1. MAN: Homem
2. MEN: Homens
3. ADVERTISEMENT: Propaganda
4. AD: Abreviatura de Propaganda
5. AD MEN: Profissional de Propaganda
6. MADISON Avenue, centro das agências de propaganda de Manhattan
7. MAD MEN:
- Homens loucos
- Profissionais de Propaganda da Avenida MADISON
- Uma das melhores séries da história!
Originalmente exibida na AMC, esteve na NetFlix e agora, na Prime. Teve sete temporadas, de 2007 a 2015, multipremiada, incluindo 16 EMMY's e 5 Globos de Ouro. Sua contemporaneidade com Breakind Bad (5 temporadas, de 2008 a 2013) fez com que esta, considerada a melhor série de todos os tempos, não tivesse o sucesso refletido em tantos prêmios.
Conta a história de uma agência de publicidade em 1960, especialmente seu gerente de criação Donald Draper (Jon Hamm), sua família, suas relações pessoais e profissionais, suas amantes (!), sua vida passada secreta. É também o primeiro grande papel de Elisabeth Moss, quase protagonista, como a secretária Peggy, que galga postos maiores. Grande destaque também para a linda January Jones, uma verdadeira princesa, que faz Betty, esposa de Don. E também para a sempre estonteante Joan (Christina Hendricks), chefe das secretárias, que sempre arrasa quando aparece desfilando pelo escritório, a expressão da femme fatale.
Pelo menos ente Primeira Temporada, sensacional, vontade de assistir mais episódios todo dia, mas mantivemos a rotina de nos juntarmos após o Jornal Nacional, no lugar da novela, ora interrompida. Foi religioso! E todos amamos!!!
Três pontos a destacar como reconstituição comportamental.
- O Cigarro! Gente, todos eram praticamente chain smokers, os ambientes são até enevoados, acendem cigarros no meio de refeições, em cima da cama, carregando crianças, hoje isso choca!!
- O Whisky! Felipe me contou que o consumo médio de whisky nos EUA aumentou durante a veiculação da série, já que o incentivo está em TODOS os episódios, antes de reuniões, em reuniões, depois de reuniões, em casa, fora de casa, incrível!!
- O Machismo! Mulheres naqueles anos eram realmente desconsideradas como algo mais que esposas, cuidando de casa e filhos, ou potenciais amantes. As secretárias eram referidas não por sua profissão, mas como 'girls', 'my girl' pra lá, 'your girl' pra cá, o machismo imperava solto!!
A reconstituição histórica também é muito legal porque vamos vendo o que está acontecendo no mundo, à época, por exemplo, a primeira temporada se passa em meio à eleição de Kennedy, então vemos algumas imagens da época, quando assistem televisão, enfim. Os Beatles foram mencionados 3 vezes ao longo da séria, não vejo a hora de ficar emocionado!!
E, finalmente, apesar de ser uma ficção, as contas que a agência lida são reais!! Então, vemos, por exemplo, a campanha do Lucky Strike, um cigarro muito popular, em que a época de começo da descoberta que cigarros faziam mal à saúde, impõe um desafio ao criador da propaganda, do quê ressaltar na propaganda que fosse diferente dos demais. E Don saca um processo comum, que é realizado por TODOS os fabricantes e criou o slogan 'It's Toasted!'. Mas ele foi o primeiro a destacar o processo, e a campanha foi um sucesso.
Outro exemplo, a Kodak lançara uma novidade no mercado de projeção de slides (lembra?), aquela roda que vai liberando os slides, mas não estava satisfeita com o nome do equipamento. Entregou o desafio a várias agências, e vai verificando as propostas em reuniões ao longo dos dias. Quando chega a Don Draper, vem o show, ele faz uma apresentação, em que apresenta família, associa a imagem a um parque de diversões, um local de boas lembranças, e chama-o de Carrossel!!! Os dirigentes da Kodak cancelam as demais entrevistas! Um sucesso imediato!
Então, são vários os motivos para se ver a série.
______________
Todas as 7 temporadas são ótimas!
Gostei da dica. Vou assistir.
ResponderExcluirEntão viu quando os Beatles foram mencionados da melhor maneira possível. Representando o novo, as mudanças necessárias...E isso é mostrado de forma impressionante quando uma das moças, não lembro mais qual, quer que o Donald entenda que é preciso fazer alterações. Ela apenas se levanta e coloca a música Tomorrow Never Knows para ele ouvir. Que tapa. E é assim que termina o episóido. Ao som da musica. Ele não dá conta. rs rs rs. Ele se levanta e desliga a radiola. Não estava ainda preparado.
ResponderExcluirAté hoje nem todos estão.