-

segunda-feira, 6 de julho de 2020

A Realeza de Pelé



Vejam só a crônica que Nelson Rodrigues fez em março de 1958, portanto ANTES da Copa da Suécia, que mostrou Pelé ao mundo aos 17 anos! 

Incrível visionário!

Ao comentar um jogo do Santos em que Pelé fez quatro gols, dedicou a ele sua coluna semanal, o personagem da semana, onde entre descrições dos lances fenomenais, descambou a fazer profecias,que se confirmaram uma a uma!

Chamou-o de Rei muito antes que a Europa o consagrasse!


PELÉ: UMA CRÔNICA SENSACIONAL DE NELSON RODRIGUES


"Verdadeiro garoto, o meu personagem anda em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais.

Dir-se-ia um Rei, não sei se Lear, se Imperador Jones, se etíope. Racialmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis.

O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola, e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento.
Põe-se acima de tudo e de todos. E acaba intimidando a própria bola, que vem aos seus pés com uma lambida docilidade de cadelinha. Hoje, até uma cambaxirra sabe que Pelé é imprescindível na formação de qualquer escrete. Na Suécia, ele não tremerá de ninguém.


Há de olhar os húngaros, os ingleses, os russos de alto a baixo. Não se inferiorizará diante de ninguém. E é dessa atitude viril e mesmo insolente que precisamos. Sim, amigos – aposto minha cabeça como Pelé vai achar todos os adversários uns pernas de pau.


Com Pelé no time, e outros como ele, ninguém irá para a Suécia com a alma dos vira-latas. Os outros é que tremerão diante de nós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário