Este blog abre, honrado, espaço a uma iniciativa notável.
Ela ocorre em Angola, mas vale para o mundo!
A Sra. Leonor Sá Machado, uma luso-angolana radicada em Luanda, usa três minutos da programação do Show de Notícias de sábado, comandado por António Videira, na LAC - Luanda Antena Concercial, para falar de Cidadania, regras simples, ao alcance de qualquer um, que podem contribuir para um mundo melhor.
Clique no Play Verdinho abaixo
E siga a transcrição do áudio
Episódio 1 - As Pequenas Atitudes de Cidadania
Olá, eu sou a Leonor Sá Machado e vamos começar hoje um pequenino apontamento que se chama Três Minutos de Cidadania.
Hoje, começamos pelo princípio.
O princípio é o que é ser um cidadão? Não é só ter um bilhete de identidade, votar de tempos a tempos ou reclamar quando algo não corre bem. Ser cidadão é a forma como nos comportamos todos os dias. Quando cumprimos regras simples, respeitamos as pessoas e cuidamos do espaço comum.
Pensem em gestos pequenos que têm efeito grande. Dar o bom dia ao segurança, esperar a nossa vez sem furar a fila, travar para deixar o peão passar na passadeira, baixar o som quando já é tarde, já é de noite, não fazer barulho, arrumar o carrinho de supermercado em vez de deixar espalhado no estacionamento, não atirar lixo pela janela, não atirar lixo para o chão.
Parece pouco. Imaginem 1000 pessoas a fazerem isto ao mesmo tempo no seu bairro. É óbvio que o ambiente muda completamente.
A cidadania tem três pilares!
- O primeiro pilar, que são os direitos, a educação, a saúde, a segurança, os serviços que funcionam.
- E o segundo, os deveres. o segundo pilar, são os deveres, cumprir leis, pagar impostos, respeitar o próximo, no fundo, preservar também os bens públicos.
- E o terceiro é dizer presente quando a comunidade nos chama, a ir à reunião do condomínio, apoiar a escola dos filhos, ser voluntário numa limpeza de rua, dar algumas ideias à administração municipal, votar com consciência.
Enfim, uma quantidade de coisas que fazemos normalmente. Ou não fazemos, mas podemos fazer que não nos custa nada fazer e que podem mudar a vida no seu bairro, na sua rua e, se calhar, na sua cidade.
Ser cidadão é uma escolha diária e a nossa assinatura invisível nas coisas que fazemos quando ninguém está a ver. O que é importante mesmo é que quando ninguém está a ver, nós estamos a fazer as coisas certas e não esperar que alguém esteja por perto para fazer, então, o que está correcto? Se hoje eu trato bem, amanhã alguém repete, se hoje eu não furo fila, amanhã a fila anda melhor. Se hoje não partilho boatos, amanhã há menos medo e mais serenidade.Qual é o desafio que eu vos deixo hoje?
Escolha um gesto cívico que queira fazer e pratique-o. Pode ser tão simples como agradecer a quem o atendeu com paciência, por exemplo.
No fim do dia, pergunte: que marca de cidadania deixei hoje? E pergunte todos os dias: que marca de cidadania deixei hoje ? E passe essa mensagem para a sua família, para os seus amigos. Não custa nada.
Eu sou a Leonor Sá Machado e estes foram os seus três minutos de cidadania.
Até para a semana.
_____________________________________________________________
Este, o Episódio 1
Aqui, o Episódio 2
Aqui, o Episódio 3
Aqui, o Episódio 4
Aqui, o Episódio 5
Aqui, o Episódio 6
Aqui, o Episódio 7
Próximo sábado, Episódio 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário