-

quinta-feira, 13 de julho de 2017

CeL - London Rocks

Intro 1

Este é um aperitivo do Projeto 
Cel - Caminhar em Londres (link)

Na verdade, antes de começar a descrição de minha peregrinação  londrina, faço uma introdução sobre uma característica da cidade: Londres respira música!! E se não foi o berço do rock'n rol, foi lá que apareceram as melhores bandas de rock de todos os tempos!


O rock nasceu nos Estados Unidos (Bill Halley, rocking around the clock) mas floresceu na Inglaterra. Foi naquela ilha de miserable weather que o ritmo encorpou, amadureceu, virou gente grande, chegando à fase adulta em 1 de julho de 1967.


Os discos de Chuck Berry, Little Richards, Elvis Presley, Fats Domino, Jerry Lee Lewis e Buddy Holly, todos americanos, dentre outros, chegavam pelo Atlântico e desembarcavam em Liverpool, e dali pro resto da Inglaterra. Na cidade portuária do oeste inglês encontraram uma juventude receptiva, ansiosa por aquela coisa nova. Aqueles discos eram tocados à exaustão nas vitrolas dos jovens, ao ponto de causar blisters on the fingers dos tocadores de guitarrra, dentre eles, três nossos conhecidos, chamados George, Paul e John.


Mas eles foram só o começo! E que começo!


Pode contar, lembre-se de uma banda famosa de rock and roll, que eu lhe direi que é Inglesa! Vamos lá, diga? 

Led Zeppelin? Inglesa! 
Pink Floyd?  Inglesa!
The Who?  Inglesa!
Queen?  Inglesa!
Rolling Stones? Inglesa!
Beach Boys? Ah, sim, ufa, UMA americana

Vamos, continue! 

The Police?  Inglesa!
Cream?  Inglesa!
Yes?  Inglesa!
Smiths? Inglesa!
Genesis?  Inglesa!
Cold Play?  Inglesa!

Eagles? Sim, outra americana!
Deep Purple? Inglesa!
Radiohead? Inglesa!
David Bowie? Inglesa!
Black Sabbath? Inglesa!
Sex Pistols Inglesa!
Aerosmith? Sim, outra americana!


The Monkies? Sim, outra americana
mas essa nem pode ser consideradafoi uma jogada de marketing espetacular, 
um espelho dos Beatles, que fez enorme sucesso! 


Quer continuar? Já se convenceu? Claro que eu fui um pouquinho só tendencioso ao escolher, mas não há dúvidas de que a proporção é de no mínimo 4 pra 1 a favor das bandas da ilha!


Não dá pra comparar! E todas elas sem exceção passaram por Londres. Por essas e outras que minha relação com a cidade vem de longe. E por isso que o pano de fundo de minhas caminhadas foi o rock!

Ah, sim, se alguém se perguntou por que eu disse aí em cima, que em 1 de julho de 1967, o rock atingiu a maioridade, é porque naquele dia, o mundo conheceu
Sgt.Peppers Lonely Hearts Club Band 

Próximas atrações:




Homerix Sempre Roqueiro Ventura

9 comentários:

  1. Obrigado fessor....por esta maravilhosa de rock'n roll!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  2. E foi 99,999% London Rocks na cerimônia de encerramento dos Jogos Olimpicos !!
    abs
    Anne

    ResponderExcluir
  3. Esse post rocks !..rs

    RR.

    ResponderExcluir
  4. Não vamos esquecer do pós punk-rock do Echo & the Bunnymen, que são nada mais nada menos que de Liverpool...

    ResponderExcluir
  5. Não vamos esquecer do pós punk-rock do Echo & the Bunnymen, que são nada mais nada menos que de Liverpool...

    ResponderExcluir
  6. Lembrei de outras bandas de rock inglesa que fizeram muito sucesso nos 60. Sei que não marcaram tanto, ficaram meio esquecidas com o passar do tempo, mas foram bem populares. Herman's Hermits, ( No milk Today, there is a kind of rush, Listen People), The Hollies ( Carrie Ann...He ain't heavy he is my brother), The Kinks ( Sunny Afternoon Lola) The Tremoloes ( Silence is Golden, Even the bad times are good...)...Donovan! Hey Atlantis...

    E americanas que eu gostava: Loving Spoonful, The Mamas and Papas, ...se colocarmos dupla tem a maravilhosa extraordinária Simon and Garfunkel. Nâo podemos nos esquecer de Bob Dylan. :)

    ResponderExcluir
  7. Mass...nada como o som inglês. Tinha algo diferente quando vinham de lá. Algo diferente. Concordo com você que a música popular como um todo cresceu e floresceu ali. Eu não diria o rock simplesmente, apesar de que quase tudo era chamado rock naquele tmpo, mesmo quando não era. Os Beatles mesmo foram muito além do rock. Não dá para classfica-los como roqueiros. Vou acrescentar outro grande de la: Elvis Costello.

    ResponderExcluir