-

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Novo leitor com ótimo Cartão de Visitas me fez lembrar de Heresias!!

De repente, o colega Fulano apresentou-me, no privado do WhatsApp, um amigo dele, Beltrano, que era admirador dos Beatles, que estava interessado em conhecer o meu trabalho, e sugeriu que eu cadastrasse o telefone dele em meu WhatsApp. 

Fi-lo de imediato,  e estabeleceu-se o seguinte diálogo, que reproduzo por um bom motivo!

Homerix: Olá

Homerix: Aqui é Homero Ventura, Vulgo Homerix!

Homerix: Fulano me passou seu contato! Você é Beltrano, amigo de Fulano?

Homerix: Conte-me sobre ti ... E sua relação com os Beatles!

Beltrano: Boa noite Homerix. Sou eu mesmo. Conversava outro dia com o Fulano quando me falou que era um grande fã.  Minha experiência é limitada mas mantenho o hábito de estar sempre ouvindo os álbuns completos para não fixar apenas nas músicas mais populares. Esta semana vou ver o documentário novo que está no Disney Club.

Beltrano: Tenho um colega no trabalho que é baterista e tocava em uma banda especializada em Beatles. Infelizmente perderam a principal voz que era de um médico que faleceu. Mas estão se reestruturando para voltar a ativa.

Homerix: Beltrano, boa noite. 

O seu cartão de visitas como Beatlemaníaco é dos melhores. O hábito de ouvir um álbum inteiro dos Beatles faz jus à filosofia da banda. Cada álbum tem a sua história. Cada álbum dos Beatles é um projeto íntegro. Não deve ser ouvido em separado.

Mesmo nos primeiros álbuns, que não eram 100% de canções autorais, a ordem das canções tinha sua razão de ser. Começar Please Please Me por outra canção que não fosse I Saw Her Standing There desprestigiaria o 'simples' fato de ela ser a PRIMEIRA composição realmente Lennon McCartney.

E terminar o álbum sem ser com Twist And Shout vai arruinar com a grandeza que foi a gravação da canção, finalizando um 11 de fevereiro de 1963 intenso, última de 11 canções, com John de garganta estourada, tendo só uma chance pra acertar… e acertou…! 

As 5 primeiras e as 5 últimas do álbum foram gravadas naquele dia. As 4 do meio, duas fechando o Lado A e duas abrindo o Lado B foram respectivamente o 2º e o 1º compacto lançados antes. Em tempo, a 11ª daquele dia era Hold Me Tight, e ficou para o LP seguinte.

Então, faz algum sentido não ouvir na ordem que ELES escolheram?

Nenhum!!

E eu nem vou falar aqui no crime que a Capitol (americana) fez com os primeiros álbuns dos Beatles. Aliás, a nossa Odeon fez algo parecido, mas em menor intensidade de heresia.

Outro dia, eu falo sobre isso!!

Homerix: Vou deixar aqui minhas resenhas dos 3 episódios de Get Back…. 

Quer dizer, não!!! Melhor você ver primeiro!!!

______________________________


Vou antecipar aqui parte das últimas fases da minha saga.... O outro dia chegou!

Os Beatles lançaram seu primeiro compacto em 1962, e logo no ano seguinte entraram em ritmo efervescente de criação, shows, rádio e TV. Foram 2 LPs e 4 compactos que chegaram ao Nº1 das paradas britânicas.

No Brasil, passaram desapercebidos... Nos Estados Unidos, a Capitol não acreditava nos Beatles e selos menores lançaram algo da banda, mas nada acontecia.

Então, quando a coisa aconteceu, com I Wanna Hold Your Hand em janeiro de 64 e a consequente invasão da América, foi um Deus nos acuda para lançar o monte de coisa que que os Beatles já haviam entregue ao mundo, mas ao invés de lançarem simplesmente os álbuns conforme a Inglaterra fez, começaram as saladas, tanto no Brasil como nos EUA. 

Aqui, dois LPs, Beatlemania e Beatles Again, misturavam as canções dos dois LPs ingleses Please Please Me e With The Beatles, e as canções que faltavam eram lançadas em compactos simples e duplos. Nos EUA, até mantiveram o Please Please Me, mas com o nome Meet The Beatles, mas o resto foi distribuído atrapalhadamente em vários lançamentos esporádicos.

O LP A Hard Day's Night foi lançado nos EUA apenas com as 7 canções da trilha e várias instrumentais. Ponto para a Odeon no Brasil que lançou exatamente a versão inglesa, mas somente em janeiro de 1965, com mais de 6 meses de atraso.

Beatles for Sale saiu aqui com as mesmas canções, porém com ordem diferente e com o nome Beatles 65, e uma capa que não tinha nada a ver, de um show ao vivo em Washington, quando não havia NENHUMA canção ao vivo no disco.  Um verdadeiro desrespeito! Nos EUA, foi pior, veio em dois LPs, um tal de Beatles VI misturado com um tal de Beatles 65,  com as canções de Beatles For Sale divididas entre os dois, e com refugos de HELP! e A Hard Day's Night e de Lados B diversos. Olha, que salada!

O LP HELP! brasileiro teve a mesma abertura A La James Bond do americano, que eu adorei e lembro até hoje, e colocou 6 das 7 canções da trilha no Lado A, escorregando Ticket To Ride para o Lado B, e simplesmente desprezou TODO o Lado B do LP inglês (incluindo Yesterday!!!), preenchendo o resto com canções que eram inéditas aqui. Elas eram ótimas (I Feel Fine e 4 Lados B de compactos), eu sei, e adorei aquele LP em meus 8 anos, mas perdeu-se totalmente a identidade do original.... mas pior fez a Capitol que intercalou as canções da trilha do filme com algumas instrumentais ao longo dos dois lados do LP. Pobre HELP!

A doença da Odeon brasileira foi curada após HELP!, então o Rubber Soul daqui já foi idêntico ao Rubber Soul oficial inglês! Já a Capitol deixou para o final da doença seu principal crime! Vou até listar pra vocês as canções do Rubber Soul americano pra vocês tirarem suas conclusões. 




Começa pelo seguinte: parece que havia alguma norma na Constituição americana que proibia álbuns com mais de 12 canções... sim, porque lá eles só saíam com 11, máximo 12 canções, enquanto na Inglaterra, N-1 álbuns dos Beatles saíram com 14 canções, sendo a exceção Hard Day's Night, com 13. Então os brilhantes produtores da Capitol pensaram; ' Ainda temos duas canções do HELP! oficial ainda inéditas... vamos fazer o seguinte, vamos colocar cada uma delas abrindo um Lado do LP! Humm, faltam 10 ... mas o Rubber Soul tem 14 ... então vamos cortar 4!!!" Simples assim, e cortaram nada menos que Nowhere Man, Drive My Car, If I Needed Someone e What Goes On. Como definir essa operação? 
HERESIA... INFÂMIA ... CRIME!!! 
Pobres americanos .... não sei como um povo desse domina o mundo... 

Acrescento aqui parte do primeiro comentário a este post, 
da nobre leitora Virgínia de Paula:

"Os Beatles passaram a ser (não começara assim) uma banda de álbuns especialmente. E fez escola, porque outras bandas entraram nessa, como é o caso do Pink Floyd. Mas antes deles, os LPs eram apenas coletâneas de músicas. Os Beatles inventaram que um LP deveria ter vida própria e completa. Até a capa tinha de ser bem pensada assim como o titulo. Com isso, pela primeira vez na história penso eu, as pessoas falavam não apenas nas músicas. Falavam nos álbuns. Seus títulos eram mais conhecidos que os títulos das músicas. Todo mundo falava assim..." Ouviram o Revolver? O Sgt. Pepper? O Abbey Road?" Tenho por mim que foi daí que mudaram o nome LP para álbum visto que eram verdadeiros álbuns até com letras das musicas e posters como brinde.
Mas como você bem disse, até mesmo antes dessa mudança já havia uma certa sequencia na ordem das musicas, um certo cuidado especial. A Odeon parece que ainda não sabia da importância disso e nos jogou uma capa nada a ver no Beatles 65. E quando vemos a capa do Beatles for Sale vem a pergunta: o que o pessoal da Odeon tinha na cabeça?

Sim, heresia. Você achou a palavra certa."

Um comentário:

  1. O fulano realmente sacou algo que muitos fãs ainda não sacaram. Os Beatles passaram a ser ( não começara assim) uma banda de álbums especialmente. E fez escola, porque outras bandas entraram nessa, como é o caso do Pink Floyd. Mas antes deles os LPs eram apenas coletâneas de músicas. Os Beatles inventaram que um LP deveria ter vida própria e completa. Até a capa tinha de ser bem pensada assim como o titulo. Com isso, pela primeira vez na história penso eu, as pessoas falavam não apenas nas músicas. Falavam nos álbuns. Seus titulos eram mais conhecidos que os títulos das músicas. Todo mundo falava assim..." Ouviram o Revolver? O Sgt Pepper? O Abbey Road?" Tenho por mim que foi daí que mudaram o nome LP para álbum visto que eram verdadeiros álbuns até com letras das musicas e posters como brinde.
    Mas como você bem disse, até mesmo antes dessa mudança já havia uma certa sequencia na ordem das musicas, um certo cuidado especial. A Odeon parece que ainda não sabia da importancia disso e nos jogou uma capa nada a ver no Beatles 65. E quando vemos a capa do Beatles for Sale vem a pergunta: o que o pessoal da Odeon tinha na cabeça?

    Sim, heresia. Você achou a palavra certa.
    Faltou comentário sobre a maior das heresias...E para mim pode ser considerado crime. Já falei sobre isso antes, mas nunca tive uma resposta. O que foi aquilo com o album branco? Nunca nem se desculparam. Tive de comprar outro depois lá em Londres. O mais curioso é que muitos fãs aceitaram aquele horror achando que era coisa dos Beatles lançar músicas desafinadas, para dizer o mínimo. So quando mostrei o original descobriram que tinha sido falha técnica aqui da Odeon.

    ResponderExcluir