-

domingo, 10 de agosto de 2014

O novo Planeta dos Macacos - perfeito


Na retomada da espetacular ideia de Planeta dos Macacos, no filme A Origem, os produtores conseguiram montar uma história plausível: na busca pela cura do Alzheimer, com drogas testadas em macacos, descobre-se que elas realmente fazem efeito nos acometidos pelo alemão, mas por pouco tempo, levando-os à morte. Para quem não tem a doença, a droga é letal e viral. E para os macacos, ela ativa partes escondidas em seus cérebros, que os fazem desenvolver a inteligência. Pronto! Receita para o desastre! No final já se começa a perceber a disseminação da doença! A ultima cena é a  imagem do líder macaco Cesar em close magnífico após liderar uma rebelião e fugir com seus companheiros para as florestas de San Francisco, com direto a estragos enormes na Golden Gate!

A sequência começa com um relato do que acontece nos próximos 10 anos (ou invernos, como um macaco se refere poeticamente). A Gripe Simia, como é denominada, se alastra pelo mundo. Apenas uma parcela da população permanece imune, mas sofre com a escassez de energia. Os macacos, enquanto isso vivem pacificamente em comunidades. Ate que.... Acontece o contato!!!

Daí, meu filho, receita para o desastre!!

Cesar, o primeiro a falar e o líder, é sensato mas Lona, o segundo é estouradão. A cena em que os macacos liderados por Cesar chega à fortaleza montada pelos humanos para avisar que são de paz mas estão preparados para a guerra é antológica e Já pode entrar para o rol das grandes cenas do cinema!


A computação gráfica é sensacional, perfeita... a trilha sonora muito boa... roteiro também... e estamos, segundo Renata, a caminho de dar um prêmio de atuação a um personagem digital.... Ou então ao homem por trás dele. Depois de dar vida ao Smeagol/Gollum do Senhor dos Anéis, o ser humano Andy Serkis faz um Cesar perfeito.

2 comentários:

  1. Uma curiosidade... Em algum programa de TV apresentaram os bastidores do filme e, eis que comentam que tinha um brasileiro na equipe de computação gráfica na Austrália. Quando vi... era André Castelão, foi um colega do Cenpes que conheci por causa de animações que ele fez pro Festival Anima Mundi. Mais um plus pra ver o Planeta dos Macacos.

    ResponderExcluir
  2. Homerix, como de hábito lerei depois para não estragar as surpresas. Para mim, basta a sua recomendação na "manchete",.. rs rs...Bom, mas para não perder a viagem, como já falamos antes, enalteço o excelente "Guardiões da Galáxia", recomendado também por meu colega A1. Sds, A2.

    ResponderExcluir