terça-feira, 20 de dezembro de 2016

1128, lá vou eu!! Será?

Olá! Caso se interesse pelo livro,

deixo aqui o Link Amazon
________________________________________________


950 páginas depois, e mais um tijolão se foi... depois de muito metrô e bicicleta, acabei o segundo livro da saga de Guerra dos Tronos – A Fúria dos Reis -  ufa!!! Pra quem não acompanha, estou fazendo o caminho inverso, pois vi a série toda, e agora estou lendo os livros... 
Outros posts Homerix sobre a série:

ATENÇÃO!! HÁ SPOILERS SÉRIOS!!!

Neste segundo livro, dois novos personagens ganham visão própria sobre o que acontece: Theon e Davos! Juntam-se então aos ‘eleitos’ (ver post) do primeiro livro, Jon, Bran, Tyrion, Daenerys, Sansa, Catelyn, e Eddard .. bem ... este último se fué no primeiro....

Que diferenças entre livro e série!!!

Os roteiristas da série apenas mantém a linha base, mas parece que têm liberdade para adotar um caminho que seja mais interessante para a TV. Mas acho que eles às vezes exageram! Eles mudam até nomes de personagens: Asha, a irmã de Theon,  no livro, vira Yara na série, pra não confundir com Osha, pode? Esta não tem perdão! Não havia a menor necessidade!!

Eles inventam relações entre personagens, mesmo envolvendo ‘os eleitos’: no livro, Arya Stark NUNCA foi criada de Tywin Lannister, NUNCA troca uma linha de diálogo com ele. Aliás, com Arya acontecem as maiores mudanças, afinal é Bolton quem está dominando o Harrenhall naquele momento, e com ele é que Arya conversa. Aliás, a tomada de Harrenhall pelos Bolton, que só acontece no livro,  é auxiliada por Jaqen, a comando de Arya, em troca da 'desnomeação' de seu nome como terceiro a ser morto. No livro, são diferentes as pessoas que ela pede para Jaqen matar, é ela mesma quem escapa de Harrenhall, matando um guarda de noite, sem ajuda de Jaqen. E os três (ela, Gendry e Hot Pie) saem a cavalo, e não a pé!!  Nossa, é muito diferente, mas admito que os diálogos Arya/Tywin são um ponto alto da temporada.

Aqui, eu peço ajuda de quem já leu, porque acho que eu comi mosca: Renly é morto, sim, por uma sombra com a forma de Stannis, testemunhado por Catelyn e Brienne, igual à série, só que, no livro, a sombra só ‘nasce’ de Melisandre, depois!!! E a sombra também mata um outro rival de Stannis, o que na série, nem aparece!!! Seria uma falha de continuidade, e eles posicionaram o nascimento no lugar errado?

Mais curtinhas sobre o livro:
  • Shae não é a aia de quarto de Sansa, e sim da filha de Lady Tanta;
  • No livro, a cabeça de Renly é cortada, e preservada na série
  • Jamie passa quase todo o tempo preso no calabouço em Riverun e não no campo de batalha, não mata primo nenhum, e não é mandado de volta por Catelyn, escoltado por Brienne, ao menos neste livro...
  • No livro, é Littlefinger quem leva os restos mortais de Eddard a Catelyn
  • Talisa, a noiva de Robb Stark, nem é mencionada no livro, enquanto que na série ela aparece amputando perna de enfermos, e conquistando o coração de Robb com sua história valente. Acabou o livro, e nada de ela aparecer!!
  • A série não passa nem perto da vigília de Cately a seu moribundo pai, Lord Hoster Tully...
  • Meera e Jojen Reed já aparecem ainda antes da tomada de Winterfell por Theon, no livro, e depois fogem com Bran, Rickon, Hodor e Osha. Na série, eles só aparecem na terceira temporada.
  • No livro, não tem roubo dos dragões de Daenerys, muito menos morre Irri, a aia que ensina o idioma Dothraki à Kahleesi
  • Já a outra aia, Doreah, quem ensina os segredos da sedução, morre no deserto, enquanto na série, se entrega ao negão de Qarth, e acaba aprisionada para sempre com ele, em seu cofre.
  • No livro, Jon Snow, ao não conseguir cortar a cabeça de Ygritte, deixa-a ir embora, e não fica naquele reme-reme da série, com direito a fugas e recapturas e a dormir agarradinho pra passar o frio e ótimos diálogos sexuais.
  • No livro, fica mais claro que a ação de Qorin Halfhand provocando Jon Snow era intencional.... na série fica meio estranho Snow matar o companheiro...
  • No livro, Tyrion é muito mais heróico quando decide tomar à frente da batalha, mata vários inimigos, até ser traído e salvo, isto é igual.
  • No livro, há muitos encontros de Ser Dontos com Sansa no Godswood.
  • A cena final da segunda temporada, com a marcha dos White Walkers, assistida por um apavorado Sam Tarly, é licença poética da série.
Bem, em linhas gerais, concordo que as modificações contribuíram para deixar a série mais interessante que o livro... mas confesso que são tantas as modificações que me fazem desanimar da nova empreitada literária.... olha só quantas páginas tem o terceiro livro!!


Jon Snow?

You know nothing, Jon Snow!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Aniversário (42) Arte (12) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (843) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (14) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (104) Propaganda (6) Rádio (39) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Será que estava escrito?

Chegou mais um 4 de agosto. Comp letou 47 anos!! Pensei no Day After!  Como terei eu acordado naquela manhã de 5 de agosto de 1978? ...