-

terça-feira, 24 de novembro de 2020

TELL ME WHY - Canção de AHDN

Esta é uma canção do A Hard Day’s Night, 3° álbum dos Beatles

Outras canções do álbum e seu contexto, neste LINK

Outras canções da Classe Return das Miss Songs, neste LINK



6. Tell Me Why  (Return Miss Song by John Lennon)
John clama: "Olha, eu te implorei de joelhos! Se apenas você ouvisse as minhas súplicas. Se existe algo que eu possa fazer, pois eu não suporto, estou tão apaixonado por você! Me diga por que você chorou e por que mentiu pra mim! 
Apesar de parecer uma DR, preferi classificar a saudade e o desejo de retorno depois de uma briga como a tônica da canção, que fecha o Lado A, última pertencente à trilha sonora do filme. A canção é 100% de John, o que leva a concluir-se que o 'you' era Cynthia, com quem era casado! Musicalmente, considero a bateria introdutória de Ringo como o ponto alto da canção, com viradas precedendo dois acordes de guitarra e ao piano de George Martin, quatro vezes. E Ringo repete as viradas mais seis vezes, a chamar refrões, e versos, e a ponte, e ainda mais duas vezes no final. Um show do nosso baterista! O refrão, aliás, abre a canção, como em It Won't BLong! As harmonias vocais perfeitas de Paul e George (ambos nos graves com John nos agudos, algo bem incomum!) dialogam em triplo nos versos, respondendo nas frases pares às chamadas de John nas frases ímpares, expliquei-me? Melhor desenhar:
 

Note, assim, rapidamente, duas coisas importantes, denotando a qualidade deles como letristas

  • Que segue válida a política de não repetirem letras, como descobri ao descrever Do You Want To Know A Secret: os dois versos (1-4 e 5-8) têm letras diferentes;
  • Que TODAS (as quatro) rimas são RICAS!

    • 1-3: verbo com adjetivo; 
    • 2-4: adjetivo com verbo; 
    • 5-7: verbo com preposição; 
    • 6-8: verbo com substantivo.

Ah, os três entram também entram em falseto ("If there's anythin' I can do") na ponte! Impecáveis!

 
No filme, Tell Me Why abre a sequência final de trechos de três canções tocadas "ao vivo no programa de TV, juntamente com If I Fell (que já aparecera na íntegra em ensaio) e I Should Have Known Better (que já aparecera na íntegra na cena do trem). Deixo o vídeo aqui, neste LINKpara que deliciem-se:
(i)   com o sorriso de Ringo, 
(ii)  com a gaita de Paul, 
(iii) com as harmonias vocais dos três, e, claro,  
(iv) com a dancinha das perninhas de George!

Bem, para finalizar, vocês gostaram de ver Tell Me Why tocada ao vivo? Pois contentem-se, porque foi a PRIMEIRA e ÚLTIMA vez. Nunca a tocaram nas turnês, nem nos programas de TV, nem John, muito menos Paul em suas carreiras solo lembraram-se dela!  

Um comentário:

  1. Gosto muito dessa canção... Os detalhes que você cita são mostra do refinamento da banda. Seja como compositores, músicos ou cantores, esse disco é o que deu segurança ao grupo.
    Quanto a Paul não ter cantado essa: a música é a cara e a voz do John! Talvez não "ornasse" com a voz do Macca. Paul canta pouca músicas do John. Apenas as de grande público.

    ResponderExcluir