quinta-feira, 17 de maio de 2012

GRAU 10 em Gestão

Sente falta de uma equipe engajada, que veste a camisa da empresa, que dedica todo o seu tempo à produtividade?

Bem, tenho um exemplo de como conseguir, descrevendo a empresa de um amigo.

Especialize sua empresa e seja o melhor no que faz: a DELE faz projetos de instalações hidráulicas, elétricas e ar-condicionado.... SÓ projetos! A especialização dele é hospitais e residências de Alto Luxo. SÓ hospitais e SÓ alto Luxo. No ano passado, foram estregues 160 projetos (novos ou reformas), por uma equipe de 32 pessoas, sendo 27 produtivas (ver mais embaixo o que ELE entende por produtividade);
Divida, honestamente,  os lucros com seus empregados: na DELE, o percentual de participação nos lucros é imutável e religiosamente de 45%. E premie a todos, do gerente à faxineira e à mulher do cafezinho (que alías, são a mesma pessoa). 
Divulgue as finanças em quadros pendurados em cada sala! Receitas, custos, e principalmente, lucros. Todos sabem o quanto todos ganham, inclusive o que ELE ganha
Invista nas condições de trabalho da parte produtiva de sua empresa, com instalações modernas e eficientes. Nos computadores dos técnicos, os melhores programas e NENHUM acesso a internet, portanto nada de Google, YouTube ou Facebook
Seja espartano nas instalações não produtivas de sua empresa. Na DELE, a sala do Presidente, que é ELE, é dividida com seus gerentes Financeiro e Comercial, na verdade, suas. É a única sala da administração! Note que eu não mencionei secretária, pois ela não existe! Uma delas cuida da agenda DELE!
Mantenha uma relação de no mínimo 5:1 entre a parte produtiva e a  parte não produtiva de seu pessoal. ELE considera a si próprio e aos chefes de equipe como parte do denominador.
Seja aberto em suas negociações. Os clientes que visitam a empresa dele são recebidos na mesma sala da administração, que tem uma mesa de reuniões, onde TUDO se decide. ELE negocia contratos e valores ali mesmo, na frente das gerentes que dividem a sala. Quem chega a primeira vez lá, até estranha! 
Selecione pessoalmente seu pessoal. No caso DELE, ele mesmo aplica uma prova difícil, de física, matemática e português. Aliás, você ouviu falar sobre o Gerente de RH? Não, não ouviu, pois ele não tem...
Conheça pessoalmente seu pessoal. Na DELE, todos os seus 30 técnicos e gerentes merecem uma atenção especial, recebem sugestões sobre finanças pessoais.
Compartilhe o seu conhecimento com todos. É convicção DELE que se todos tiverem seus conceitos alinhados, cria-se um raio laser que destrói paredes rumo ao objetivo.

Tenha uma missão simples e clara. A da empresa DELE é ...
'Ganhar Dinheiro'

Nome da empresa DELE? Está no título deste post!!!

Nome DELE? Abaixo!!!

Homerix Amigo do Cury Ventura 

4 comentários:

  1. 102.388... Muito bom o receituário do empreendedorismo... ahhh se nossa administração pública seguisse alguma dessas regras!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  2. Homero, gostei da maioria dos exemplos da Grau Engenharia, mas gostaria de fazer algumas observações:
    A empresa possui algumas políticas de RH, então dizer que ela não tem um responsável por essa área não é bem verdade. Talvez ele não tenha o título, mas certamente tem a responsabilidade. Provavelmente essa pessoa é seu amigo, o dono/ Presidente da Grau.
    Ter uma missão simples e clara é importante, mas simplesmente "Ganhar dinheiro" só seria uma boa missão se você de uma quadrilha, e mesmo assim essa missão poderia ser melhorada.
    Caso você vá visitar a empresa, recomendo que, educadamente, recuse o cafezinho. Vai que a moça do café acabou de limpar o banheiro...
    Agora... só uma dúvida: o dono da Grau e seu presidente é engenheiro, não é? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe .. claro, Fred, que o 'ganhar dinheiro' vem atrelado a um monte de princípios e à entrega de um serviço de qualidade. Mas a mensagem é simples: com trabalho sério se ganha dinheiro!

      Sim, ele divide as funções de RH com a gerente financeira. Mas hão há uma pessoa dedicada a isso.

      Veja, há sempre o recurso de lavar as mãos, entre dois serviços distintos.

      Sim, é um engenheiro que, com muito orgulho, e com uma administração simples e aberta, criou a empresa DO NADA e está há 18 anos entregando projetos de qualidade do Oiapoque ao Chuí (vou falar sempre assim, ainda qu o extremo Norte não seja mais lá...).

      Abraço

      Excluir
  3. Alessandro - Veleiro Zaranza18 de maio de 2012 às 13:36

    Belo exemplo de gestão enxuta e objetiva, mas imagino que haja um limite a partir do qual não se consegue mais conhecer pessoalmente cada um dos funcionários e dar dicas de finanças domésticas personalizadas. E sobre a missão da empresa, não conheço nenhuma otimização que não tenha condições de contorno. Por fim, da mesma forma que o Heffer fez, eu recomendo declinar do cafezinho nas suas próximas visitas.

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (42) Arte (12) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (843) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (14) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (104) Propaganda (6) Rádio (39) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Será que estava escrito?

Chegou mais um 4 de agosto. Comp letou 47 anos!! Pensei no Day After!  Como terei eu acordado naquela manhã de 5 de agosto de 1978? ...