segunda-feira, 26 de maio de 2014

Rosana, uma secretária


Depois, foi Carlos, um engenheiro.
Agora, nesses tempos em que minha empresa é lembrada menos pela capacidade técnica, inventiva e criativa de sua forca de trabalho e mais por aspectos fora do controle desta última, recebo mais uma mensagem de despedida, depois de décadas de dedicação a ela.

Rosana, uma secretária! 

Sim, sim, faco questão de registrar, em igual espaço aqui no blog.

Secretárias, auxiliares, arquivistas, contadores, operadores, bibliotecários, técnicos, analistas e outras tantas profissões situadas nas bases das pirâmides corporativas, têm também sua parte na equação de sucesso da Petrobras.

E se vê, no discurso de Rosana aquele amor à companhia, daqueles empregados que vestem a camisa, infelizmente rareando nas gerações mais novas, representantes da geração Y.

Muito legal, Rosana!!! 

Pode estar certa, sim, de que é uma história de sucesso!
-----------------------------

Olá caríssimos e caríssimas,  
A minha história com a Petrobras se iniciou muito antes de 1974, mais precisamente em março de 1964, quando o meu pai foi admitido na nossa Empresa e eu contava, à época, com 8 anos de idade. 
Naquelas priscas eras, a Companhia tinha somente 10 anos e alguns meses, ainda estava começando a sua grandiosa história e, ainda assim, tão novinha, por intermédio do salário dele, foi capaz de  abrigar e proteger a nossa pequena e tradicional família de quatro pessoas e garantir, a mim e a minha irmã, a educação e a instrução.  
Dez anos mais tarde, em 4 de novembro de 1974, foi a minha vez de ingressar na Empresa como “Auxiliar de Escritório” ou, o popular da época, “Auxcri”.  Nessa data e mesmo tão jovem, já contava eu 6 meses de trabalho em um banco e terminava o primeiro ano da faculdade de História no, então, novissimo Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Ingressei no antigo Serviço de Planejamento – SERPLAN, e logo fui alçada à função de Secretária de Setor. Logo percebi que eu nada sabia dessa profissão, além da datilografia – na verdade, eu havia começado a trabalhar, como tantos e tantos jovens, enquanto aguardava a conclusão da graduação para ser professora - mas eu tinha que aproveitar a oportunidade de aprender, e bem, porque apesar de eu nada saber, estavam me pagando para isso, e tratei de aprender o melhor possível com as colegas mais experientes (para elas, todo o meu agradecimento), que nunca se furtaram, ao contrário, faziam questão de ensinar àquela jovem que mais parecia ter 14 e não 18 anos, e em 1977, quando finalmente me graduei e tive a oportunidade de ser professora, já estava tão envolvida e vestida, até a alma, com a nossa camisa verde e amarela, que não consegui mais sair e, assim, dei seguimento à carreira já iniciada na Companhia. 
Tempos depois, fui Secretária de Divisão, de Superintendência-Adjunta, e de Superintendência-Geral, no pioneiro Grupo Executivo de Desenvolvimento da Bacia de Campos – GECAM (o órgão embrionário do que, em breve tempo, seria a pujante Bacia de Campos) e no Departamento de Produção – DEPRO, onde tive a grande oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da promissora província produtora de Urucu (há  poucos anos, no programa de visita de empregados às unidades, tive a grande felicidade de lá estar e ver como aquela unidade se desenvolveu e, também, de reencontrar dois caros amigos que fiz durante curso da Amana Key, em SP). 
Em 1989, fui convidada a substituir uma secretária (e até hoje grande amiga) na Diretoria (naquela época a sigla pela qual a Diretoria era conhecida, era... a do nome do Diretor! E se chamava 'Gabinete'). E assim eu fiquei lotada no Gabinete do Diretor Edilson de Melo Távora - GDEMT.Tempos depois, no GDJCL, Gabinete do Diretor João Carlos de Luca, e a seguir, o GAPRE. Lá iniciei como secretária dos Assistentes do Presidente e, em seguida, a partir de 1º de fevereiro de 1993 até 15 de março de 2012, designada formalmente como Secretária do Presidente (e foram 6), 19 anos trabalhando diretamente com o Chefe do Gabinete do Presidente (e foram 7 – o primeiro logo se aposentou mas com os 6 restantes guardo laços de grande estima e sincera amizade até hoje!). Nos últimos dois anos meus serviços estiveram à disposição da mais nova Diretoria, a Corporativa e de Serviços – DC&S, com o nosso Diretor, e ex-Presidente, Dutra (a ele eu muito agradeço por toda a compreensão, ajuda e generosidade, a ele e aos amigos do Gabinete que sabem a que me refiro).
Voltando um pouquinho no tempo, abraçando, definitivamente, esta profissão e os caminhos da Empresa indo na direção do mercado internacional, vi-me na contingência de aprender outros idiomas além do francês, com o qual prestei o vestibular e, assim, lá fui eu tentar dominar o inglês. Passados mais uns tempos a Companhia expandiu a sua experiência para o Mercosul, o que me colocou frente ao idioma espanhol. Gostei tanto de estudar esta língua que, muito incentivada por uma grande amiga, também secretária em uma das Diretorias e que terminava o seu curso de pós-graduação neste idioma, muni-me de muuuita coragem e disposição e voltei aos bancos acadêmicos e, também, pós-graduei em espanhol. 
O conhecimento de idiomas foi uma ferramenta muito importante na execução das minhas tarefas uma vez que eu trabalhava junto à Alta Administração de uma empresa de porte internacional. A demanda era grande.Pois é, como voces podem depreender, a Petrobras esteve presente durante toda a minha vida, e são muitos anos!, patrocinou  toda a minha instrução, proporcionou (e há de continuar!) muuuuitas ótimas férias dentro e fora do país e, ainda por cima, me deu até marido (e que Deus o tenha em ótimo lugar...), sem contar os grandes e leais amigos e amigas que fiz, e as incontáveis e sinceras amizades, como a sua, por exemplo.  
Creio que voces hão de concordar comigo: a Petrobras fez da minha história um sucesso...(modesta, eu, não?) Assim, vocês podem imaginar como é difícil deixar esta que foi a 'minha casa' (faltou muito pouco para eu até dormir aqui!) mas...le jour de dire adieu est arrivé , the day to say goodbye has arrived, el día de decir adiós ha llegado, o dia de dizer adeus chegou e é hoje! Para mim é motivo de imenso orgulho saber que dos 60 anos de existência e sucesso da Companhia, eu colaborei, diretamente, com 39 anos, 6 meses e 19 dias.
Por tudo o que lhes contei acima,  já tenho traçados novos caminhos que, como diriam os portugueses, estão a me levar para outras paragens.  
Acho que agora vou poder constatar o que dizem os que me precederam (e que eu espero seja verdade!): há vida fora da Petrobras. Só posso agradecer a todos vocês que estão nesta minha lista de distinta estima e fraternal amizade que continuem cuidando do desenvolvimento da nossa querida Petrobras e que espero revê-los aqui, ali, acolá, alhures e pela vida.
Aos novos: Saibam aproveitar o leque de oportunidades que os veteranos, com a sua saída, estão lhes possibilitando. Esta Empresa, apesar dos 60 anos, é jovem e é de e para vocês, cuidem bem dela como nós cuidamos até aqui.
Sorte, saúde, sucesso, felicidade e alegrias para todos nós e até sempre!
Um abraço grande da
Rosana
rosana.oliveira11@gmail.com


Um comentário:

  1. Sinto que a nova geração está contaminada pela situação em que vivemos hoje. Ensino ruim, muita "politica", falta de patriotismo (só neste ponto gosto do povo americano), desconhecer a história, etc.
    Estamos precisando de Governos que se importam com a Nação e não com seus bolsos.

    Itamar

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...