-

domingo, 13 de janeiro de 2019

Minha experiência em Liverpool

Há 6 anos, um amigo me pediu dicas sobre Liverpool, e eu respondi assim...
Aliás, lá se vão 29 anos que eu não vou lá...
______________________________

O amigo Luciano me consultou:
Prezado Homero
Espero que vc e sua familia estejam bem.
Um Feliz 2014 para vcs.
Em junho deste ano eu e minha familia passaremos alguns dias em Londres e planejamos fazer um "one day trip to Liverpool". Devemos tomar um trem rapido em Londres, logo cedo, e voltar no final da tarde.
Sabendo que vc eh um especialista em Beatles, gostaria de lhe fazer uma consulta sobre o tour. Por enquanto, estamos avaliando duas alternativas: (1) Magical Mystery Tour, que eh aquele onibus colorido que faz um tour coletivo de 2 horas.
(2) Private Tour: contratar um guia soh para nos. Nesta alternativa, pesquisando na internet, descobri uma guia chamada Jackie Spencer. Ela recebeu o Certificado de Excelencia do TripAdvisor em 2011. Ela se declara especialista, diz que jah assessorou Cirque de Soleil, MTV,etc e que jah participou de varios documentarios sobre os Beatles.
Gostaria de lhe perguntar o seguinte:
(1) Voce conhece ou tem alguma referencia sobre esta guia Jackie e seu servico?
(2) Voce jah fez o Magical Mystery Tour (onibus colorido)? Ficou satisfeito?
(3) Teria alguma outra alternativa para me sugerir?
Homero, desculpa estar tomando seu tempo e, desde jah, grato.
Um abraco.
Luciano
Eu respondi:
Em primeiro lugar, Luciano, parabéns pela intenção!!! Imperdível!!!

Suficiente, para um não beatlemaníaco, ir de trem bem cedinho e voltar no último horário do mesmo dia. Eu fiz isso, lá num sábado de 1992, mas me arrependo por não ter feito mais!!!

Não conheço a opção pelo guia próprio, pois fiz a primeira...  O ônibus vai pelos principais pontos, o Strawberry Fields, a Penny Lane, o Cavern Club, a estátua da Eleanor Rigby, as casas aonde ele moraram quando crianças,  e principalmente o local aonde a história do mundo mudou: o local onde John conheceu Paul.... o pátio da igreja! Ao chegar lá, sinta o clima, mas não precisa beijar o chão, como eu fiz!!! Eu fiz o Tour e depois fiquei andando pela cidade, fiquei um tempo mais prolongado no Cavern Club, fui no Museu Beatle, ou algo assim...

Imagine o bebê John Winston Lennon saindo do ventre de Julia, em 9 de outubro de 1940, ao som de duros bombardeios que a Luftwaffe destinava à cidade. Não foi bem no dia, mas Liverpool era alvo!!

Se você gosta de futebol, vá ao estádio do Liverpool e imagine aquela torcida cantando o hino honorário do clube durante 90 minutos, um som que o Pink Floyd até gravou em disco... (ouça Fearless, canção do álbum Meddle, aqui  http://www.youtube.com/watch?v=UvPiv7F1lfE). Na verdade é a canção You'll Never Walk Alone, cantada pela banda dos anos 60, Gerry And The Peacemakers!

Vá ao porto no estuário do Mersey River e imagine que na década de 50, os jovens ficavam ali à espera dos discos de Rock que chegavam dos EUA, trazendo Elvis Presley, Buddy Holly, Chuck Berry, Little Richard, Carl Perkins, monstros que foram influência para os Beatles ... e muitos outros ... e imagine o reverso do sentido, nas décadas de 60 e subsequentes, com a Inglaterra exportando os discos dos Beatles para os EUA, formando uma fonte enorme de recursos para a Coroa, numa verdadeira invasão inglesa, que abriu as portas para os Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen, e tantas outras bandas maravilhosas.

A outra opção, a Private Tour, pode ser prejudicada pelo inglês da moça. Se for britânico demais, pode-se perder muita coisa! Vou pesquisar com amigos sobre essa guia que te indicaram.

2 comentários:

  1. Para Luciano, uma boa viagem!!!
    Para Homero, quero saber mais após sua pesquisa... Londres e Liverpool só conheço de fotos e filmes mas sempre é bom saber mais e a leitura das suas experiências são ótimas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Homero, vou para Londres no meio do ano, meu presente de 15 anos, como eu adoro os Beatles passarei em Liverpool, estava em dúvida se eu iria nos lugares por conta própria, me virando pra chegar e etc, ou se iria neste Tour, com esse post decidi que o Magical Mistery Tour vale mais a pena. Tenho uma pergunta, esse Tour é pago na hora ou tem que reservar antes? Obrigada desde já ;)

    ResponderExcluir