-

sábado, 31 de maio de 2014

Ivo, nosso amigo - mais depoimentos

Bom, gente, coletei alguns depoimentos a mais dentre comentários a meus posts, e mensagens a meu email, e mesmo algo fisgado afortunadamente do Facebook, sobre nosso querido Ivo Fernandez Lopez. E compilei aqui pra ficar um pouco mais organizado.

Ainda estou esperando mais depoimentos, principalmente dos últimos anos de UFRJ, que a querida Darci deve mandar.


_______________________________________________________

Homero,

Não sabia e recebi a notícia com profunda tristeza. Sempre admirei a simplicidade do Ivo em tudo que ele realizava.  Como foi dito:  "sorriso franco e simples de um quase menino" assim que lembrava dele.

Guardei a msg de despedida dele da empresa e há algumas semanas, falei dele e até li para um grupo de amigos, elogiando as qualidades já citadas anteriormente pelo Homero. 

Sinto de não ter sido avisada a tempo de ir prestar a última homenagem ao nosso querido Ivo......



Nesta semana perdi um amigo distante, mas de coração, Ivo Fernandez Lopez.

Tinha uma admiração enorme pelo Ivo. Começou pela curiosidade, mesmo antes de imaginar que algum dia eu iria compor os quadros da Petrobras. Em março de 1976, ao entrar pela primeira vez no prédio Casa do Estudante no centro do Rio de Janeiro, onde eu cursaria a Turma IME do Colégio Bahiense, me deparei com uma placa dizendo 'Aqui estudou Ivo Fernandez Lopez'. Foi uma homenagem prestada ao Ivo pelo primeiro lugar que ele obteve no Vestibular Unificado da Cesgranrio de 1975, com recorde na pontuação desse vestibular até então. Os professores do Bahiense sempre nos lembravam do feito do Ivo como estratégia de motivação para nos dedicarmos ainda mais aos estudos e fazermos bonito nas provas do IME e da Cesgranrio.

Em 1986 já de volta ao Rio, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Trabalhávamos no mesmo andar do Edifício Sede da Petrobras, ele na Divisão de Reservatórios e eu na Divisão de óleo. Ratificava ali o que eu imaginava de uma pessoa com uma mente brilhante, um gênio na verdade. A sua paixão pela matemática o colocava na vanguarda do que se poderia imaginar em termos de simulações de reservatórios. Suas virtudes não se limitavam a resolução rápida de problemas complexos. Ivo era sempre atencioso com seus colegas de trabalho, sua humildade era percebida pela postura de ouvir atentamente seus interlocutores. Interagir com as pessoas, pura e simplesmente, era fonte de aprendizado para o Ivo. Era um cara do bem para todos nós.

Trabalhar com paixão era seu motor e a intimidade que tinha com a matemática o levou a deixar os quadros da Companhia em 2002 para seguir a carreira docente e pesquisador da UFRJ no Instituto de Matemática. Não tivemos mais contato desde então, mas a notícia de seu falecimento trouxe à tona, como se fosse ontem, todas as nossas conversas. É uma sensação tristeza, mas Ivo está com certeza levando a admiração de todos que o conheceram.

Que esteja em Paz com Deus.
__________________________


O Eng. Ivo trabalhou na Petrobras, na área de reservatórios, entre 1981 e 2002. Foi um dos profissionais mais brilhantes da área, tendo influído decisivamente para o avanço da Petrobras nas áreas de simulação de fluxo e visualização gráfica. Ao sair da Petrobras em 2002, já Doutor em Matemática pela UFRJ, passou no concurso público para professor da UFRJ, atividade que desempenhou nos últimos 12 anos. Suas características pessoais eram notáveis, de companheirismo e solidariedade, ajudando a todos os que o procuravam com a maior boa vontade. Quem teve o privilégio de conviver com o Ivo guardará sempre no coração, com muita saudade, a lembrança de uma pessoa verdadeiramente especial.Tive a felicidade de trabalhar com ele durante mais de 10 anos, foi um dos melhores amigos que tive, um exemplo de competência, retidão e humildade.


­­­­­­­­­­­­­­­___________________

Amigos
Notícia realmente péssima.  Parece que a ficha demora a cair.  Foi tão bom nosso encontro em dezembro, o Grupo da Marmota.  Guardo lembranças muito boas de nosso amigo Ivo. Nos conhecemos no pré vestibular   do bahiense. Até aí nosso contato era pouco. Até os professores falavam de sua capacidade.  Mas sua simplicidade e disposição para amizade era grande.

