Em uma pequena comunidade cinéfila, instaram-me a listar as 10 melhores comédias que eu havia visto na vida. E pediram que eu destacasse algo, em cada filme, que mais marcou minha lembrança!
Signed, Sealed, Delivered!
Porém, após o último fim de semana, tive que alterá-la.
Ela agora tem um novo filme, no décimo lugar.
1. Um Convidado Bem Trapalhão
Peter Sellers em todos os momentos da festa
2. Monthy Pithon Em Busca do Cálice Sagrado
O interrogatório
3. Deu a Louca no Mundo
Os coqueiros em W
4. O Meninão
As caras de Jerry Lewis
5. O Dorminhoco
Os 5 minutos iniciais de Woody Allen
6. Quem Vai Ficar Com Mary
O conjunto
7. Apertem Os Cintos, O Piloto Sumiu
Leslie Nielsen e a fila dos 'acalmadores' da passageira histérica
8. A Pantera Cor de Rosa
Peter Poirot Sellers
9. O Jovem Frankenstein
Igor (Marty Feldman)
10. Queime Depois de Ler
O Final, além de Brad Pitt
E o final!! Continuei rindo por 2 minutos após o final!
Não deixe de ver!
E me diga se exagerei!
Em tempo, o filme que saiu da Lista foi:
11. Beetlejuice
A cena do jantar.
(Pode achar um exagero colocar este filme numa lista tão restrita,
só que a cena do jantar vale a classificação.)
E me perdoe se não coloquei nada do cinema mudo, em especial Charles Chaplin, que merecia tomar os 5 primeiros lugares. E nada da comédia italiana (Lando Buzzanca et ali), ou francesa (Monsieur Hulot). Vamos fazer o seguinte: considere-as as melhores em língua inglesa! Assim, eximo-me de culpa, inclusive redimindo-me com os de língua nenhuma (cinema mudo).
Pode-se entender alguns filmes de minha lista como uma espécie de reconhecimento, tipo Oscar Especial pelo Conjunto da Obra. Mais especificamente, coloquei 'O Meninão', como poderia ter colocado 'Professor Aloprado' ou uma penca de outros filmes de Jerry Lewis, para homenageá-lo. E coloquei 'O Dorminhoco', como poderia ter colocado 'Tudo o Que Você Queria Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar' ou uma penca de outros filmes de Woody Allen, para homenagear aquela fase cômica, no começo de sua profícua carreira, de quase 1 filme por ano, desde 1966!!!
Já 'O Jovem Frankenstein' poderia ser uma homenagem a Mel Brooks, mas está em nível tão superior, que não considero um representante da carreira, merece estar lá de per si. Da mesma forma, o escolhido do grupo Monthy Pithon ('Em Busca do Cálice Sagrado') é uma das obras-primas do cinema, e cai na mesma categoria. E 'Apertem os Cintos ..." até que poderia ser uma homenagem ao estilo sátira (tipo 'Top Gang', 'Austin Powers') mas, é simplesmente genial e lá está por puro merecimento, mil pontos acima dos demais! Finalmente, as duas presenças de Peter Sellers falam por si só!
Ah, se quiser colaborar com sua opinião, alguma inclusão, ou mesmo um comentário indignado, o fórum é livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário