Neste confinamento que ora completa 10 dias, família toda reunida, filhos apenas saindo para fazer comprinhas, as demais on-line, claro que a televisão é uma boa alternativa, com os filmes disponíveis nas plataformas de streaming e na própria TV aberta.
E dentre os filmes assistidos (ou percebidos), aconteceu uma coincidência interessante, ao menos para nós, amantes de 'Breaking Bad', a melhor série de todos os tempos, e que aconteceu nos últimos 3 dias!
- Em 'Contágio', de 2011, quem faz o Almirante que faz parte do time de combate ao vírus? É Brian Cranston, nada menos que o Professor Walt White, principal personagem da série;
- Em 'Sully', de 2016, quem faz parte do time da NTSB, que faz a investigação do pouso no Rio Hudson? É Anna Gunn, nada menos que Skyler White, esposa de Walt na série;
- Enquanto eu escrevia a resenha de 'Sully', passava na TV uma péssima comédia, com Dwaine Johnson, e quando olho, quem faz o papel do algoz de The Rock? É Aaron Paul, nada menos que Jesse Pinkman, parceiro de Walt White na confecção de anfetaminas na série.
Como interpretei essa coincidência?
Como um sinal de que era a hora de acabar com uma lacuna de meu blog, de minha vida, afinal, como é que eu não havia escrito ainda sobre 'Breaking Bad', como disse, a melhor série de todos os tempos, celebrada por todos?
Ela teve 5 temporadas, de 2008 a 2013 (a última foi dividida em dois anos) e ganhou quase 50 prêmios (48, para ser mais preciso) nas principais categorias de todos os institutos de premiação de TV, Globo de Ouro e Emmy, ver tabela completa lá embaixo!
Não era pra menos!
Um espetáculo de roteiro, direção, atuação, reviravoltas, personagens, fotografia, música, edição, tudo junto. Já que somente a descobri em 2019, a vontade de maratonar era freqüente, tal a quantidade de cenas fortes, situações surpreendentes, e ganchos ao final de cada episódio.
Resumo do enredo? Walt White (Brian Cranston) é um professor de química de High School em Albuquerque, Novo México, que tem que fazer bico num Lava-Jato para fazer frente à hipoteca da casa, coisa típica de classe média americana. Uma bela hora, ele descobre que está com câncer no pulmão, com os dias contados, e fica desesperado por deixar a esposa Skyler (Anna Gunn), que deixou de trabalhar para cuidar do filho com paralisia cerebral Walt Jr. (RJ Mitte), e que ainda por cima está grávida, com dificuldades financeiras. Nesse momento, seu cunhado Hank (Dean Norris), casado com a irmã cleptomaníaca de Skyler, e policial graduado da DEA (Drug Enforcement Admnistration) lhe conta quanto dinheiro ele consegue apreender dos traficantes de metanfetamina. Ocorre-lhe então que, com seu conhecimento de química, ele poderia fabricar a droga com qualidade, e salvar sua família. Então, numa operação policial que ele acompanha junto com Hank, ele encontra Jesse Pinkman (Aaron Paul), por acaso um ex-aluno dele, que poderia tratar da distribuição e arrecadação, e então formam uma dupla improvável, mas com uma química perfeita.
O criador Vince Gilligan, RJ Mitte (Walt Jr.), Aaron Paul (Jesse Pinkman), Anna Gunn (Skyler White), Bryan Cranston (Walter White), Dean Norris (Hank Schrader) |
Além desse núcleo principal, uma série de personagens secundários ganha dimensão importante! Depois de um começo em instalações parcas (um trailer que é levado ao meio do deserto), Walt começa a ser conhecido por causa da qualidade de sua droga e desperta a atenção de Gustavo Fring (Giancarlo Exposito), que tem uma rede de frango frito (Los Pollos Hermanos) como fachada de uma rede de distribuição de metanfetamina, e entrega a Walt, já conhecido no mercado como Heisenberg, um laboratório de primeiríssima qualidade no subsolo de uma lavanderia industrial. Seu capanga é Mike (Jonathan Banks), eficiente ao extremo, e seus problemas legais são resolvidos por Saul Goodman (Bob Odenkirk), um advogado de porta de cadeia fenomenal!
A série fez tanto sucesso, que os 3 personagens do último parágrafo estrelam, desde 2016, uma série chamada "Better Call Saul", que é um spin-off de "Breaking Bad", e que é sensacional, e tem o mesmo clima, mas menos violência!!! Ela é um Prequel e mostra a vida pregressa de Saul Goodman, antes de se tornar o advogado que resolve tudo. Vi as quatro primeiras temporadas junto com o Felipe, e estamos acompanhando a quinta, semana a semana, na NetFlix. Sensacional!!!!
O idealizador da coisa toda, produtor e diretor geral das duas séries, e que teve a idéia de criar um protagonista que vira antagonista, é o genial Vince Gilligan, que fez sucesso anteriormente com "X-Files". Que currículo, hein!!
Pronto, agora sim, resgatei essa dívida!!!
Não percam "Breaking Bad"....
Ah, sim, 'breaking bad' é uma expressão do sul dos Estados Uidos e pode ser traduzido como 'chutando o balde', que é o que Walt faz ao sair de uma vida regrada para uma vida de crimes!
Ah, sim, os prêmios
Nenhum comentário:
Postar um comentário