Era janeiro de 2007 e uma mensagem espantou e entristeceu a muitos:
Prezados colegas e, sobretudo, amigosEle tomara a decisão no momento em que voltaria para o Brasil e seria o meu Gerente Executivo. A mensagem foi direcionada a uma longa lista, eu era um dos destinatários, e resolvi que não poderia deixar sua partida assim, sem ao menos uma explicação do tamanho da perda que nós, da Gerência, e principalmente a nossa empresa teria. E escrevi:
Depois de 31 de anos de dedicação profissional à melhor companhia do mundo, formalizei hoje meu pedido de desligamento da Petrobras.
Esta foi, sem dúvidas, a decisão mais difícil que já tomei na minha carreira. Mas também foi a melhor pensada e amadurecida. E as razões para esta decisão são estritamente de caráter pessoal e familiar.
Deixo a companhia com o coração partido mas, por outro lado, com um
profundo sentimento de missão cumprida.
Embora neste momento não tenha nada confirmado em termos de novos rumos profissionais estou tendendo a formar uma firma de consultoria de desenvolvimento de negócios e gerenciamento de portfolio no setor de E&P. É possível, portanto, que nossos caminhos ainda se cruzem nas nossas jornadas de trabalho.
Finalmente, cabe registrar aqui meu agradecimento à alta administração da companhia, cujo apoio e encorajamento, essenciais ao desempenho de minhas funções, nunca me faltaram. E a todos os colegas e amigos, tantos que aqui não poderia nominá-los, pela
cooperação, amizade e respeito com que sempre fui agraciado.
Atenciosamente
Renato Bertani
Colegas da INTER-AFE
Todos vocês devem ter ouvido falar do pedido de demissão de Renato Tadeu Bertani, nosso ex-futuro chefe. Nem todos foram copiados na sua carta de despedida.
Alguns, mesmo, principalmente os mais novos, nem o conheceram e não sabem da dimensão desta perda para a nossa empresa.
Por isto, compilei algumas das respostas àquela carta, vindas dos mais variados escalões da companhia. Certamente, muitas outras há, porém os enviantes preferiram enviá-las na opção 'Responder', e não 'Responder A Todos', como fizeram os listados. Por elas, terão alguma noção do que significa sua saída. Não repetirei aqui as qualidades do profissional e ser humano, já extensa e justamente listadas, basta dar uma boa lida nas repostas que anexo (estão nos comentários ao post).
Descrevo, sim, um pouco do que sei sobre o caminho profissional deste luminar, geofísico de mancheias, que logo no começo da carreira galgou postos gerenciais. Com 10 anos de companhia, já mestre e doutor, chegou, em 1986, à superintendência de uma região de produção, equivalente hoje à UN-RNCE (Rio Grande do Norte e Ceará).
Começou seu caminho internacional em 1989, na Braspetro, subsidiária que então trilhava os caminhos da Petrobras no exterior, onde chegou já como gerente de exploração e de novos negócios, e, no curso natural de sua excelência, foi nomeado, em 1992, Diretor de Exploração e Produção da Braspetro. Naquela oportunidade, foi meu colega e chefe pela primeira vez, quando começamos as trilhar os caminhos da análise econômica e compartilhamos interessantes navegadas em planilha eletrônica.
No final de 1997, optou pelo caminho internacional de fato, assumindo a Gerência Geral da Petrobras UK, em Londres. Lá, ele não se ateve apenas aos contatos de alto nível e as decisões diárias no comando do posto avançado da maior empresa brasileira no seio da indústria petrolífera européia. Conseguiu desenvolver uma fenomenal
ferramenta de controle econômico de todos os ativos da subsidiária, em que manuseava contrato, contabilidade, finanças e tributos, que veio a se constitutir em ponto de partida e chegada de qualquer decisão sobre a carteira de projetos no front britânico.
Em setembro de 2001, foi comandar a Petrobras America, em Houston, quando então começou minha segunda oportunidade de profícua convivência profissional com o extraordinário comandante. Não satisfeito em dedicar seu tempo para revolucionar a carteira exploratória da Unidade, com uma guinada bem sucedida para
oportunidades de alto risco e alto prêmio, continuou sua saga de controlador econômico. A mudança de linguagem de sua super planilha não foi apenas no sotaque, e sim em toda a estrutura contratual e situação fiscal e contábil vigente de todos os ativos americanos da Petrobras.
Minha vida profissional, como gerente financeiro e planejador foi muito facilitada por sua veia econômica traduzida em planilhas. Também minha vida pessoal foi mais agradável, posto que tive oportunidade de conhecer e conviver com sua maravilhosa família, um dos motivos para este desenlace, que ora nos deixa a todos tristes,
porém, conformados.
Na última mensagem, lá no final, aos que quiserem conhecê-lo, encontrarão um link para um video com um de seus últimos discursos, que emocionou a todos que o presenciaram, quando foi homenageado por seus 30 anos de trabalho na, como ele disse, melhor companhia do mundo, que, infelizmente, ele acaba de deixar.
Abraço a todos e seguimos adiante.
HOMERO VENTURA
Daqui a pouco, listo as mensagens que compilei.
Antes disso, deixo aqui a mensagem dele mesmo, quando recebeu a minha mensagem / compilação:
Antes disso, deixo aqui a mensagem dele mesmo, quando recebeu a minha mensagem / compilação:
Márcia e Homero
Vocês me enviaram duas das mais belas mensagens dentre as muitas que recebi. E o Homero além de tudo fez um pequeno retrospecto e compilação de mensagens que ele gentilmente circulou para colegas que não receberam minha mensagem original. Isto me reforça a convicção de que a Petrobras ainda é a melhor companhia do mundo, porque conta com pessoas com o profissionalismo e, acima de tudo, a sensibilidade de vocês. Estou agora naquela fase em que as emoções da semana passada estão dando lugar à realidade. E continuo convencido de que foi o melhor para minha família.Espero muito em breve ter oportunidade de voltar a conviver com vocês, seja social ou profissionalmente. Ainda não tenho nada definido no que se refere aos meus novos rumos profissionais, mas algumas oportunidades interessantes já estão surgindo. Tenham um grande final de semana, curtam suas famílias, e mantenham suas prioridades na ordem certa!! Um grande abraço do amigo,
Renato Bertani
Bem, como disse, a seguir encontrarão as mensagens que coletei, nos comentários a este post
Prezado Bertani,
ResponderExcluirInfelizmente não tive a oportunidade de trabalhar com você, apesar de v. ter sido o meu Super por pouco tempo, em Natal, quando ingressei na Petrobras. Independente disso, sempre tive notícias suas ao longo de sua trajetória na Companhia e aprendi a admirá-lo muito, profissionalmente, como todos os que abaixo se manifestaram em resposta à sua carta e tantos outros que não registraram os seus pesares pela sua demissão.
A Petrobras está vivendo um momento crítico, com um crescimento em ritmo bastante acelerado e a saída de muitos profissionais experientes, que poderiam ainda contribuir de maneira significativa para o sucesso desse processo, além de inspirarem as novas gerações a seguirem seus passos.
Sua apresentação no último Integrani me emocionou profundamente e, à época, comentei com o meu esposo a respeito da importância de um bom alicerce familiar para o sucesso de qualquer profissional. Rever essa apresentação, através do link no e-mail da Márcia Figueiredo, me fez admirá-lo mais ainda, pela sua coragem e fidelidade aos seus princípios (as coisas mais importantes de sua vida, nessa ordem, são a família e o trabalho).
Eu tento seguir essa mesma trilha e costumo brincar, dizendo que dou o meu sangue por essa Companhia, mas que jamais venderei a minha alma. Acredito que essa deve ser a verdadeira essência e honradez de qualquer ser humano.
Fico muito triste pela sua demissão, pois estão restando cada vez menos modelos de conduta profissional para aqueles que amam essa Companhia e querem que ela cresça e frutifique. Por outro lado, creio que eu agiria da mesma forma, em nome do bem-estar da minha família (vender a alma, jamais!) e o parabenizo por isso.
Não tenho a menor dúvida do seu sucesso profissional, esteja onde estiver, seja qual for a atividade.
Cuide sempre de sua família que, sem dúvida, é o seu portfolio mais valioso.
Saudações,
Marcia S. A. Magalhães
Prezado Bertani,
ResponderExcluirComo Diretor de E&P da Petrobrás é com uma concreta sensação de
perda que recebo esta sua carta.
A Petrobrás foi e continua a ser construída em cima do trabalho
competente, dedicado e sério de seus melhores empregados e eu,
pessoalmente, sou testemunha da excelência referencial de sua
contribuição para o sucesso desta grande Companhia ao longo de toda
a sua carreira profissional e gerencial.
Peço-lhe que receba meus votos de continuado sucesso na vida e que
tenha a certeza de que me senti sempre muito honrado com sua amizade
e em tê-lo como colega de trabalho.
Grande abraço,
Estrella.
Diretor de Exploração e Produção
Caro Bertani,
ResponderExcluirApesar de não termos tido muitas oportunidades de compartilharmos
profissionalmente,as poucas experiencias foram suficientes para que
pudesse comprovar sua competencia e dedicação à Companhia.
Tenho certeza que foi uma decisão bastante difícil e ,sem dúvida,
uma grande perda para a Petrobras.
No entanto as mudanças fazem parte de nossas vidas e espero que
,nesse caso,se configure numa grande e nova oportunidade de crescimento.
Conte com os amigos e admiradores que voce cultivou nesses 31 anos
de exemplar vida profissional.
Grande abraço,....Pedro Barusco
Gerente Executivo de Engenharia
_______________________________________
Caro Bertani,
Estas ocasiões sempre oferecem um tom de nostalgia, sobretudo porque
os bons ambientes que criamos, a cortesia, espírito de equipe e de
cooperação e a amizade que surge e se consolida com naturalidade,
sempre deixam saudades. Estou certo que a Petrobras manterá em seus
registros o reconhecimento pelas notáveis contribuições que você
sempre deu, onde quer que tenhas atuado, muitas delas eu mesmo sou
testemunha, na construção da nossa grande empresa, que muito nos
orgulha. Estou certo, também, que você se despede com aquela
profunda satisfação de missão cumprida. Desejo muito sucesso na nova
etapa da sua extraordinária carreira profissional, com votos de vida
longa e muita saúde.
Um grande abraço,
João Figueira
Diretor de Exploração e Produção da PAI
_______________________________________
Caro Bertani,
Só posso desejar sucesso, o que você sempre teve nas suas tarefas na
Petrobras, e lamentar a sua saída.
Para várias pessoas sempre citei você como exemplo de profissional
dedicado, competente e comprometido.
É a vida!
É um novo ciclo que se inicia!
Um grande abraço,
Lima
Presidente da Petroquisa
Caro Bertani,
ResponderExcluirEstas ocasiões sempre oferecem um tom de nostalgia, sobretudo porque
os bons ambientes que criamos, a cortesia, espírito de equipe e de
cooperação e a amizade que surge e se consolida com naturalidade,
sempre deixam saudades. Estou certo que a Petrobras manterá em seus
registros o reconhecimento pelas notáveis contribuições que você
sempre deu, onde quer que tenhas atuado, muitas delas eu mesmo sou
testemunha, na construção da nossa grande empresa, que muito nos
orgulha. Estou certo, também, que você se despede com aquela
profunda satisfação de missão cumprida. Desejo muito sucesso na nova
etapa da sua extraordinária carreira profissional, com votos de vida
longa e muita saúde.
Um grande abraço,
João Figueira
Diretor de Exploração e Produção da PAI
Caro Bertani,
ResponderExcluirSó posso desejar sucesso, o que você sempre teve nas suas tarefas na
Petrobras, e lamentar a sua saída.
Para várias pessoas sempre citei você como exemplo de profissional
dedicado, competente e comprometido.
É a vida!
É um novo ciclo que se inicia!
Um grande abraço,
Lima
Presidente da Petroquisa
Caro Bertani.
ResponderExcluirConsidero um enorme privilégio ter trabalhado contigo.
Sentiremos muito a tua falta.
Certamente esses teus novos rumos profissionais continuarão sendo
marcados pelas características que sempre pautaram tua jornada na
Petrobras: extrema competência, seriedade, sólidos princípios
éticos, extraordinária capacidade de liderança, diferenciada visão
estratégica e diferenciada visão de negócio e enorme capacidade de
realização, dentre outras.
Por isso, te desejar sucesso é mera questão de cortesia.
Mantenha contato.
Enorme abraço.
Carlos Tadeu da Costa Fraga
Gerente Executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras
Bertani,
ResponderExcluirVoltando de duas semanas de férias, não poderia haver tomado
conhecimento de outra notícia com tamanha perda para nós e para a
Petrobras, quanto a notícia de sua saída.
Para nós, por não mais contar com um exemplo de simplicidade na arte
de lidar com as pessoas e com a maestria na arte de lidar com os
negócios. Para a Petrobras, por não mais contar com um dos mais
competentes profissionais em um momento de tamanha expansão e
necessidade de transferência do seu conhecimento para os que farão
nossa Empresa ainda maior.
Imagino como deve estar o seu coração com tantas mensagens de
carinho enviadas pelos seus tantos admiradores. Desejo a você muito
sucesso nesse novo desafio, esperando ter a oportunidade de que
nossos caminhos ainda se cruzem nas nossas jornadas de trabalho como
você disse.
Um grande abraço
Adelson Antonio da Silva
Gerente de Recursos Humanos da Área Internacional
Bertani,
ResponderExcluirNão sou lá de muitas palavras e elogios mas me permito mudar e te
trazer uma mensagem sincera e eu diria até sentida.
Não tivemos oportunidade de trabalhar juntos, mas posso te dizer que
conheço e admiro o teu trabalho. Desde que fui transferido para a
antiga Braspetro hoje Área Internacional, as pessoas com quem
trabalhei e que te conheciam eram unânimes em afirmar as suas várias
qualidades como Alta Capacidade Técnica, Liderança, Visão de
Negócios, Postura Pró-ativa, Penetração e Reconhecimento na
Indústria de E&P, Postura Ética etc. Muitos lhe atribuem
responsabilidade e reconhecem como sua uma parcela significativa do
crescimento da ANI. Os recentes sucessos da PAI e, consequente
crescimento, são fatos incontestáveis e não deixam dúvidas da tua
contribuição. Por ter apreendido com os meus companheiros, desde
2000, a admira-lo, reconhecer o seu valor e te-lo como um modelo de
profissional, que fico muito sentido com o seu pedido de
desligamento. A Petrobras perde e perdemos todos. Você tem lá
motivos de carater pessoal que te levaram à difícil decisão mas
acredito quando falas da dificuldade que deve ter sido toma-la.
Fica com o meu relato do reconhecimento da contribuição que você
trouxe para a Petrobras e principalmente para o crescimento da ANI.
Te desejo continuado sucesso na nova fase da tua carreira e espero
voltar a te encontrar em futuro próximo. Por favor envie tua nova direção.
Um abraço.
Paulo M. Carvalho,
Petrobras Oil and Gas - PO&G BV - Turkey
Bertani,
ResponderExcluirImagino como tenha sido difícil essa sua decisão de se desvincular
legalmente da Nossa Petrobras, falo do vínculo legal pois sei que o
vínculo afetivo e emocional nunca irá ser desfeito.
Quero falar da minha admiração pelo seu trabalho e pela pessoa
brilhante e dedicada que você é. Você pode ter a certeza de ter sido
sempre um ponto de referência e um exemplo a ser seguido por todos
nós, que amamos essa empresa e nos esforçamos para fazê-la sempre
maior e melhor.
Exemplar também sempre foi sua conduta; ética, atenciosa e
comprometida com os seus colegas de Petrobras.
Esse seu sentimento de Missão Cumprida é, pode ter certeza, muito
mais do que apenas um sentimento é um fato real que pode ser
facilmente atestado por todos aqueles que acompanharam seu trabalho
e tiveram o privilégio de conviver com você.
Te desejo muita sorte. Você merece. Tenho certeza que quaisquer que
sejam seu novos rumos profissionais esses serão coroados de muito sucesso.
Conte comigo para o que você precisar.
Um grande abraço.
Ronaldo Araújo
Gerente de Integração de Mercados
Prezado Bertani
ResponderExcluirRecebi com tristeza e preocupação, a notícia de seu desligamento da PETROBRAS.
Nesses últimos 30 anos, você sempre foi um exemplo para todos nós, a
truly living benchmark!
Será uma perda muito grande e extremamente preocupante, no momento
em que mais necessitamos de profissionais de sua competência,
lucidez, ética, talento, estilo, conhecimento, drive e dedicação,
para conduzir o processo de expansão, diversificação e consolidação
de nossa atividade internacional.
Nossa empresa ficou mais pobre. Nosso "HR Factor" sofreu um baque!
E é lamentável constatar que infelizmente ainda estamos engatinhando
na arte de reter os talentos imprescindíveis para administrar o core
business da companhia na área internacional.
Só me resta desejar a você toda a sorte, sucesso e muita saúde, para
reger essa nova fase de sua vida, que tenho absoluta certeza, será
plena de realizações pessoais e profissionais.
Esteja seguro de que sempre terá por aqui um amigo à sua disposição.
Não deixe de dar notícias.
Forte abraço.
Izeusse Braga
Gerente de Comunicação Internacional
Caro Bertani
ResponderExcluirVoltei das férias e fui surpreendida com sua carta de despedida.
Estava muito contente por saber que você estaria à frente da
Gerência Executiva da Inter-AFE e agora,decepcionada . Lembro-me de
que aos poucos fomos ganhando sua confiança em nosso trabalho a
partir do evento da Semana Internacional, da qual você e sua equipe
participaram. Isto foi muito importante para mim e para os
profissionais de comunicação que trabalham comigo, pelo seu alto
nível de exigência. Depois de todos os trabalhos que fizemos juntos
, nesses três anos de convívio, ganhamos um chefe, colaborador e
amigo. É sem dúvida uma grande perda para a Petrobras.
Profissionais como você são raros.
A minha equipe está também muito triste porque sempre teve as portas
abertas para atender às diversas demandas de comunicação envolvendo
a Petrobras América. Afinal, você é um gerente que não perde a
dimensão de um ser humano e que valoriza a importância em trabalhar
em equipe . Isso é um bem precioso numa Companhia.
Que esse novo desafio possa lhe trazer sorte , sucesso e saúde
tanto em sua vida pessoal quanto profissional.
Jamais esquecerei o dia em que você foi homenageado pelos 30 anos de
Petrobras no Integrani e por isso, no link abaixo, segue o filme
mais emocionante visto pelos nossos empregados. Espero receber notícias suas.
Um grande abraço
Marcia Figueiredo
Gerente de Comunicação
Área Internacional
http://www2.ani.petrobras.com.br/Gerencias/Comunicacao/bertani/bertani5.zip
Grande Homero,
ResponderExcluirSem dúvida, perdemos um grande profissional. Aliás, o Ano de 2007,
já nos tirou dois profissionais exemplares, o MIke, este definitivo,
que com certeza está nos olhando de camarote, e o Bertani que espero
continue de uma certa forma, mesmo que indiretamente, ajudando a PAI
nesta longa jornada pela frente.
Como se diz no circo, "e o espetáculo continua!"
Tenho certeza que outros profissionais, levarão a frente esta
batalha. Continuo acreditando na PAI, enquanto tivermos
profissionais como você, que além de um excelente Gerente é acima de
tudo um grande ser humano, pois como dizia o chefe Bertani, aima de
tudo, o que faz a empresa é o conjunto de seres humanos trabalhando
em harmonia.
Grande abraço,
Alvaro H. Tutia
Commercial Department
Prezado Bertani
ResponderExcluirFoi e será sempre um motivo de grande orgulho tê-lo tido como colega
de trabalho, um membro da família PETROBRAS. Enquanto estive em
Brasília pude acompanhar mais de perto o seu excelente trabalho -
Sentiremos muito sua falta, ainda mais nesse momento em que nossa
Companhia mais do que se multiplica em tamanho e resultados. Te
desejo muitas felicidades - muita sabedoria - e que continues sendo
essa pessoa bacana que sempre foi na sua nova área de atuação.
Não se esqueça de nós - quem sabe ainda teremos oportunidade de nos
encontrar em alguma nova atividade?
Um grande abraço
Graça Foster
Presidente da BR
Caro Bertani
ResponderExcluirEstava em Davos quando soube de sua carta e não consegui responder a tempo.
Sinto muito a grande perda que a Petrobras terá com sua renuncia.
Pelo que fui informado e pelo que presenciei nos ultimos 4 anos voce
é um profissional de excepcional qualidade que significa um baque
importante para qualquer empresa que o tenha em seus quadros.
É portanto com muita tristeza que vejo a sua decisão. Porém, ela está tomada.
Tenho certeza que nos novos rumos de sua vida você continuará o
sucesso profissional e pessoal que foi aqui na Petrobras.
Desejo sucessos e espero que a Petrobras possa também participar,
ainda que um pouco apenas, destes futuros empreendimentos.
Um grande abraço
Gabrielli
Presidente da Petrobras