-

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

In The Oscar Mood - Part V

Seguindo meus relatos sobre o Oscar 2018... os outros quatro, nos links abaixo


Bom gente, mais dois pro saco!! 
Agora só falta Dunkirk, entre os candidatos a Melhor Filme

Resultado de imagem para daniel day lewis trama fantasma
Por uma questão de respeito, começo o relato com o filme que tem Daniel Day Lewis, apesar de ter sido o último que vi. O cara é fodão. E vai encerrar a carreira, num trabalho do Paul Thomas Andersom que o dirigiu também em "Sangue Negro". Ganhou 3 Oscars de Melhor Ator sempre de maneira indubitável, a primeira delas com a maior expressão de satisfação que já seu viu em cerimônias, provenientes dos concorrentes, em "Meu Pé Esquerdo". As outras duas foram com "Lincoln" e com "Sangue Negro". Nenhum outro ator da história conseguiu tanto. Neste filme de agora, "Trama Fantasma", ele faz um papel sem grande expressões faciais, apenas olhares e sobrancelhas que não requer tanta arte, como a que gosta a Academia de premiar, não é história real, ele não encarna personagem histórico, enfim, desta vez ele não leva, como já não levou em duas outras indicações. Mas ele está perfeito como o alfaiate de alta costura que veste a realeza europeia na Londres de 1950. E, sabedor de sua técnica de imersão no personagem, tenho pena da sua mulher de verdade!!!


Uma breve pausa para reclamar do título em português. Quando você vai ver um filme com esse título, você espera uma intrincada história com momentos de tensão e suspense, passando por momentos de terror, é ou não é? Nada disso. O "Original é 'Phantom Thread", onde "thread" alude a fio, de costura, e "phantom" é por que não aparece nas grandes criações do nível do alfaiate retratado. E, claro, o filme passa longe de ter aquelas sensações todas. 

Resumindo, Daniel faz um meticuloso alfaiate, solteiro, que divide sua vida profissional com a irmã, solteira, e com namoradas das quais desiste logo, que mantém uma extensa gama de hábitos, que sempre deram muito certo, até encontrar uma certa garçonete do interior, por quem se encanta, a faz sua musa, mas ela quer também ter seu espaço especial na coração do frio profissional, utilizando métodos, eu diria, até um pouco macabros, deixo aqui este tempero pra vocês. 



O filme concorre também a Melhor Diretor, Atriz Coadjuvante (Lesley Manville, a irmã do alfaiate), Música e Figurino.



Na minha lista até agora, está em 6º!!! 
Só ganha de "Lady Bird" e de "Me Chame pelo seu Nome"

_______________________________



Resultado de imagem para lady birdO outro deste post é "Lady Bird", codinome da personagem central, uma adolescente comum, longe de brilhante e de ética, em seu último ano pré-faculdade. Saorsie Ronin, a atriz, é evidentemente mais velha que a personagem (fui confirmar, ela tem 24 anos), mas o faz muito bem, o suficiente para ter sua 3ª indicação a Oscar, sendo uma das outras duas já a atriz principal, bem precoce a moça!

O filme não é nada demais, mas cncorre a 5 Oscars (Filme, Diretor, Roteiro, Atriz e Atriz Coajuvante), decerto que está no último lugar de minha lista, mas vale ver, e notar também o ótimo desempenho de Laurie Metclf, como sua mãe, que concorre também ao Oscar. Só que nesse papel de 'mãe da personagem principal' teno a impressão de que a mãe de Tonya (de "Eu, Tonya", sobre a patinadora lá dos anos 1980) deve levar. As duas são melhores que a faxineira de "A Forma da Água" e que a irmã de "Trama Fantasma". E faltaria ver também a outra candidata, no filme Lágruimas sobre o "Mississippi", que deve ser ótimo, pelo trailer. A diretora concorre ao Oscar





segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

In The Oscar Mood - Part IV

Seguindo meus relatos sobre o Oscar 2018... os outros três, nos links abaixo
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2018/02/in-oscar-mood-part-i.html
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2018/02/in-oscar-mood-part-ii.html

http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2018/02/in-oscar-mood-part-iii.html


Frances McDormand PictureComeço este com o episódio o meu candidato a levar o Oscar de Melhor Filme até agora: "Três Anúncios para um Crime". Espetacular!!


