Ela ocorre em Angola, mas vale para o mundo!
A Sra. Leonor Sá Machado, uma luso-angolana radicada em Luanda, usa três minutos da programação do Show de Notícias de sábado, comandado por António Videira, na LAC - Luanda Antena Concercial, para falar de Cidadania, regras simples, ao alcance de qualquer um, que podem contribuir para um mundo melhor.
Clique no Play Verdinho abaixo
E siga a transcrição do áudio
Episódio 5 - Respeito em Casa
Olá! Eu sou Leonor Machado e estes são os três minutos de cidadania.
Hoje vamos falar do respeito e da proteção em casa, do que é normal e do que é violência.
A violência doméstica não é um assunto privado, é um problema da comunidade. Ela pode ser física, mas também pode ser psicológica. Pode ser económica ou digital. Quando há controlo do telemóvel, das senhas ou das redes sociais.
Reconhecer os sinais é o primeiro passo. Insultos constantes, humilhações, ameaças. Isolamento. Empurrões disfarçados de brincadeira. Vigilância permanente, enfim.
Quebrar esse silêncio é difícil. Por isso, precisa de segurança e de apoio. Falar com alguém de confiança, Procurar ajuda na família, na igreja, na vizinhança responsável ou até junto aos serviços competentes, pode salvar muitas vidas.
Guardar provas quando possível e sem se expor ao risco, também ajuda. Fotografias de marcas, mensagens e relatórios médicos constroem um caminho de proteção social vizinho ou familiar.
Ofereça escuta sem julgamento e informação útil, sem expor a pessoa. E quanto a crianças, a urgência ainda maior, porque elas carregam por muito tempo as marcas do medo.
Respeito em casa é a base da cidadania na rua.
Hoje eu proponho um gesto simples e preventivo. Combinaram a palavra código com alguém de muita confiança para poder pedir uma ajuda discreta. Caso um dia precise. Cuidemos uns dos outros.
Eu sou a Leonor Sá Machado e estes foram os três minutos de cidadania.
_____________________________________________________________
Aqui, o Episódio 1
Aqui, o Episódio 2
Aqui, o Episódio 3
Aqui, o Episódio 4
Este, o Episódio 5
Próximo sábado, o Episódio 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário