quarta-feira, 9 de maio de 2012

V Day

Minha sala no trabalho tem uma magnífica vista da Zona Sul, Pão de Açúcar em destaque, com sua Íbis encravada na rocha (sabe do que falo? entenda aqui!), e é certo que de vez em quando, em meio a um raciocínio de trabalho, levanto a cabeça para angariar um pouco de inspiração com o visual. Pena que vamos deixar este magnífico ambiente de  trabalho em breve...

Ontem, entretanto, estava eu em um momento de concentração frente a minha tela, quando sou assustado com um ...
Uuuuuoooooooooouuuuu
... um som elevadíssimo de turbinas, levanto a cabeça e me deparo com uma parelha de aviões da Esquadrilha da Fumaça da FAB se afastando do meu edifício em direção ao Pão de Açúcar e subindo, subindo, juntinhos, sincronizados, comecando a manobra de loop. Como o dia estava nublado, vi-os sumirem por entre as nuvens, e também reaparecerem instantes depois, no exato ponto em que eu esperava vê-los furando as nuvens de volta, já em queda, prontos a começar novas evoluções, até sumirem de vista para encantar outros escritórios. Lindo!! Eles voltaram a aparecer mais duas vezes, e nessas eu já estava entre os demais colegas que se deslocaram às janelas da sala principal.

Dentre eles, o Alexandre, que explicou o motivo. Ontem, 8 de maio, era celebrado o Dia da Vitória Aliada na Europa, na Segunda Guerra Mundial. E ele mostrou também que lá no Monumento dos Pracinhas, que também se vê da janela, acontecia uma cerimônia militar, das três armas.

Fomos almoçar juntos, e seguiu a lição: o dia 8 de maio de 1945 foi o dia da rendição da Alemanha, que estava em confusão após a morte de Hitler, que ocorrera em 30 de abril, num suicídio acompanhado de outros de seus líderes na insana guerra que provocaram. Mas a guerra comntinuava contra o Japão, e ela só terminou em agosto, após os EUA jogaram as duas bombas atômicas, dia 6 em Hiroshima e dia 9 em Nagasaki. A data da Rendição foi em 2 de setembro.

Seguindo o papo, fiquei sabendo que Hitler teve uma séria perda quando seu grande General Rohmmel, responsável pelas conquistas no Norte da África, falhou no Egito, que tinha acesso ao Cana de Suez, e seria a porta de entrada para o Oriente Médio e seu petróleo, fundamental para abastecer as tropas na Europa, e mais que isso, impedir seu uso pelas tropas aliadas.

Quer mais? Sabe-se que o fracasso de Hitler na Russia foi fundamental para a derrocada, né? Um detalhe sobre isso, é que, a força russa estava muito grande porque foram deslocadas tropas da Sibéria para reforçar o time das cidades do oeste do país. Estrategistas disseram que, se o Japão, a partir da Mandchúria, na China, tivessem invadido a Sibéria, Stálin não poderia fazer a movimentação que fez e desguarneceria Moscow e Stalingrado, abrindo espaço para o avanço alemão pelo lado ocidental.

Legal, não? Deu para lembrar um pouco Vladivostok, né? Estou certo de que muitos se lembram de ter jogado WAR, o Jogo da Estratégia, em que a Rússia era dividida em vários territórios, Omsk, Dudinka, Aral, e Vladivostok, que ficava lá no extremo oriente.

Pois é... como o jogo só foi inventado na década de 1970, o Eixo (Alemanha, Japão, Itália) perdeu a guerra...

Interessante que toda guerra é inútil, mas a análise estratégica de uma guerra que já passou é bem interessante, e pode se aprender muito, transportando para situações da vida real.

Homerix Pela Paz Ventura

3 comentários:

  1. É isso aí Chefe Homero.

    Eu estava em frente ao Metropolitan admirando a evolução dos aviões, que nesse dia, além do fato histórico,também comemorava o aniversário de nascimento do meu pai, em terras purezenses.

    Itamar

    ResponderExcluir
  2. Toda guerra é idiota.
    Antonio Alvarez

    ResponderExcluir
  3. Homero,

    Sensacional!

    Gostei muito de como você resumiu os acontecimentos, bem como a ordem cronológica.

    O War também dá saudades. Tenho a primeira edição do jogo! Também tenho um que não emplacou mas é ótimo: 1914, o Jogo da Diplomacia, também na primeira edição. Abs, Haddad

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (42) Arte (12) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (843) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (14) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (104) Propaganda (6) Rádio (39) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Será que estava escrito?

Chegou mais um 4 de agosto. Comp letou 47 anos!! Pensei no Day After!  Como terei eu acordado naquela manhã de 5 de agosto de 1978? ...