-

segunda-feira, 25 de março de 2019

Churchill, O Cara - Volume I

Olá! Caso se interesse pelo livro,

deixo aqui o Link Amazon
________________________________________________

Terminei a primeira metade de uma missão que assumi quando comprei, na Bienal de São Paulo, em agosto, a biografia de Churchill em dois volumes, um box muito maneiro.

Sobre a segunda, comecei a falar neste link:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/03/churchill-era-o-cara.html

Comecei a ler o primeiro volume no começo de outubro, portanto antes de saber que era também o livro que o presidente eleito estava lendo, vamos deixar isso claro!

O fato é o seguinte: que figura sensacional!

As pessoas que não têm acesso à vida dele imaginam-no com aquela cara já de idoso, na época em que era primeiro-ministro da Grã-Bretanha, liderando o país a uma vitória na Segunda Guerra Mundial. Agora eu sei que aquele era somente o ápice de uma carreira já brilhante! 

Ele começou sua carreira política muito cedo mas antes disso foi um militar de combate. Saía cavalgando destemidamente com seu cavalo à frente das tropas rumo às hordas inimigas, nas guerras das colônias do Império Britânico. Foram dezenas as vezes em que ouviu o zunir de balas passando próximas a seus ouvidos. Ele dizia, em cartas que escrevia a sua mãe e aos seus amigos, que ele tinha essa confiança toda porque sabia que um dia seria algo muito grande para o seu país. E atuava como correspondente de guerra, ganhando muitas libras. Esteve também nas trincheiras comandando batalhões na França, durante a primeira grande guerra. 

Na política, começou no Partido Conservador mas migrou para o Liberal, depois voltou ao Conservador, ele ia se movendo conforme eram suas convicções no momento. Primeira mudança de partido dele se deu de maneira espetacular. Depois de ser conservador por alguns anos, ficou descontente com algumas posições até que chegou um momento, no meio de uma sessão parlamentar em que ele simplesmente pegou suas coisas de sua cadeira, levantou-se e passou para o lado da oposição. Quem conhece o Parlamento inglês, sabe do que estou falando.

Foi o mais jovem ministro da história da Inglaterra. E ocupou outros três cargos do mesmo nível antes de ser primeiro-ministro. Na primeira guerra, era Lord do Almirantado, e fez com que a armada britânica mudasse seu meio de propulsão de carvão para petróleo, o que foi fundamental para o sucesso da Inglaterra. Depois, já na época das trincheiras, defendeu insistentemente o desenvolvimento daquele trator com esteiras, que viria a ser chamado de tanque.

Na vida pessoal, estudou sempre em colégios internos, como ocorria com todas as crianças de famílias ricas na Inglaterra. A família era uma coisa assim meio distante pra ele: apesar de amar profundamente pai e mãe, havia anos em que ele voltava para casa para passar as férias de fim-de-ano, mas a mãe estava viajando, em compromissos políticos com marido, Lord Randolph, e ele ficava só com sua querida ama.

Na vida amorosa, casou-se relativamente tarde, aos 34 anos, com Clementine, que foi sua companheira até o fim da vida, durante 56 anos. Essa demora toda em se fixar era por conta de uma paixão que ele tinha por um certo ser, que o impedia de dedicar seu tempo a qualquer outra pessoa que fosse. Esse ser era ele mesmo. Ele declarou isso para algumas de suas pretendentes.

Toda essa vida política e militar extremamente ativa, e ele ainda arrumava muito tempo para escrever. Escreveu muito. Além das cartas (é impressionante como escrevia cartas para todos e por isso sabemos muito de sua vida), escrevia muitos livros, que lhe rendiam muitos recursos. Ele ganhava muito mais dinheiro como escritor do que na vida parlamentar ou mesmo como ministro. E percorria também o Império e os EUA ganhando dinheiro com palestras sempre muito admiradas. E ainda encontrou talento para a pintura. Admirável, sem dúvida!

O primeiro livro desta biografia acaba com ele sem cargo ministerial, mas firme na política, agora de volta ao Partido Conservador, e batalhando para que a Inglaterra se rearmasse, devido a nova ameaça alemã. Mas poucos acreditavam nele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário