-

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Petrobras, 58 anos; eu, 30

....Texto original de outubro de 2011...
recuperado por conta de uma sugestão de um amigo ...
.... de contarmos um pouco de nossa história...
...lembrei-me deste episódio...

Ontem, ao celebrar meus 50 mil acessos ao meu blog, fiz uma brincadeira, colocando uma foto minha como efígie de uma nota de 50 reais.... (caso deseje rir, clique aqui)

A foto era parte de um poster, que reproduzo abaixo, antes de explicá-lo.




Bem, acho que nem precisava explicar, né!

O aniversário foi ontem, dia 3 de outubro!Mas segue a celebração!!

Dá pra imaginar minha emoção ao ver a peça aí de cima a primeira vez, ou não?

Eu podia parar por aqui, e deixar que a imagem, a diagramação, os dizeres, falassem por si mesmos. Mas até me sinto na obrigação de seguir escrevendo.

Foi há um mês que recebi uma chamada da Comunicação Interna perguntando se eu aceitava ser entrevistado e tirar umas fotos pra uma campanha de aniversário da empresa. Eu pedi um tempo pra pensar e, dois segundos depois, aceitei! 

Semana seguinte, uma van levou a mim e outros 8 colegas pra um estúdio em Santa Tereza. Lá chegando, ainda meio tímidos, fomos começando a nos entrosar, e entrando no clima da coisa. Tinha uma equipe de profissionais de comunicação, com gravadores a postos, um par de fotógrafos, e até uma maquiadora. No bate-papo antes das entrevistas e das sessões de fotos, na diversidade de idades, carreiras, experiências, a emoção foi crescendo.... 

Eu e aqueles colegas fazíamos parte de um grupo de perto de 40 empregados da Petrobras, felizes e orgulhosos selecionados por suas áreas para depor sobre a empresa.

Veja bem em que meio eu me encontrava naquele microcosmo: 
  • Estavam ali dois representantes de um departamento que retratavam dois extremos da nossa força de trabalho: (i) um técnico que não tinha nem um ano de casa e (ii) um outro com, acredite, 51 anos de empresa. O que é isso? Com que orgulho aquele senhor mostrava sua carteirinha de 1960, quando eu ainda nem falava direito, ele já escrevia os primeiros passos de sua história profissional, e  por outro lado,  um jovem, de pouco mais de 20 anos e que já tinha o que dizer de sua vida como petroleiro, que é como nós nos chamamos. 
  • Do outro lado da sala, um profissional de uma área de apoio, também veterano, quase 40 anos dando suporte para que as áreas-fim pudessem fazer seu trabalho desbravador, e falando com orgulho de seu papel de back-stage, sem o qual nós outros não teríamos condições de fazer o que fizemos!! 
  • Finalmente, a árvore genealógica de um colega, totalmente dedicada à Petrobras: ele era o sexto, após avô, pai, mãe, tio e irmão mais velho, que passaram ou ainda faziam parte das hostes petroleiras, e estava lá pra contar por que tão naturalmente ele escolheu esta empresa para fazer carreira...
Que clima, hein?


E eu lá, selecionado, com duas colegas da minha área, a Internacional, para contar um pouco da minha história, e quiçá extrair algo de interessante para colocar num poster. Que bom que encontraram!! O poster está instalado, em versão GGG, no saguão do Edifício Sede da empresa, junto ao de um jovem casal que se conheceu no exame admissional há 3 anos, e apaixonaram-se um pelo outro, e ambos pela empresa.


Explicando melhor a citação escolhida, foi a pura realidade. Quando me designaram, em 1999, como Gerente Financeiro da Petrobras America, esperava deparar-me com uma equipe essencialmente americana, e em verdade, o que encontrei  foram dois chineses, um indiano, duas vietnamitas, uma americana (uau!) e dois brasileiros (um deles, nissei!). Ao longo de meu tempo lá, ainda viriam uma tailandesa, uma de Sri Lanka, um mexicano e um venezuelano. Oito nacionalidades, então, fora a minha, né? Claro que todos eles americanos legalizados e naturalizados, alguns já há 20 anos na terra do Tio Sam, mas não eram nascidos lá. O desafio maior era conjuminar, aceitar, administrar, os comportamentos, as atitudes, os costumes, vindos de tantos cantos da terra. Ao final de quatro anos, tenho neles amigos queridos....