Passamos a nos ver mais no básico e jogamos futebol nas quadras da EF muitas vezes.  Nos últimos anos nosso bate papo de fim de ano era muito legal (sempre que possível). Pena o mundo perder alguém como ele.  Basta olhar a nossa volta para sabermos o quanto ele vai fazer falta. Cai a média de inteligência e de amizade simples e sincera do mundo.
Estou anexando uma foto de nosso último encontro.
Abraços, Jesse

__________________________
Realmente um dia muito, muito, mas muito triste mesmo.
Era um tremendo colega de todos nós. Uma inteligência impar, uma amabilidade singular e aquele seu jeito simples, confiante e alegre de ser. Não me recordo de te-lo visto triste ou de cara fechada em toda a nossa curta convivência.
Deixa saudade com sua partida tão prematura.
----------------
Notícia muito ruim mesmo.
Conheci o Ivo no pré-vestibular, passando pela UFRJ e depois no CEP. Sempre admirei sua inteligência enorme, sua simplicidade e modéstia.
Acho que ele deixa saudades em todos que o conheceram.
________________-
Muito triste a perda do Ivo. Um grande colega, muito humilde e fraterno.
Tive a sua inestimável ajuda na dissertação de mestrado.


É de fato muito triste. Poucas vezes vimos, brilhantismo e humildade juntos em proporções tão vastas num Ser Humano
Do querido amigo, guardarei o sorriso franco e simples de um quase menino.
Que ele viaje bem!
Não tive a oportunidade de conviver próximo ao Ivo, mas ele passava rapidamente a sensação de ser um cara do bem, íntegro, além de extremamente inteligente.
Em com muita tristeza recebo esta noticia .
Tive a oportunidade de conviver com o Ivo de uma maneira mais próxima quanto ao final de seu estágio na Bahia (na UO-BA antiga RPBA) passou um tempo no apartamento em que em que eu morava.
Seu jeito simples  tornou esta convivência, embora breve, bastante tranquila.
Deus o abençoe e você deverá certamente um lugar na celeste academia pois Deus não joga dados com o universo.
Grande pessoa nosso colega Ivo Fernandez
Trajetória sempre brilhante por onde passou, e que certamente iluminou a muitos.

Enorme perda por sua inteligência, competência e talento.
Anônimo12 de março de 2014 18:01
E de se lamentar de fato.
Gente boa demais.... Da melhor cepa... Melhor qualidade....
Ribor50

Homero,
Fui colega de turma de Engenharia da UFRJ em 1976 quando o Ivo foi, simplesmente, o 1o. colocado no Vestibular Unificado da CESGRANRIO em meio a mais de 100.000 candidatos daquele ano. Em 2009, na época da formatura da minha filha em Engenharia de Alimentos na UFRJ, fiquei sabendo que ela tinha assistido aulas de Cálculo III com o Ivo. Uma coisa engraçada é que ela gostou tanto de Cálculo III que repetiu 3 vezes... e só passsou quando foi aluna do Ivo !!
Carlos Assunção

Paulo Roberto13 de março de 2014 10:30
Tive o prazer de ser colega do Ivo no Curso Básico da Engenharia da UFRJ entre 1976 e 1977 e depois novamente estive com ele por volta de 2010, quando fui buscar algum aconselhamento para ajudar a minha filha que andava às voltas com dificuldades nos Cálculos da UFRJ. Foi interessante ver como ele conseguiu, nos mais de 30 anos que separam esses dois momentos das nossas vidas, um espírito jovem, simples e sempre gentil. A sensação que tive, ao revê-lo, foi de voltar no tempo e sentir novamente o mesmo companheirismo a mesma amizade, o mesmo desejo de ajudar. Realmente uma alma nobre, das mais nobres que já conheci, e que, ao voltar para Deus, deixa na vida de todos nós uma sensação de perda muito grande. Paulo Roberto.


SFA16 de março de 2014 15:02
Tive o privilégio de conhecer o Ivo em 1992, na UFRJ, no início do mestrado em matemática aplicada. Vinte e dois longos anos se passaram. Até 15 anos atrás muito contato, depois menos e, infelizmente para mim, nos últimos 2 anos, quase nenhum. Última vez que tive contato com Ivo, por e-mail, foi há quase um ano, ele e sua esposa M.D. me escreveram pelo meu sumiço, e-mail que recebi e acreditem (por não estar bem), não respondi. Poxa vida, seu eu imaginasse..... Tenho certeza que hoje sou uma pessoa melhor, também, pela influência do querido e eterno amigo. Ivo pertencia a uma classe muito seleta das melhores pessoas, com as melhores qualidades que um ser humano pode ter. Todas as qualidades citadas nos comentários acima são a expressão real do que este Grande Homem foi e representou aqui na terra. Só quem teve a oportunidade de conhecer Ivo, sabe e entende na íntegra do que estou falando. Ivo foi um exemplo de vida, não morreu e nunca morrerá em nossos corações e mentes. Sua doce lembrança será eterna em nossas vidas. A vida segue Ivo, infelizmente, sem você fisicamente aqui, mas acredite seu legado foi cumprido com louvor.
Com certeza o mundo necessita de outros e mais e mais outros Ivos Fernandezs Lopezs. Descanse em paz querido amigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário