Gente, estou aqui arrepiado, como sempre fico, ao ouvir a música Bolero de Ravel, durante o show de Andre Rieu na Austrália, um dos melhores DVDs que tenho. ele toca muito aqui em casa, no programa 'Música para Vovó'. Ela adora!! E não é pra menos!!!
Antes de a orquestra tocar Bolero, André conta que aquela batida constante do repique que acompanha a obra toda é feita por poucos instrumentistas no mundo. Aí ele o chama para tocar ali ao lado dele. No post 'Jessica Returns' eu fiz um resumo do que é a emoção de se ouvir o Bolero de Ravel:
... Ouvi Bolero em LP, quando criança, milhares de vezes, gastei várias agulhas! E foi um dos primeiros CDs que comprei (logo depois de Abbey Road), em orquestra regida por Von Karajan. Emociono-me a cada vez que a ouço, aquele começo leve, quase inaudível, aquele crescendo com cada vez mais instrumentos, primeiro um violino, depois dois, depois milhares, é o que parece, alternadamente com os metais, outros milhares, aquele repique ao fundo, TaTaTaTaaaa TaTaTaTaaaa TaTaaa, cada vez mais alto, parece um exército chegando ao longe, a gente ouvindo os soldados cada vez mais perto, até chegar perto do clímax, quando a coisa muda de tom, majestoso, anunciando a vitória que está próxima, ou a chegada do exército vitorioso, não sei qual era a intenção de Maurice Ravel ao compor sua obra-prima, mas como ele era francês, sempre imagino o exército de Napoleão. Seguro que é a clássica que mais gosto, principalmente por gostar de todo e cada minuto da obra. Claro que admiro Mozart, Beethoven, Strauss e outros, mas se ouvir a composição toda, sempre há altos e baixos. No Bolero, não, a gente gosta de tudo, vai ficando cada vez mais arrepiado (como estou neste momento ao escrever e lembrar).
Veja o video, e arrepie-se, igual kineinkieu!
Neste momento, o show está perto do fim, mas ele tem outros grandes momentos, como as valsas vienenses dançadas pelos Viena Debutants e por casais de patinadores no gelo (é mesmo... ele montou uma pista de gelo!!!) e tem a ária Mio Babino Caro cantada pela brasileira Carmen Monarcha, usando o próprio André Rieu como Babo (papai) .... e tem, Amazing Grace, acompanhada de uma orquestra de gaitistas de fole, espetacular, de chorar!!!
Um DVD para se ter!!
Abraço
Homerix
Um DVD para se ter!!
Abraço
Homerix
Vou procurar...
ResponderExcluir
ResponderExcluirEu, também, amo o André Rieu!
Ana Clark