-

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Rapina - de Ivan Sant'anna

Resultado de imagem para rapina livro ivan
Então, meu amigo Fernando comentava sobre a crise de 1929 e sobre o livro que Ivan Sant'anna escreveu, antecipando algumas coisas interessantes, quando eu admiti que nunca ouvira falar dele. Ele então explicou que era um mago das finanças que quando se aposentou começou a escrever e que seu primeiro livro era muito interessante também, chamado ‘Rapina’ falava sobre um seqüestro de um banqueiro e as conseqüências dele no mercado, e que poderia me emprestá-lo, melhor ainda que me daria de presente pois estava duplicado em casa.

Prometido e cumprido, postei-me a lê-lo.

E a me impressionar com a sacanagem desvairada que acontecia no mercado. E na vida das pessoas. Maracutaias, negociatas, sexo. E violência, do tráfico e da polícia. Em ritmo de romance policial, Ivan descreve operações ilegais com um nível de detalhe que só quem esteve lá, sabe. A coisa acontecia em 1995, então a leitura foi uma volta ao tempo, relembrando as coisas que eram comuns na época, a começar pelos carros utilizados, Ômegas, Diplomatas, Tempras. O resgate seria pago não pelo próprio seqüestrado, mas pelas pessoas que ele entregava, ao longo dos 7 dias que dura a ação. Entre os ‘financiadores’ estavam colegas do mercado, donos de bancos, de corretoras, e também políticos, administradores de fundos de pensão, e ele remontava a operações de 1971, momento de crises da bolsa, passando pelos vários planos, pela época da hiper inflação, de como se ganhava dinheiro do open, de como se roubava  (e eles mesmos e referiam às operações como ‘roubos’) dinheiro da população. A coisa sempre rolou...e rola!!!

E os nomes fictícios utilizados? Posso apostar que todos têm algo a ver com gente e instituições reais... ninguém me tira da cabeça que o plano de saúde Croix D’Argent era a Golden Cross, e que a Minerbrás era a Vale, então do finado Rio Doce. Ainda procuro, por exemplo, a quem ele se referia quando nomeou Hercílio Queluz, político poderoso com chances de chegar a candidato à Presidência. Vou dedicar algum tempo a isso...


Leitura rápida, envolvente, e chocante....

Nenhum comentário:

Postar um comentário