Uma outra frase pre-selecionada como candidata a poster foi baseada no fato de que aquela minha posição nos EUA foi a primeira gerencial, a primeira fora do Brasil e a primeira fora da minha área, afinal sou engenheiro.

"O grande apelo de se trabalhar na Petrobras
é que você sabe a porta pela qual entrou,
mas jamais saberá de antemão por qual porta sairá,
pois muitas portas serão abertas ao longo do caminho!"

E eu poderia completar com minha experiência, ao longo de 30 anos....
... pode começar na Bahia e terminar no Rio, 
                     e até sair do país, 
... pode começar engenheiro e terminar estrategista,
                     passando por economia, comunicação e finanças.

Monotonia, jamais!!

Desafio, sempre!!

Orgulho, a peito aberto!!

Abraço!!!

Homero Petroleiro Agradecido Ventura
....ao som de Skank (reprise), termino estas linhas....

P.S. Petrobras em minha vida
Sou petroleiro há 30 anos, portanto
   há mais tempo que pai, (26)
      há mais tempo que marido, (29)
         há mais tempo que carioca da clara (29)

Petrobras só perde pra minhas outras manias
   Santos FC (49)
      The Beatles (47)
         Star Trek (44)
           James Bond (39)
       

27 comentários:

  1. Parabéns Homero,
    como colega de cep sinto-me representado em seu testemunho, aliás não poderia ser melhor a escolha de um letrado e sensível petroleiro. Abraço, Fernando Aiube

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Homero! E obrigado por "emprestar" sua energia para esta campanha!

    Abraços,

    Bruno Borges

    ResponderExcluir
  3. Pôxa Homero, vc merece! Lembro de vc nos nossos 17, 18 anos e já se percebia o seu potencial. Pelo q vc escreve sua trajetória foi brilhante e nada mais justo o q está acontecendo! Meu pai (italiano "chucro", sem cultura e sem saber falar o português) foi um dos fundadores da RPBC a 1ª PETROBRÁS! Ele se orgulhava mto de ser petroleiro... como vc! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. meu pai também foi petroleiro por 30 anos e isso é motivo de muito orgulho para mim também, que fui muito ao Sindipetro, passeata "6h e fim de papo", e fiz estágio na refinaria... RPBC!!! Parabéns! por tabela, me emociono por vc nesta data...

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, Homero! Também me identifiquei com seu texto, embora tenha pouco tempo de casa, já são muitas experiências pra contar! Uma delas foi o nosso grupo de teatro, né? Parabéns pela campanha! Abraço! Pedro

    ResponderExcluir
  6. Meus parachoque Homero! Parabéns por isso e por um monte de coisas mais!

    Sinceramente, quando eu crescer quero ser queném tu! :-)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Homero!! De fato é uma honra ser escolhido para um papel tão significativo no aniversário da empresa e foi, certamente, um convite merecido.
    Essa experiências compõem sua história, mostrando quão rica ela é.
    "Vida longa e próspera!"

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Homero, quem sabe um dia terei tantas histórias para contar e experiências vividas na Empresa. Abraço Tania

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, "Chefia"! Pelos anos de empresa e pelas palavras escritas que, certamente, representam a voz de outros tantos petroleiros orgulhosos que não têm tanta intimidade com a palavra escrita. Por fim, fica-me a dúvida: quem nasce no Sri Lanka é o que? Sri lankês????

    ResponderExcluir
  10. Emocionante! Meus parabéns! "Orgulho a peito aberto!"

    ResponderExcluir
  11. 50.654... Parabéns à Petrobras, que tem em seu quadro de funcionários uma personalidade, tão profissional, humana e especialmente tudo que que pode qualificar um ser humano... sem defeitos, é impossível... mas garanto que está enquadrado nos que os tem em mínimíssimos níveis.. Seu orgulhoso amigo Paulus e incluo as palavras de meu irmão gêmeo Paulo Roberto...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns,o bom profissional é sempre reconhecido!! E com certeza nesses 30 anos de Petrobrás, você fez a diferença!

    ResponderExcluir
  13. Continue neste caminho. Consolidando o seu e o nosso. Acreditávamos que era impossível, encontrar vozes e atitudes para revelar o mundo ao nosso redor. Acreditámos, hoje, que por meio de seu blog, este caminho já se iniciou. Parabéns. Grande abraço.

    Marcelo Di Giacomo

    ResponderExcluir
  14. Homero

    Parabéns, a sua trajetória na Empresa é maravilhosa e você merece por fazer parte dessa homenagem.

    ResponderExcluir
  15. Homero, quando vi seu poster bem na porta do EDISE, pensei: "É claro que ele estaria nesta campanha..." Você faz parte do dia-a-dia de um grande grupo de empregados de diversas áreas desta empresa, sua experiência não poderia ficar de fora. Merecido! Parabéns! Também adorei a campanha!

    Fabíola Rosadas

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Homero, são essas as coisas que guardamos dessa vida... fico feliz por ti... Abraço!!

    ResponderExcluir
  17. Homero, como é bom ter pessoas como vc na empresa!
    Abs e parabéns pela campanha!
    Brust

    ResponderExcluir
  18. Homero,linda trajetória a sua! Muito bem narrada, no texto aqui escrito. E, emocionante em cada palavra que faz transparecer a sua dedicação, o seu profissionalismo, e o seu amor a empresa. Parabéns !!!!!!!!!
    Linda, foto tb!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Parabens amigo! Parece que foi ontem que fomos a LV! O tempo voa!, bjs

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Homero! E muito mais Parabéns à Petrobras que tem o prazer e privilégio de tê-lo compondo seu quadro! Você como sempre, sabe muito bem contar a "nossa história". Sim, nossa porque eu nos meus 24 anos de Companhia também tenho algumas histórias parecidas com as suas, não com todos os quatro cantos do mundo, mas do Brasil, sim. Comecei por São Mateus-ES, passei por Vitória e hoje estou no Rio, sempre sob o comando da nossa amada e tão querida Petrobras. Como você eu também sou apaixonada por essa empresa... eu vi a foto, você ficou maravilhoso, como sempre não poderia ficar de fora dessa> Bjus.
    Mirta Rosa

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Homero, parabéns pela homenagem! São pessoas como você que me inspiram a caminhada nessa Companhia, tão cheia de desafios a nossa energia! Super abraço.
    Rossana Passos

    ResponderExcluir
  23. Muito bom Homerix, nossas preferências são também nossas referências. Parabéns pelos 30 anos de Petrobras.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Homero!

    A equipe de comunicação está de parabéns pela campanha, ficou muito bonita! E você também está de parabéns pelas 3 décadas dedicadas à Petrobras! (quase a minha idade, tenho 31 anos)

    ResponderExcluir
  25. Parabens, amigo de trabalho e das letras... Que venham mais 30 com muita energia!

    ResponderExcluir
  26. Tive uma surpresa ao voltar de férias: Opa, conheço aquele galã da pilastra que reluz em preto, branco e tons de cinza! Homero Petroleiro Ventura, claro! Quem te selecionou certamente sabia o que estava fazendo. Bingo! Essa sua decisão de dois segundos também foi muito acertada. Parabéns pela dedicação e pelo reconhecimento. Bjão

    ResponderExcluir
  27. Caro Homero

    tenho números parecidos, com as diferenças de não gostar do startrek e de ter visto meu time ser campeão mundial 3 vezes. Mas farei um esforço e torcerei para o Santos esse ano.

    Rocha

    ResponderExcluir