-

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

- - - - - - - -

Republico, pois foi acessado 10 vezes ontem... por que será?
________________________________________

-----, ---  ---------- - - ------ - ----  ----- !!
----- ---------- -- -----  ------ -- --- ?
- - - !!
_________________________________

Esse aí de cima é como se ouve um diálogo dos muitos que acontecem no filme 'O Artista', que concorre a 10 Oscars no próximo domingo! O filme é Cinema Mudo falando de Cinema Mudo! E como todo bom Cinema Mudo que se preze, respeitando a época em que o Cinema era Mudo, ele é em Branco e Preto! 

E, sendo assim, recebe um muxoxo inicial dos que sabem que ele é assim, e acabam nem indo assistir!!! 'Eeeeeu, vou perder meu tempo vendo filme em branco e preto e ainda por cima mudo??!!' Garanto que muita gente pensou assim...
 
Pois olha, estão todos perdendo a grande oportunidade de assistir ao provável vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2012.

E-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r!!! 

'O Artista' já ganhou o Globo de Ouro, na categoria Musical / Comédia, e sinceramente, o tal do 'Os Descendentes', que ganhou o mesmo Globo de Ouro, na Categoria Drama, que seria o outro candidato natural, não tem a menor chance, aliás, está no categoria Homerix do 'Não vi e não gostei!'. Aliás, tô fraquinho em filmes candidatos este ano. Não vi ainda nenhum dos outros 8 candidatos. Mas vou escrever sobre eles, em post específico.

Como eu disse, 'O Artista' é cinema mudo falando de cinema mudo, mas de uma fase muito especial da história do cinema, a transição para o cinema falado. Foram poucos os artistas que sobreviveram artisticamente ao desafio de 'verem' suas vozes serem ouvidas pelo público acostumado apenas a vê-los, com suas caras e bocas e expressões e sorrisos, apenas, tendo seus poucos diálogos apenas transcritos em breves e poucas legendas. Interessante ver como um filme pode passar sua idéia com muito pouca coisa expressada em palavras. Notável também a música, sempre presente, marcando as cenas. Hoje, é música gravada, mas na época, o flime era acompanhado por música ao vivo, no mínimo por um pianista, às vezes, um quarteto de cordas e, em grandes salas, até mesmo com orquestra. Era um acontecimento!

Como prezo que minhas críticas não se configurem em spoillers, ou seja, não gosto de entregar nada do filme, vou me bastar a alguns alertas. Só peço que NÃO DEIXEM DE ASSSISTIR a 'O Artista', e peço atenção:
  1. À cena logo após à notícia da chegada do cinema falado ao astro principal (o ótimo Jean Dujardin, também candidato ao Oscar), 
  2. à genialidade da cena do BANG! (sem maiores detalhes, pra não estragar!)
  3. Ao cachorrinho genial -  interessante saber aqui que sempre que cachorrinhos fazem gracinhas em filmes, eles 'contratam' vários exemplares da raça, muito parecidos entre si, e treinam cada um pra fazer uma gracinha. No caso d'O Artista, foi TUDO feito pelo mesmo cachorrinho que, aliás, está doentinho mas, se melhorar, estará na cerimônia do Oscar.
Pois é!!


Não deixem de ver!!!

Homerix Calado e Feliz Ventura

3 comentários:

  1. Ainda não vi "O artista", mas gostei da dica. Quanto a "Os descendentes", até que é um bom filme mas a atuação de George Clooney é muito fraca. Não sei nem quem são os outros candidatos mas... sinceramente? George Clooney não merece o Oscar. Cenas de tristeza, cenas de desespero, cenas de raiva, cenas de conformismo, cenas de impaciência, cenas engraçadas, cenas... você escolhe! Qualquer que seja a cena, ele está sempre com a mesma expressão, ou melhor, totalmente sem expressão, fazendo com que a gente veja o ator e não o personagem.

    ResponderExcluir
  2. Fui ver ontem... Não só amei como admirei maravilhosas cenas de expressões... o cachorrinho está fantástico, tendo presenças muito bem colocadas... A cena "Bang" é algo surreal, e define muita coisa....
    Chega... assistamos de novo, com ou sem premiação!!!!
    Paulus e Paulo

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Além dos seus comentários que estão ótimos, é um verdadeiro estímulo para ver esses filmes, que ainda não chegaram a Caracas, veja o que foi publicado no El Nacional de 28/2/2012, no site
    http://www.el-nacional.com/noticia/24299/24/Las-razones-detras-del-triunfo-de-El-Artista.html

    ResponderExcluir