-

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O Vilarejo, de Raphael Montes

 
O primeiro livro dele eu devorei em dois dias ... era 'Suicidas', que vai virar peça de teatro, espetacular, o segundo, do qual tive a honra de ser um leitor Beta, aqueles que lêem a obra 'in the making', era 'Dias Perfeitos', que vai virar filme, que chegou às massas e extrapolou fronteiras para 10 países, veio entrevista no Jô Soares, onde anunciou que o terceiro livro iria se chamar 'Jantar no Matadouro', iria, porque mudou o nome .. e mais que isso, mudou o livro!! Atropelado pelo sucesso que o fez tornar-se colunista mensal, e agora, semanal do Globo, dando pitacos em 'A Regra do Jogo' e sendo um dos roteiristas de 'Espinosa', excelente série do GNT, ele resolveu dar um tempo no 'Jantar' (novo nome e ainda provisório) e pensou nuns contos que havia escrito há muito tempo e aí surgiu 'O Vilarejo'.
 
E ele não dava muito valor a essa preciosidade que estava guardada em algum lugar de sua lembrança adolescente. Sete contos entrelaçados. Sete situações extremas. Sete pecados capitais. Sete presenças do demo. Sete ilustrações estonteantes. Sete surpresas num ambiente gélido de um vilarejo isolado na Ásia, ou sei lá em que continente de sua imaginação.
 
Eu o li, sem parar, cabo a rabo, na própria noite do lançamento na Saraiva.... e não poderia parar, após ler o intrigante prólogo, que deixa uma pulga atrás da orelha do admirador do escritor, como assim(?), ele nos diz uma coisa incompatível com o que esperamos dele, e então começa, uma história após a outra, personagens de uns passando de passagem pela vida dos outros, desfechos imprevisíveis, nomes que vão marcando, especialmente um deles, e sempre uma figura misteriosa que aparece de jeitos diferentes, o autor diz que se pode ler os contos fora da seqüência, eu até concordo, mas somente entre os seis primeiros.... acho que o sétimo tem que ser o último..... aliás, último não, porque depois tem um epílogo, definitivo, esclarecedor, aliviador, visual, que desanuvia a mancha deixada no enigmático prólogo.

Necessário!!

Fernanda Torres acerta em sua avaliação, logo ali, na capa!!!!

 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Homerix... VEJO, o comentarista lúcido... informando que o "autor" do VILAREJO, é um dos roteiristas de "Espinosa..que acompanho com "degustação"...chancelou muito bem o "autor e o livro".
    Paulus

    ResponderExcluir