-

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Sean entrevista Elton, Julian, Paul! Antológico!

Pausa em minha saga sobre as Canções dos Beatles, que está ficando bonita demais!

Já está com 24 Capítulos, vejam aqui neste LINK.

Ontem, na minha atividade de bicicleta ergométrica, ao invés de ler mais um instrutivo capítulo do livro que lia, sentei-me munido apenas do celular e meu fone de ouvido. 

Gastaria a hora seguinte me emocionando, como já ocorrera nos dois dias anteriores.

Era a terceira entrevista do projeto Lennon at 80, da BBC2 (rádio inglesa).

Em tempo, John Lennon faria 80 anos no dia 9 de outubro. Quando ele recebeu quatro tiros pelas costas em 8 de dezembro de 1980, isso se tornou um evento impossível.

Sean Lennon entrevistou três pessoas importantes na vida de John, apresentadas em áudio da BBC nesta ordem: seu amigo Elton John, seu outro filho Julian Lennon, e seu parceiro Paul McCartney.

Em tempo... Sean é filho de John Lennon com Yoko Ono, Julian é filho de John com Cynthia, e Elton John é o padrinho dele, devido a uma série de acontecimentos que contarei ao final.

O plano era ouvir a terceira entrevista, após ter ouvido a primeira e a segunda no sábado e no domingo em minha estação de trabalho. Ocorre que antes de começar a entrevista com Paul, Sean e a BBC mostraram como que um resumo das outras duas, ‘ilustrado’ por canções que haviam sido apenas mencionadas na ocasião das mesmas, quando entrevistador e entrevistado conversavam. E aí, gente, começaram já as lágrimas. Ouvir a voz suave de Sean, falando sobre as músicas de seu ‘Dad’, e trechos delas aparecendo, Mind Games, Steel and Glass, e culminando com a exibição quase completa de Just Like Starting Over, que John lançara em novembro de 1980, com uma letra dizendo que estava começando tudo de novo, e que era hora de espalhar as asas e voar!!! E alguns dias depois acontecia aquilo... foi demais pra mim...

Em tempo... Após quatro anos já morando nos EUA, reconciliado com Yoko, e envolto em perseguições do governo americano, inconformado com a presença de um ativista tão poderoso em seu território, nasceu Sean em 1975, e John resolve ser para ele o que não fora para Julian 10 anos antes, retirou-se do cenário e ficou trocando fraldas, fazendo comidinhas e curtindo o filho, durante 5 anos, até que decidiu que era hora de começar tudo de novo...

E veio a entrevista com Paul, muito legal contando desde a época em que eram Teddy Boys, a admiração pelo rapaz mais velho que conheceu no ônibus (ano em meio de diferença aos 14 anos de idade é muita coisa!), e depois, o encontro arrumado com John por um amigo no pátio de uma igreja, o começo da parceria, de como John era o 'posh' entre os quatro, fui até procurar no dicionário, é 'de classe mais elevada'. Marcantes foram as impressões de Paul sobre a avó de Sean, muuuito positivas, o que deixou Sean emocionado. Ela se fora 17 anos antes de ele nascer.

Em tempo... Julia Lennon era uma mulher do mundo. Ela teve seu filho John e o deixou com 5 anos com sua irmã Mimi, para criar! O pai era marinheiro e abandonou o lar ainda antes. Aos 15 anos, John voltou a conviver com Julia, e tinha nela, não só uma mãe, mas uma amiga, com seu espírito jovial. Amante do Rock and Roll, que começava a despontar nos EUA, ela ensinou a John os primeiros acordes musicais em um banjo. Extrovertida, andava com John para todos os lados e os amigos dele a adoravam. Tudo ia muito bem, até que o destino deu um duro golpe no rapaz: em julho de 1958, quando atravessava a rua da casa de sua irmã para pegar um ônibus, Julia foi atropelada por um policial bêbado, de folga, sendo lançada a 10 metros de distância, e morrendo instantaneamente, aos 44 anos de idade. John nunca se conformou. E Paul confirmou aquela impressão sobre Julia na entrevista.

