-

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atômica é Atômico

O sujeito do título do post é o título do filme que eu fui ver no domingo
Na verdade, é uma sujeita interpretada por Charlize Theron. Ela dispensou quase todos os dublês, preparou-se para dar veracidade às cenas, e com isso quebrou dois dentes, machucou algumas costelas e teve um joelho deslocado. 

O complemento nominal do tírulo do posté o nível da porrada da sujeita contra seus, como direi, interlocutores.

Espetacular!

Em inglês, o título é "Atomic Blond".

Ela é Lorraine Brougton, agente da MI-6.

Pra quem não sabe, MI-6 é a agência do Servição Secreto Inglês!

James Bond é da MI-6. Portanto, vou denominá-la James Blond. 

Blond é enviada a Berlim, no momento da derrubada do Muro, em 1989, para investigar o desaparecimento de uma lista de espiões que fazem jogo duplo com soviéticos!



O filme começa com a perseguição e morte violenta de um agente que tem a tal lista. Depois, aparece ela, uma semana depois, com seu físico bombado tomando banho de gelo para se recuperar das porradas que levou... e depois chegando ao MI-6 para fazer o debriefing daquela semana, ou seja, para ser interrogada pelo seu chefe. 

E o resto do filme é de flashbacks impressionantes. Para ajudá-la (será?) ela tem Percival, já há 10 anos na cidade, vivido maginificamente por James McAvoy, o jovem Ékseivier (Xavier em inglês, de X-Men) e, mais recentemente, o Fragmentado de Schiamalan.

Destaque absoluto, gente, o filme vale por isso, se não fosse muito bom como um todo, é o incrível plano-seqüência...

Pausa para esclarecimento
Plano-seqüência é um estilo de filmagem de uma longa cena com uma única câmera, sem cortes, de longos minutos, ou seja, tudo tem que estar muito treinado, milimetricamente ativado na hora certa, sob pena de se ter que começar tudo de novo. O criador da técnica foi o grande Hitchcock que fez UM FILME TODO EM PLANO-SEQÜÊNCIA, só que a cada 10 minutos a câmera fechava nas costas de algum personagem para trocar o filme, hehehe. Era "Festim Diabólico", que se passava em apenas uma sala, praticamente uma peça de teatro filmado. Outra coisa muuuito diferente é como os diretores modernos têm aplicado essa técnica. Já falei sobre isso em 'O Segredo de Seus Olhos' e em 'Children of Men'.
Fim do esclarecimento

... é o incrível plano-sequência de quase 10 minutos, que ocorre na tentativa de fuga do 'traidor' russo, logo após a cena (genial!) dos guarda-chuvas, prestem atenção, reparem que a cena é a mesma, com James Blond subindo elevadores e descendo escadas, e distribuindo porradas dignas de Daniel Craig, o James Bond do momento. Incrível é como fazem com a maquiagem, porque as seqüelas das porradas já aparecem instantaneamente.... acho até que não deve ter sido um plano-seqüência puro, mas que parece, parece!!!

Outra similaridade entre James Bond e James Blond é que ambos gostam de mulher!!! Só que ela é bi! O par de Lorraine é a francesa Delphine, vivida por Sofia Butella, que tem estado muito ativa em filmes de ação, afinal a vimos em 'Star Trek Beyond', como a alienígena Jaylah, em 'Kingsman - Serviço Secreto', como a legless Gazelle, e em 'A Múmia', como A Múmia, como percebi nos trailers (ainda não vi...).


Além do roteiro (do mesmo roteirista de '300') e ação, o clima Anos 80's, muito neon, muito punk, muito noir foram magistralmente introduzidos pelo jovem diretor, David Leitch, pasmem, um ex-dublê (que já levou socos no lugar de Van Damme e Brad Pitt) que passou pro outro lado da câmera e entrou na seara de passar para a tela Graphic Novels (o nome chique de HQ), como esta, Atômica - A Cidade Mais Fria. O próximo desafio do jovem diretor é dar sequência ao ótimo Deadpool!! Uau!!

Não tenho a menor dúvida de que haverá continuação!


E eu estarei lá!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário