cá...Rostos tão iluminados quanto o alpendre. O que teria acontecido? Eu me pergunto olhando pela janela. Lá está a Fátima, minha amiga..." Ela sorri, acena, atravessa a rua e vem dizer. "Viram a beleza do novo cantor? Ronnie qualquer coisa...Nossa! Fiquei sem ar...Tive de vir caminhar aqui fora..." Tudo aquilo devido a Ronnie Von estreando no Jovem Guarda (depois ganhou programa próprio... O pequeno Príncipe  ou algo assim). Olho em volta e vejo que na casa do meu tio não estava diferente. As primas todos buscando ar para respirar...A beleza do cantor. Nem tanto pela voz...embora tivesse cantado Girl em português. Foi mais pelo físico mesmo. Meu tio rindo sem parar..."O rapaz deixou as meninas sonhando....acabaram de ver o Príncipe Encantado..."

[13:38, 21/11/2021] Virginia De Paula: Volto logo mais. Há muito o que comentar....Mas agora é hora do almoço. Sim, estou também sentindo a falta da turma. Só tem Homero e eu por aqui....

[13:42, 21/11/2021] Homerix: Que maravilha!! Até chorei aqui!!! Joguei verde e colhi maduro!!!!

[14:19, 21/11/2021] Virginia De Paula: E, para mim, ele se revelou uma pessoa muito especial.  Ainda hoje gosto de ver seus vídeos. Consciente, inteligente, deveras interessante.

[14:20, 21/11/2021] Virginia De Paula: Pois então temos Songfacts com Girl as 19 horas. Marquei aqui para ver.

[14:42, 21/11/2021] Virginia De Paula: Compartilho o vídeo dele ao vivo. O que "matava' era quando balançava a cabeça jogando os cabelos para trás... Sabia que é um fâ incondicional dos Beatles? Fã que nem nós. https://www.youtube.com/watch?v=FX4hAshmMXA

note que é o som original do disco que está descasado da imagem... 

[14:49, 21/11/2021] Homerix: Sim

[14:49, 21/11/2021] Homerix: Tem uma história que ele quase falou com George Harrison, por intermédio de Emerson Fittipaldi, mas achou que era brincadeira e ele não falou.

[14:50, 21/11/2021] Virginia De Paula: Foi mesmo! Ele contou a história num vídeo Achou que era mentira....que fora, hein?

_____________________________

É ou não é um grupo especial? 

Bem... umas semanas depois, meu Songfacts chegou também ao Submarino Angolano, mas claro que o Comandante Paulo Seixas deu aquela turbinada especial, colocando vocal isolado de John, inspirações dos refrões e tit tit tit tit da ponte, além de colocar INTEIRINHA a versão do Ronnie Von, antes da original dos Beatles, tornando minha passagem naquele dia perto de 10 minutos de programa. Ele não conhecia a versão e adorou!!

Convido a ouvir aqui, neste LINK

Coloco também aqui o papo com o Comandante, quando percebi que ele havia colocado Meu Bem inteirinha...

___________________________

[13:48, 18/12/2021] Homerix: Nossa colocou Meu Bem inteirinha!!!

[14:35, 18/12/2021] Paulo Seixas Portal Angola: Gostei muito da "Meu Bem" e pus inteira, já que falámos de covers, teve lugar

... e depois ... 

[10:45, 22/12/2021] Homerix: Sabia que Ronnie Von era o Príncipe da Jovem Guarda?

[10:45, 22/12/2021] Homerix: Aliás, sabe o que foi a Jovem Guarda?

[10:45, 22/12/2021] Homerix: Roberto Carlos era o Rei!

[10:46, 22/12/2021] Paulo Seixas Portal Angola: Da Jovem Guarda? Sim sim

[10:47, 22/12/2021] Paulo Seixas Portal Angola: Era o Príncipe? Essa não sabia

[10:47, 22/12/2021] Paulo Seixas Portal Angola: Roberto era o Rei? Essa sabia

[10:50, 22/12/2021] Homerix: Roberto e Erasmo tinham uma inveeeeja do cabelo do Príncipe. Roberto confessou 40 anos depois num Programa do Jô. Eles tinham que fazer chapinha nos cabelos e os do Ronnie Von eram aquela lisura fenomenal, com as franjas caindo sobre seus olhos azuis

________________________

Só pra terminar coloco mais um vídeo de Ronnie cantando Meu Bem no Programa do Serginho, nos anos 90. Note o furor das meninas praquele senhor de 50 anos. E note que a banda não consegue fazer os acordes de sexta nos versos, mas tenta fazer o tit tit tit tit instrumental da ponte!!

Hoje, ele está com 77 anos!

Ronnie Von - Meu Bem (Jovem Guarda) - YouTube



Um comentário:

  1. Agradecida pela nova surpresa compartilhando minha história. :) E teve a Dinha Preta. Lembra quando as familias criavam meninas e meninos pobres? Eram chamados Filhos de Criação. Hoje seria inaceitável. Naquele tempo ajudaram muitas pessoas porque bem sabemos como foi a libertação dos escravos... "Estão livres, que se virem..." Maria perdeu os pais ainda com nove anos. Ficou com uma tia que não tinha como cuidar de mais uma criança em casa. Levou Maria para meu avô. E foi aceita. Como havia outra Maria na casa, ela ficou sendo a Maria Preta. E como foi "madrinha de carrego " de todos os filhos e netos do meu avô, era chamada Dinha Preta por nós crianças. Madrinha de Carrego é a pessoa que levava no colo o bebê para ser batizado. Unha e carne com minha avó. Viraram amigas inseparáveis até a morte. Já idosa meu pai conseguiu para ela uma aposentadoria. Viu antes que não tinha documentos. Nada.Nem sabia seu nome completo. Maria Francisca de quê? Virou de Paula. Chorou muito ao saber que tinha entrado oficialmente para a família. Quando meu irmão teve a primeira filha a escolheu como madrinha da menininha. Ela não se espantou. "Sempre carreguei todos vocês...Ficaria triste se não me chamasse para carregar a sua filha. " E meu irmão. " Nâo, Dinha. Não é para carregar. É para ser a madrinha mesmo!" Bueeee....Lagrimas rolaram de alegria.
    Teve uma paixão: Ronnie Von. " O mais lindo do mundo..." dizia ela. Corria para a TV quando ele aparecia, mesmo com a dificuldade para caminhar. Usava muletas. Mas tinha de ver Ronnie. E ficava suspirando...Ouvia o disco com o sorriso estampado no rosto...E cantava junto quando ele dizia...Ah, meu bem..."É ele. Ele é meu bem..."
    Nessa época facamos sabendo quem ela considerava o mais bonito de Montes Claros. Era o lazinho Pimenta, cronista social. Foi novidade para nós.

    ResponderExcluir