-

quarta-feira, 4 de março de 2020

Mulato negro pardo moreno e o politicamente correto

Renata desabafou no Facebook
Eu fico nervosa quando eu digo "moreno" no livro, querendo que signifique "pessoa de cabelos pretos" (tipo, "loiro, moreno, ruivo, careca, cabeludo"), que é o termo oficial para o oposto de loiro, e as pessoas acham que eu quis dizer "mulato" ou "negro". Gente, quando eu quiser dizer mulato ou negro, eu digo! Fico chateada só porque já fui chamada de racista por uma pessoa que só leu uma frase do meu livro e disse que eu era racista porque chamei um personagem negro de "moreno". Eu pensei "Oi?!?! Eu chamei de moreno porque o personagem é branco de cabelos pretos!"


Hugo Escarlate, mulato!
Imagina! Eu, racista?! Metade dos meus personagens são mulatos e negros, e são super personagens! Areta, Dandara, Abaya, Hugo, Gislene, Beni, Pai Joaquim, Benedito Lobo, Átila Antunes... 
Ela disse bem assim: "Eu, como mulher da raça negra, me senti extremamente ofendida por seu uso do termo "moreno" para classificar um negro." E eu pensei "Ahn? Mas o personagem é branco!!"

-----------------------------------
Isso já gerou muitos CCC (curtida, comentário, compartilhamento)

Depois ela complementou!
-----------------------------------

Eu sempre quero enaltecer os negros e a cultura negra nos meus livros, mas nunca sei qual termo usar para não ofender ninguém. Dependendo da região do Brasil, se eu disser que um personagem é "negro" a pessoa se ofende porque só pode dizer "moreno". Em outra região, se eu disser "moreno" a pessoa se ofende porque eu deveria ter dito "negro", em outra, se eu disser "mulato" a pessoa se ofende porque o certo é dizer "pardo", e em outra região, se eu disser "pardo" a pessoa se ofende porque diz que eu tive vergonha de dizer "mulato". Aí fica difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário