segunda-feira, 3 de junho de 2013

22 minutos 44 segundos


Quando John encontrou Yoko, numa galeria de Londres, em 1966, encantou-se primeiro com sua arte, depois com suas ideias, e logo começou a trair Cynthia, e entre uma transa e outra reuniam-se no estúdio dele para experimentos musicais... Ou melhor, sonoros, porque chamar aquilo de música....

Então veio uma pequena série, Unfinished Music, com dois álbuns 'Two Virgins' e 'Life With Lions', o primeiro dos quais mostrava o quão polêmico seria o casal mais polêmico da história da música (se quiserem apontar algum outro que dispute, me digam). A capa do disco mostrava os dois, em pé, como vieram ao mundo, o famoso nu frontal, e se a curiosidade fosse muita, era só virar a capa para ter a experiência do nu traseiral. (Desculpem o mau gosto,mas era uma ilustração necessária!)

Bem, isso tudo foi antes de se casarem. Quando se casaram, veio a terceira peça, chamada Wedding Album, aonde está o motivo deste post.

A primeira 'música' chama-se John and Yoko. Ao colocar a agulha (nossa!), ouve-se um som que a gente logo identifica ser de dois corações. E então, John chama  Yoko e logo depois Yoko responde 'John!' e depois John chama Yoko ao que Yoko responde 'John!', e a coisa se repete, com variações de tom e emoção, de agudos a graves, de curtos a longos, no começo calmos, como se procurassem um ao outro num labirinto ou no meio de uma floresta, depois em gritos ensandecidos, para depois se acalmarem de novo ao se encontrarem, e depois sussurrarem os nomes, em meio a uma relação e gritam de novo e se acalmarem de novo, e por aí ia, durante longos, e devo admitir, no mínimo interessantes, vinte e dois minutos e quarenta e quatro segundos, e acho que param porque acaba o lado do disco... (Lembrem-se, na era jurássica os discos eram de vinil e tinham dois lados!). Fabulosa peça de avant-garde!!

Pode!! 

Decerto que John e Yoko são nomes mais gravados da história da música, pois só nesta peça foram mais de 200 vezes cada um.

Beatlemaníaco que sou, já tive a paciência de ouvir mais de uma vez.


E você, ouviria???

Bem,se quiser,aqui está o link: http://www.youtube.com/watch?v=nBylZDLKQhY

Um comentário:

  1. Homero, apesar de beatlemaníaco de última geração, você sabe bem, confesso que nunca ouvi este disco completamente. Legal você ter ouvido e comentado. Alguns dados adicionais para aqueles que não conhecem este álbum (Wedding Album) do John, no qual o beatle procurou registrar em disco o seu casamente com Yoko. .

    O álbum, que nunca foi lançado no Brasil, foi lançado na Inglaterra em 7 de novembro de 1969, portanto John ainda pertencia aos Beatles, dentro de uma caixa, que continha além do disco em vinil, diversos outros itens de brindes, tais como: uma fotografia 12" x 12" de um pedaço do bolo do casamente; 1 poster 36" x 24" com 12 fotos do casamento; uma cópia da certidão de casamento; fotos do passaporte; livreto de 20 páginas contendo toda a cobertura que a imprensa fez do casamento.

    Como não poderia deixar de ser, John mais uma vez deixou os críticos musicais escandalizados, com mais esta ousadia. Um fato curioso, e também humorístico, aconteceu com um crítico da revista Melody Maker.

    Originalmente, a vontade do John era de que o álbum fosse duplo, sendo que cada disco conteria um lado do álbum que efetivamente saiu, e do outro lado, não teria gravação (ficaria em branco). Na verdade, o lado branco era prennchido normalmente com sinais de teste da gravadora.

    Esta versão dupla acabou sendo lançada promocionalmente para os críticos musicais, e o citado crítico da Melody Maker, comentou, em tom de deboche, que os lados sem gravações, lados B e D (em branco), contendo os tons de teste da gravadora, eram melhores dos que os que continham as gravações, lados A e C.

    John não se fez de regogado e com o seu humor sarcástico, enviou um bilhete para o crítico dizendo mais ou menos o seguinte:

    "Caro Richard (crítico da Melody Maker), agradeço pelos seus comentários sobre o Wedding Album. Vamos considerar para o nosso próximo álbum os seus elogios aos lados C e D do disco.Talvez você esteja certo em dizer que estes são os melhores lados do disco. Eu não havia percebido isto. Ressalto que pela primeira vez o crítico superou o artista. E eu não estou brincando. Paz e amor, John e Yoko."

    Este era John Lennon.

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...