segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Os Quintos

Em minha saga sobre as canções dos Beatles, já com 37 capítulos (LINK), um amigo leitor ficou impressionado com o número de contribuições de George Martin em inúmeras canções da maior banda de todos os tempos e  concluiu estar justificado o título de Quinto Beatle usualmente a ele atribuído. Isso inspirou-me a explorar essa condição de quinto componente, presente em várias situação da vida.  Começando por ele mesmo!

O Quinto Beatle

Então, George Martin, um maestro por formação, produtor por profissão, entrou na vida dos Beatles em julho de 1962, assegurando a eles um contrato para fazer um compacto. Logo de cara, sugeriu que Paul cantasse o refrão de Love Me Do para que John entrasse com a gaita, e depois, sugeriu que Please Please Me fosse acelerada em relação ao ritmo que John propusera inicialmente. Ambas foram ótimas sugestões e os rapazes começaram a confiar nele! Depois, foram dezenas as vezes em que entrou com seu piano em gravações e outras tantas em que fez arranjos de cordas para incrementar as canções, indo bem além do papel tradicional de um produtor. Nada mais justo atribuir-lhe o título.

O Quinto Elemento

Seria o Éter, ou o Vácuo, tudo que está fora da envoltória comandada pelos 4 Elementos Clássicos, Terra, Fogo, Água e Ar, filosofia que vigia na antiguidade clássica. Também é um filme excelente, na minha opinião, com Bruce Willys e Gary Oldman, este que buscava o Quinto Elemento, representado por Milla Jovovich, para dominar o planeta, aquele que protegia a protegia,  o filme francês de maior sucesso até seu lançamento.

O Quinto Poder

Seria a Internet, por intermédio das Redes Sociais, que surgiram por sobre o Quarto Poder, a Imprensa tradicional, que cobria e controlava a atuação dos 3 Poderes Tradicionais, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

A Quinta Estação

Em livro distópico da escritora americana N.KJemisin, para além de Primavera, Verão, Outono e Inverno, haveria uma Quinta Estação, que seria a Morte, através de catástrofes naturais que dizimavam boa parte da população, de tempos em tempos. Enfim, acho que estamos vivendo uma Quinta Estação hoje, com a pandemia!

A Quinta dimensão

Para além de Largura, Altura, Profundidade e Tempo, ou x, z, z, e t, é constante a investigação sobre uma Quinta Dimensão, que não seria para além do Tempo, mas seria mais uma espacial, uma quarta dimensão, para além de x,y, e z, difícil de explicar ou imaginar. Mais fácil que isso é assistir  ao seriado de ficção científica 'A Quinta Dimensão', da década de 1960, como saiu aqui no Brasil a americana The Outer Limits, sobre eventos extraordinários!

A Quinta Emenda

Embarcando na onda americana, existe a poderosa Quinta Emenda à Constituição dos EUA, que vemos acionada em muuuitos filmes,  e garante direitos aos acusados, contra o abuso de autoridade, por exemplo o direito de ficar calado, e o de que que e nada acontecerá fora do 'devido processo legal', coisa que vem sendo desvirtuada por aqui, onde também há tais diretrizes.

A Quinta Coluna

Designação pejorativa dada a elementos que atuam clandestinamente, por baixo do pano, sabotando, enganando, subornando, atuando contra movimentos de libertação em gueras civis, ou militares. No Brasil, o termo foi usado à época da entrada na Segunda Grande Guerra dado a quem trabalhava pelo apoio ao alinhamento aos nazistas e fascistas!

O Quinto Pixie

Puxando um pouco a brasa para a sardinha de minha filha escritora, os Pixies são um grupo de estudantes rebeldes que atuam contra o autoritarismo na escola de magia do Rio de Janeiro, segundo a Saga A Arma Escarlate. E Hugo Escarlate é o herói (!) da Saga, favelado do Morro de Santa Marta, que ao chegar é agregado ao grupo, sendo, portanto, o Quinto Pixie!

Travesseiro enviado por uma fã de Salvador


Existem outros:

Q Quinto Naipe, um livro de um recifense sobre o cangaço

O Quinto Cavaleiro do Apocalipse, a Omissão, além da Peste, Guerra, Fome, Morte

E outros que me apresentem!!

Bem, saindo, da classe ordinal e entrando na cardinal fracionária, não poderia deixar de terminar este post lá nooooo ....

O Quinto dos Infernos

Pois é, na verdade, a expressão remete ao período colonial brasileiro, quando um imposto de 20% era aplicado em cima de toda a riqueza produzida no Brasil, e remetido a Portugal. Aquele 20%, ou 1/5,  era repugnado pela população que o chamava carinhosamente de "Aquele Quinto dos Infernos!"

2 comentários:

  1. Muito bom post, digno da expressão americana "quintessential"...

    ResponderExcluir
  2. Emblemático esse número 5. Tenho uma certa predileção por ele, afinal nasci em 05/05/1955. Uma 5a Feira.

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (42) Arte (12) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (843) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (14) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (104) Propaganda (6) Rádio (39) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Será que estava escrito?

Chegou mais um 4 de agosto. Comp letou 47 anos!! Pensei no Day After!  Como terei eu acordado naquela manhã de 5 de agosto de 1978? ...