-

domingo, 2 de agosto de 2020

GURU em Beatlemania

Este Gabarito responde a 10 de 70 perguntas propostas no post
O Que é Ser Beatlemaníaco?

61. Saber o que foi comprado para abafar o vento no Show do Terraço 
Meias de mulher!

Devido ao frio e vento que eram esperados, eles foram a lojas de departamentos para comprar meias de mulher, para cobrir os microfones e diminuir o efeito do vento. O interessante foi responder ao balconista que perguntara sobre o tamanho de meia que desejavam, e ouvir como resposta: “Tanto faz!”.
Neste link, mais sobre o Show do Terraço 

62. Saber o que Jim Carey cantou na coletânea 'In My Life',
Ele interpretou “I Am The Walrus”, nada menos que uma de minhas Top Five Beatle Songs, virtual viagem alucinógena de John. Interpretação vigorosa, afinada, divertida, magnífica, cheia de graves, agudos, e falsetos, em arranjo idêntico ao original, com todos os Hoo Hoo Hoos e Haa Haa Haas, ponto fundamental da música. Tenho certeza que John não revirou no túmulo ao ouvir a nova versão. Teria aprovado, com louvor! 
Neste link mais sobre a coletânea 'In My Life', de George Martin

63. Saber como Morecambe chamou Ringo num programa de TV de 1963
Ele chamou Ringo de 'Bongo'...
Trecho do post: "Um ponto a destacar-se também é a presença firme e constante de 'Bongo', como Morecambe chamava Ringo, na gozação, e os outros 3 Beatles não gostaram nada disso. E note o tablado em que ele fica, mais elevado, isso é uma configuração que ele inventou, elevando o status do baterista, uma figura que geralmente fica escondida.."
Neste link mais sobre o show dos Beatles no Morecambe & Wise

64. Saber qual a primeira canção de Buddy Holly que os Beatles gravaram
Foi ‘That’ll Be The Day’
Na primeira vez em que John, Paul, George Harrison e Pete Best (o então baterista) entraram  em algo parecido com um estúdio, para gravar algo parecido com um disco, o fizeram com ‘That’ll Be The Day’, um dos maiores sucessos de Holly. Era um acetato de baixa qualidade, cujo Lado B tinha uma composição de Paul e George, chamada ‘In Spite Of All The Danger’, a única McCartney/Harrison da história, que, entretanto, nunca viu a luz de uma gravação oficial.  
Neste link mais sobre Buddy Holly e sua influência nos Beatles

65. Saber que canção os Beatles gravaram com Tony Sheridan
Foi 'My Bonnie' 
Brian Epstein resolveu sair de sua loja de discos na hora do almoço para ver ao vivo uma banda que ele ouvira em um disco acompanhando Tony Sheridan, que tinha uma certa projeção,  cantando a valsinha "My Bonnie" em ritmo de rock, gostara do som, mais da banda de apoio, chamada 'The Beatles', que do próprio astro. E chegou ao The Cavern Club e ouviu John e Paul dominarem o palco, George com ótimos solos de guitarra, e ainda Pete Best na bateria, mas principalmente, ficou impressionado com o carisma deles, principalmente dos dois frontmen. Era um 9 de novembro de 1961. Um mês e um dia depois, fez a proposta de empresariá-los em troca de 25% dos rendimentos, eles aceitaram e começaram a batalha por uma gravadora.

66. Saber o significado da placa do Fusca bege na capa de Abbey Road
Faz parte da lenda ‘Paul is Dead’
Na capa de Abbey Road há um fusca bege descompromissadamente estacionado no lado esquerdo. Sua licença é LMW 28IF, que, naturalmente, quer dizer:
Linda McCartney Widower 
Paul would be 28 years old, IF he were alive
Deve-se relevar fato de o ‘I’ do ‘IF’ ser, na verdade, o número ‘1’, como toda boa licença naquela britânica ilha de miserable weather. Ou ainda, esquecer também que Paul, se estivesse vivo, ainda não teria completado 28 anos, mas, sim, estava no 28ª de sua vida... 
Mais sobre a lenda, aqui, neste link.

67. Saber em que canção é dito: I’m sitting here, doing nothing but aging
É numa versão alternativa de "While My Guitar Gently Wheeps". Ouvi no Anthology 3,  num take que não foi adiante, em que aparece um complemento genial, veja se você concorda: ‘While I’m sitting here, doing nothing but aging, still my guitar gently wheeps’. Foi essa versão que George Harrison cantou no Live in Japan, de 1992. 
Mais sobre esse show, neste link 

68. Saber que filme Spielberg produziu tendo os Beatles como tema
Foi 'Febre de Juventude' , de 1978
Um filme sensacional, que passou despercebido por aqui.  Foi o primeiro filme produzido por Steven Spielberg, e foi dirigido por seu mais famoso discípulo, Robert Zemeckis (que depois arrebentaria com a saga 'De Volta para o Futuro'), e mostra alguns dias muito especiais na vida de New York, os que antecederam o primeiro show dos Beatles no Ed Sullivan Show, um marco da TV Americana, maior audiência da história até então, em 9 de fevereiro de 1964! Divertidíssimo! Incrível que não tenha ganhado bilheteria nem para pagar o custo! 
Mais alguns filmes com o tema Beatles, aqui neste link

69. Saber o que os Beatles mais citaram em canções: homens, mulheres,                                 animais ou locais
Foram as Localidades, com 48 ocorrências, depois Homens com 47, Animais com 32, e finalmente Mulheres com 25! 
Como eu sei disso? EU CONTEI!!! Veja como, aqui neste link!

70. Saber continuar a canção que começa com 'Feche os olhos e sinta..."
..... , um beijinho agora,De alguém que não vive sem vocêQue não pensa e nem gosta de outra menina,E tem medo de lhe perder.
Trata-se de 'Coisa Linda' versão de "All My Loving", uma das mais famosas feitas por Renato e Seus Blue Caps, que foram importantes para a disseminação do sucesso beatle por aqui. Muitas delas, era a primeira vez que ouvíamos a canção no Brasil! 
Ontem, perdemos seu autor, Renato Barros, a quem fiz uma homenagem, aqui, neste link

Um comentário: