-

domingo, 9 de janeiro de 2011

As 50 Melhores

Uma amiga me deu uma edição da revista Entertainement Weekly, e alertou que lá dentro havia uma compilação das 50 melhores canções dos Beatles. Pensei, legal, mas não posso ver a lista deles sem ter a minha. Aliás, estava na hora! Eu que sei cantarolar todas as canções, basta dar o nome, era uma vergonha nunca ter dedicado um tempo para elaborá-la. Veja bem, eu disse cantarolar. Letra mesmo, já houve época em que eu sabia 100% das letras de 50% das músicas, 50% de 30%, e 25% das demais 20. A matemática é complexa mas fecha. Hoje meus indicadores são bem mais medíocres, e tenho que fazer um esforço homérico de memória para mesmo assim ficar longe de meu melhor desempenho.

Agora, a lista!

Como foi difícil!

Decidi estabelecer graus, A, B, C para cada uma das 192 cançöes compostas por Lennon/McCartney,Harrison e Starkey. Não incluí nenhuma cover, aliás, não sabia qual havia sido a abrangência do Ranking da revista, mas imaginei que tinha se limitado ao material próprio. Listei-as numa planilha Excel, e saí dando As Bs e Cs. Muito mais As, que Bs e Cs. Exatas 100 ganharam nota máxima na primeira seleção! Separei-as e comecei de novo, agora somente As e Bs, reduzi-as a 90, e fui repetindo o processo, até chegar às 50. Ficaram de fora músicas como ------, que eu simplesmente adoro. Dificuldade!
Para as Top 50, dividi-as em 5 Grupos, com classes de A a E. Finalmente, classificações de 1 a 10, em cada uma das cinco classes. Ficou pronta a lista! Procê ter uma idéia, Let It Be ficou com E.

Ô coisa difícil!

E, claro, aproveitei a onda e classifiquei todas as 192 músicas.

Claro que sujeito a chuvas, trovoadas, ovos e tomates dos amigos beatlemanIacos!

Aceito críticas facilmente!

Recentemente, eu e meia-dúzia de betle fãs mais chegados fizemos vários encontros de discussão ao almoço, regado a filé Osvaldo Aranha, e chegamos a uma conclusão, mas conto depois...

Convido-os a fazerem a sua lista, por que não? 


CARAMBA - AONDE ESTÁ ESSA PLANILHA EXCEL???

Nenhum comentário:

Postar um comentário