Muito bem conduzida por Sean, a entrevista foi passando por diversas fases do convívio dos dois, até o natural afastamento, a felicidade de Paul ter se reconciliado com John, decerto ele seria um outro homem se a tragédia tivesse ocorrido com eles ainda trocando rusgas. Sobre o tema, Paul se refere ao novo filme dos Beatles, que foi feito recentemente por Peter Jackson (diretor de 'O Senhor dos Anéis'), contar uma história de camaradagem entre eles naquelas famosas sessões de 'Let It Be', o último filme deles, que ficara marcado por cenas de desavenças entre todos. O lançamento do novo filme, ansiado por todos nós, foi adiado por causa da Pandemia. Paul até menciona uma foto que Linda tirou (ao lado) e que mostrava ele e John sentados, observando umas anotações de uma canção num papel, sorridentes, que por incrível que pareça foi um marco para lembrar ao próprio Paul que ainda eram amigos, sim. Paul mostra, ao violão, um trecho de uma canção deles, Just For Fun, que nunca foi considerada para gravação, bonitinha! Quando já se aproximava a entrevista de seu final, Sean pergunta se havia alguma canção em especial que Paul apreciava da carreira solo, e ele passou por alto sobre Imagine, Instant Karma, Working Class Hero, mas elegeu Beautiful Boy, decerto provocando uma lágrima em Sean (ao menos em mim, provocou), porque fora feita especificamente por seu 'Dad' a ele, então com 5 anos...

No domingo, eu ouvira a conversa de Sean com Julian, e notei, logo no começo, o tom que ela teria. Sean fez questão de dizer que eles iriam "to talk about Dad's music", então, nada dos problemas que Julian teve com o abandono do pai para ficar com Yoko, o que se sabe, fora muito duro para ele, nada daquilo seria comentado naquele foro. Que bom!! A música de John é suficientemente magna para preencher não apenas aquela hora, mas muitas, até dias, por que não, anos de conversas... Além dos destaques da parte musical, que já mencionei, foi interessante ver os irmãos trocando impressões de como era difícil serem apresentados a novos coleguinhas 'Este é Julian ... Este é Sean ... filho de John Lennon'. A partir daquele momento, seria impossível fazer uma amizade verdadeira, livre de interesses, os dois se sentiam assim, o tempo todo.  Uma das poucas amigas que Julian tinha era justamente Lucy, sim, aquela do 'céu com diamantes'. Sean declarou sua visão de que a Inglaterra era mágica, como um sonho impossível, queria morar lá. E Julian conta como se reaproximou de seu 'Dadquando chegou aos seus 15, 16, 17 anos e disse que falou com 'Dad' ao telefone um dia antes da tragédia, contou quando John tocou pra ele ao telefone Just Like Starting Over, e ouviu como 'Dad'  estava feliz com o novo disco, e tal, e olha eu chorando novamente. Julian diz que na madrugada de 9 de dezembro, portanto, próximo à hora dos tiros do outro lado do Atlântico, ele foi acordado por uma ocorrência na lareira da casa dele, na Inglaterra. E algum tempo depois, tocou o telefone.... ai ai ai.

Por incrível que pareça, foi no sábado que a emoção bateu mais forte. Foi quando chorei de soluçar, debruçado no computador... A primeira entrevista foi com Elton John, fã absoluto dos Beatles e de John, tanto que colocou o nome John em seu nome artístico, como a gente viu no filme 'Rocket Man'. Elton contou como conheceu o som dos Beatles, como foi revolucionário, o impacto para a juventude, canções brilhantes, autorais, contou como foi comprar o LP Sgt. Peppers de bicicleta longe de onde morava. E, como estava em Abbey Road junto com seu parceiro Bernie Taupin o primeiro Beatle de sua vida, tocando Hey Jude, a excitação, enfim como os Beatles arrasavam, enfim, e como se tornou amigo de John em Los Angeles(!!).

Em tempo... Num belo dia de 1973, Yoko se cansou de John e o exportou para Los Angeles, acompanhado de sua secretária May Pang, com a missão especial de satisfazer os ímpetos sexuais do marido ('melhor com ela que com sirigaitas'). Ele ficou lá por 18 meses!

Elton também estava lá e se tornaram amigos, para o bem e para o mal. Ficaram muito próximos. John o chamou para participar de uma gravação do álbum Walls and Bridges. Elton gostou especialmente da canção Whatever Gets You Trhu The Night, com um clima upbeat, tocou piano na gravação, e apostou com John que seria um Hit N°1. E que se fosse, John teria que se apresentar ao vivo com ele em New York! John nem ia fazer single com ela. Mas fez! E ela chegou ao topo! No dia marcado, em de novembro de 1974,  Elton não contou pra ninguém, o público foi ao Madison Square Garden sem saber de nada. Uma bela hora, ele anuncia com emoção "Mr. John Lennon", o público vem abaixo, como nunca Elton havia presenciado, todos da banda choraram de emoção, mas refizeram-se rapidamente e cantaram juntos, além da canção em questão, também I Saw Her Standing There (interessante, porque era uma de Paul) e Lucy In The Sky With Diamonds, que Elton havia gravado fenomenalmente, sugestão do próprio John, que lamentara que ninguém se lembrava de Lucy. Deixo aqui um LINK da efeméride, com baixa qualidade pois não houve televisamento oficial,vídeo editado, e tal, mas ao final tem boas imagens do encontro. Elton contou que John chegou a vomitar de tão nervoso que estava, mas depois, ele o fez muito bem.

Entretanto, o mais importante daquele evento, foi  que John enviou convites para Yoko, que enviou gardênias para os dois, John usou a dele no palco, e os quatro (John Yoko, Elton e May Pang) saíram para jantar, e o mais famoso casal do rock reatou mês e pouco depois, e, dali a nove meses, nasceu Sean Ono Lennon. E o entrevistador se lembrou desse fato, quase que agradecendo Elton por estar neste mundo. Nada mais apropriado que convidá-lo para ser Godfather do menino, não é mesmo?

Enfim, dali pra frente a entrevista foi uma sucessão de odes a John, Elton se emociona a falar dele, de sua inteligência, de seu bom humor, seu sarcasmo, das conversas de alto nível, de como John era uma fonte de conhecimento, e como era carinhoso,  e atencioso, nem um pouco esnobe, e no final a menção de como John ficou feliz por se tornar um 'family man' durante tanto tempo, e de como estava feliz de volta, com o disco Double Fantasy... naquele dezembro de 1980, ai ai ai, foi aí que eu desabei mesmo. Sean ainda agradeceu a Elton por ter feito a canção Empty Garden, em homenagem a John, disse que foi fundamental para o seu consolo quando criança, e ele a ouve até hoje.

Olha, se você tiver tempo de escutar uma só das três entrevistas, sugiro que escolha a de Elton John.

E posso dizer que outro ponto alto das entrevistas foi o próprio entrevistador. Sean é a absoluta calma, a voz leve, ótima condução, perguntas na hora certa, percebe quando o assunto requer uma virada, ou sabe quando avançar no mesmo tema, e tinha conteúdo para isso, preparou-se bem e entregou magistralmente!!

Desde já, entra para a categoria dos eventos ANTOLÓGICOS sobre os Beatles.

Deixo os links da entrevista ali embaixo, mas antes um maravilhoso vídeo com uma performance de Across The Universe, uma das melhores canções de seu 'Dad' ainda nos Beatles. Ele é o que toca o violão e faz uma perfeita segunda voz!! A imagem congelada é dele!



Agora, os 3 links com as entrevistas originais, mas atenção, eles sumirão ao final de outubro.

1. Sean Lennon e Elton John - LINK

2. Sean Lennon e Julian Lennon - LINK

3. Sean Lennon e Paul McCartney - LINK


E aqui, o link que eu ouvi na bicicleta, com trechos das duas primeiras, íntegra de Paul, tudo com inserções de músicas!

Neste LINK




Um comentário:

  1. Caramba os links vao sumir no final de outubro tenho que me apressar. Como morei em NY de 1976 a 1979 em minha primeira passagem por lah como gerente financeiro do Escritorio da Petrobras naquele tempo no Macgraw Hill building na 6a Av fui contemporaneo do John que morava no Dakota ateh que houve seu assassinato que eu soube jah no Rio.

    ResponderExcluir