-

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Quão frequente era o seu nome, quando você nasceu?

Minha querida filha, sempre atenta a pesquisas mil, descobriu um site legal...

Ele responde à pergunta-título.

É do IBGE, mostrando a frequência de nomes dados a bebês ao longo das décadas de registros em cartório!

Vejam o meu!













Olha que interessante!

Adivinhem em que década eu nasci!!

Pois é, foi em 1958!

Na década em que meu nome foi mais popular!

A que eu atribuo isso? Não sei, mas pode ter a ver com HomeroSilva, quem foi o 1º Apresentador de programas na Televisão Brasileira, justo na Década de 1950!!

No meu caso, sei que não foi por causa disso.... já contei em minha homenagem a meus Finados, que, aliás, completou 3 anos, no último dia 2.... Quem não viu, convido, aqui, neste Link:

Blog do Homerix: Finados levou a Memórias

Do qual extraí este parágrafo abaixo: 

Posso encaixar nesta faceta de meu pai o jeito pelo qual ele decidiu qual nome me daria. Botara na cabeça que eu teria que ter um nome de alguma figura proeminente da Grécia, cuja cultura admirava muito. Fez uma lista, foi á janela da sala, não me lembro em que andar era no Edifício Lutécia, onde nasci, e começou a gritar a plenos pulmões, para a sempre movimentada Avenida Ana Costa: Demósteneees!!, Sócrateees!!, ... e observava a reação das pessoas ... Heráclitooo!!, Pitágoraaas!! ... e observava ...Homerooo!!, e então parece que gostou da reação que teve a este último, quem sabe algum sinal de positivo da época e decidiu por ele. Eu não gostava muito de meu nome, até que soube dessa história, aí até senti um alívio. Bem, na verdade, eu achava meio estranho mesmo assim, mas aos poucos fui gostando, mais e mais, deu-me uma certa distinção, por exemplo, apenas 8 entre 80 mil colegas da Petrobras tinham meu nome (sem contar os nomes duplos, como Paulo Homero e coisas do gênero). Além disso, não posso reclamar de um nome que lembra a um  dos maiores poetas da História, autor de Ilíada e Odisséia, e também, qualquer ação de minha parte era uma ação homérica, o que denota uma certa grandeza já na qualificação! Hoje, tenho orgulho! Inda mais quando agregado ao sobrenome, Ventura.

Outras informações interessantes extraídas do IBGE:

  1. Existem 6.147 Homero's no Brasil;
  2. Um percentual tão pequeno que nem aparece na 2ª casa;
  3. É o milésimo quinquagésimo quarto (1.054º na preferência dos brasileiros);
  4. O estado em que existem mais Homero's é o Rio Grande do Sul;
  5. Com uma taxa de 9,23 por 100 mil habitantes


Claro que, passo seguinte, fui aos demais membros da família e... BINGO!

TODOS NÓS TEMOS NOMES QUE ERAM OS 

MAIS FREQUENTES NAS DÉCADAS EM QUE NASCEMOS

... ou quase

Vejam:

Neusa (1958)


BINGO

Suspeitas de popularidade... não consigo relacionar, mas registro que é também a mesma década em que Neuza, com Z, é mais frequente, e tem ocorrência muitíssimo parecida, por volta 0,06% da população, ou numericamente, ambos com 115 mil no Brasil!
 _______________________________

Renata (1985)



BINGO

Suspeitas de popularidade... Renata Sorrah, que foi a Madalena cantada por Ivan Lins na voz de Elis Regina, em novela de 1972... e  me lembro de uma personagem Renata Dumont, mas era malvada, vivida por Tereza Rachel, em uma novela da década de 1980, Louco Amor. No nosso caso, nada a ver, Renata sempre foi um de dois nomes preferidos por Neusa. 
Complementando, Renata é o 30º nome mais preferido entre as mulheres.
_______________________________

Felipe - 1988


BINGO

Quer dizer.... foi na década de 1990, mas foi tipo um sky rocketing, que certamente começou no final da década de 1980. Não tenho nenhum diagnóstico para o fenômeno, apenas compartilho o fato de que, quando voltamos de Houston, o Felipe era um de 6 Felipe's na mesma turma do Colégio Andrews! E, no nosso caso, a escolha foi pura e simplesmente por causa de uma decisão da Renata, do alto de seus 2 anos e 7 meses, que tachou, assim que soube que iria ganhar um irmãozinho: 
É o Felipe!! 
E até contestou, veementemente, seis meses depois, o médico que fazia o ultrassom e disse, brincando, sabedor da história, que seria menina, e ela como que pulou do colo de Neusa e quase subiu no pescoço dele dizendo: 
Não é não! É o Felipe... É o Felipe!! 
Complementando, Felipe é o 18º nome mais preferido entre os homens.
_______________________________

Alguns outros achados:
  1. São 11,73 milhões de Maria's
  2. São 5,75 milhões de José's
  3. São 3,09 milhões de Ana's 
  4. São 3,00 milhões de João's
  5. São 2,58 milhões de Antonio's (com ou sem acento)
  6. São 1,77 milhão de Francisco's
  7. São 1,49 milhão de Carlo's
  8. São 1,42 milhão de Paulo's 
  9. São 1,22 milhão de Pedro's
  10. São 1,13 milhão de Lucas's 
  11. São 1,11 milhão de Luiz's (e 0,94 milhão de Luis's, com 's')
  12. São 1,11 milhão de Marco's  
Só pra ficar nos que superaram a casa do milhão. 
Portanto, se este nao é um país católico, o que mais pode ser?

 

Bem! 


Curiosos quanto aos vossos nomes?

Eis o Link

Divirtam-se!!

E, se forem gentis o suficiente, compartilhem vossos achados comigo, comentando aqui no blog, ou pelo WApp, se tiverem o meu contato!




3 comentários:

  1. Oiê! Após um proveitoso plantão de 24 horas, descubro (graças à sua pesquisa) que o nome Auro teve quase 400 registros em 1950 (nasci em 1947) e uns 800 em 1960. Deduzo que a inspiração foi a mesma que teve meu pai: Auro de Moura Andrade. Era deputado quando nasci e firmou-se na política, sendo filho do famoso "Rei do Gado", de Andradina. Era presidente da Câmara em 1961, aceitando a renúncia de Jânio Quadros. Em 1964 possibilitou o Golpe Militar, declarando - ilegitimamente - vacância do cargo de João Goulart.
    A pesquisa sobre o nome bate com a História, pois o nome "entrou em decadência" logo depois...
    Obrigado pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma Virgínia. Olha, adorei como seu pai fez para decidir por Homero. Gritando! E você tem razão, com Ventura como complemento ficou ainda melhor.
    Meu pai queria que eu me chamasse Vitória. Teria de ser nome com V ou W. Já tinha Valéria ( nome russo) e Walmor ( também russo. Depois veio Virgílio. Minha mãe decidiu por Virgínia. Entim, tinha de ser nome relacionada a uma rainha da Inglaterra, claro. Sei que não pensaram nisso, mas acabou sendo. Rainha Vitória, e a Elizabeth Primeira chamada Rainha Virgem. Os estados da Virginia nos Estados Unidos levam este nome em homenagem a ela. Enfim, dizem que meu pai disse que "Ainda teria uma Vitória na família." Pois acabou tendo uma bisneta. E a mãe não sabia da história.

    ResponderExcluir
  3. Homerix!

    Interessante mesmo! O nome João, cerca de 3 milhões. Eu tinha a percepção que somos muitos, mas não tinha a idéia que somos tantos.

    ResponderExcluir