Vontade de ver de novo para prestar mais atenção nos diálogos, nas atuações, nos .
detalhes, na música. Só não vai dar pra ter as mesmas surpresas. Sim, porque são muitas!!! Mesmo tendo visto o trailer zilhões de vezes, quando me deu vontade de ver 'o filme da mulher brava', foram muitas as surpresas e reviravoltas, fenomenais!

Resultado de imagem para dixon, three billboards
Dixon
E por que ele suplantou (pra mim) os outros dois candidatos até agora, "O Destino de uma Nação" e "The Post", com a meticulosa reconstituição histórica desses dois? Porque "Três Anúncios" resgata o que há de melhor no cinema, um bom roteiro, ficção da boa, mas plausível, com personagens possíveis, crítica social, combate ao preconceito, e ... ótimas atuações! Frances McDormand vai levar o Oscar de Melhor Atriz (já ganhou com Frago). Ela é Mildred, a mãe que cobra resultados de uma investigação sobre o assassinato de sua filha após sete meses, estampando a indignação em três outdoors em um uma estrada de acesso a sua cidade Ebbing, Missouri (fictícia), indignando a cidade porque o delegado alvo é querido e está com câncer! Daí seguem-se ótimas cenas, o esporro no padre, a broca no dentista (aaaiii), o espancamento do podre ---, o incêndio na ---, a cumplicidade de Tyrion (sim, nosso querido anão de Game Of Thrones), os embates com o sub delegado (Sam Rockwel PERFEITO, concorrendo a Oscar Coadjuvante. Pra quem não se lembra, ele é o assassino de 'À Espera de um Milagre'. Deve levar o Oscar, suplantando Christopher Plummer com seu Getty perfeito, e também ao delegado Woody Harreson, que também concorre!! Ainda não vi os outros dois candidatos!!






__________
Armie Hammer Picture
Oliver
Timothée Chalamet Picture
Elio
O outro candidato que vi é "Me Chame Pelo Seu Nome", pra mim, o mais fraquinho até agora. Numa cidade do norte da Itália, um professor e sua família recebem a visita de um pesquisador visitante (Oliver), que fica alguns meses hospedado lá, e acaba encantando o filho do casal (Elio), adolescente em conflito sobre sua orientação sexual. Timothée Chalamet concorre a Oscar de Melhor Ator mas passa looonge de Gary Oldman, vale muito a cena final, longa e estática. O visitante é feito por Armie Hammer, que vem a ser 'os gêmeos' que foram enganados pelo criador do Facebook. E o pai é feito por Michael Stulhbarg, que pode ser considerado o 'pé de coelho' desta temporada. Ele participa de outros dois concorrentes a Melhor Filme: é o cientista russo de "A Forma da Água" e o repórte que descobre a fonte em "The Post".

Filme meio longo e arrastado. Ponto alto: o diálogo de pai e filho quase ao final, onde se revelam importantes verdades!!




terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Vamos ao Teatro?

Numa pausa de meus relatos oscáricos, enquanto não vejo os outro quatro indicados a Melhor Filme, deixo aqui registradas minhas duas incursões teatrais, ainda pré-carnavalescas.
Antes de prosseguir, aqui estão os 3 posts cinematográficos
Agora, Vamos ao Teatro!!!

Nossa retomada começou com 'Minha Vida em Marte', escrita e atuada por Mônica Martelli. Mônica foi uma surpresa que apareceu no 'mercado',em 2005. Fez um monólogo 'Homens São de Marte e É Pra Lá Que Eu Vou' que ficou 10 anos em cartaz. O sucesso começava no genial título. Pra quem não se lembra, “Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus”, foi um livro de sucesso mundial do americano John Gray, que abordava as diferenças naturais entre homens e mulheres em suas reações e comportamentos. Eu li e achei que o autor passou um estágio aqui em casa. Na peça, ela encarnava Fernanda, uma mulher separada, de 35 anos, e as agruras para se conseguir um novo amor. Na trilha do sucesso, veio um filme homônimo, que foi a maior bilheteria nacional de 2014, e uma série na GNT. Nas horas vagas, ela é uma (ótima) co-apresentadora de Saia Justa.

Agora, Mônica compartilha sua vida em Marte!!  Ela conta como é a vida de Fernanda, que agora tem 45 anos (na peça) e uma filha, e conta é essa vida de casada com Tom. Sensacional, mais uma vez, fez um cenário legal, muda o figurino em cena, com criatividade, toma uma aguinha de vez em quando, e nos faz rir, e muito! Não percam!! Está em cartaz no Teatro das Artes até o final de março!!!

___________________________

Depois veja aqui o meu resumo do oura experiência que tive, que publiquei no Facebook

Imperdível! Um musical sobre os anos 60, mas sem diálogos cantados... só músicas famosos que estão perenes em nossa memória. "60 Década de Arromba". Sensacional. Sorriso permanente no rosto, por vezes ampliado ao nível de gargalhada e outras vezes elevado a -1, com algumas lágrimas. Vai ano a ano daquela década, mostrando imagens dos acontecimentos com músicas de fundo tocada por músicos, clássicos e populares muito competentes! Pontos altos: Barbie&Ken, Mary Poppins, Marylin Monroe, os retirantes chegando a Brasília, a Jovem Guarda, enfim... e olha, tem muito cantor bom por aí... todos eles poderiam estar no The Voice. E os figurinos? 

Mais de 3 horas de show, que não cansam um segundo. 
Está passando no Teatro Net, na Siqueira Campos. Até março!!!

#60docmusical
#venha708090

Os hashtags acima foram recomendados por eles, o segundo é porque o sucesso foi tanto, que eles já pensaram em fazer o mesmo para as décadas seguintes, e anunciaram que a próxima já está no forno e deve estrear ainda em 2018. Resta saber se eles vão usar a mesma forma, de chamar um astro de verdade, que participou da época. Aqui, foi Vanderléa, que participa da segunda metade, cantando seus sucessos. E aqui, por incrível que pareça, foi um motivo para alguns nem se animarem a conhecer o projeto. Vocês vêem que eu nem mencionei no resumo pra não afastar eventuais chatos! Ela está ótima, 71 anos e muito bem! Viva Vanderléa!



domingo, 11 de fevereiro de 2018

In the Oscar Mood - Part III

Seguindo meus relatos sobre o Oscar 2018... os outros dois, nos links abaixo
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2018/02/in-oscar-mood-part-i.html
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2018/02/in-oscar-mood-part-ii.html

Começo este com o episódio mais inusitado desta temporada. Ridley Scott (diretor de Alien, Gladiador e outros) resolveu reviver um histórico episódio, o seqüestro do neto de John Paul Getty em 1973, que ficou mais notório ainda porque o avô se recusou a pagar o resgate, e o neto acabou tendo sua orelha decepada, quem viveu a época se lembra e, por se tratar de história, é um spoiler que me permito revelar. Era o filme `Todo o Dinheiro do Mundo`. Chamou para encarnar o multibilionário o grande Kevin Spacey (Seven, K-Pax, Beleza Americana, e outros), teve que envelhecê-lo, afinal Getty já passava dos oitenta à época, dirigiu o filme todo, soltou os trailers, e estava pronto para exibi-lo quando estourou o escândalo: Spacey, assumido homossexual há tempos, foi acusado de assédio por um colega da indústria e, como é comum acontecer, outros acabaram dizendo que houve outras ocasiões. Nesta época de caça ás bruxas, o filme estaria condenado ao boicote mundial, então Scott decidiu, bombasticamente: VAMOS TROCAR GETTY! Vejam só!!

Convocou um senhor quase aposentado, já com Oscar no bolso, que aceitou o desafio: o Sr. Christopher Plummer, o inesquecível Capitão Von Trapp de 'A Noviça Rebelde', aliás, muito mais adequado ao papel. Refilmaram as cenas, que não chegavam a 10, para isso recontratando as locações de filmagem e os atores que contracenavam om o magnata a peso de ouro, vocês podem imaginar, fez tudo em um mês e meio, e transformou o filme, de potencial boicotado a Oscarizado, afinal, o grande ator recebeu uma indicação a Melhor Ator Coadjuvante (a mãe do neto, vivida por Michele Williams, e o negociador do resgato, vivido por Mark Wahlberg, são os principais). Não sem, contudo, mais um escândalo na produção: Wahlberg ganhou 1,5 milhão de dólares pela extensão, Williams ficou sabendo, botou a boca no trombone, e ele acabou doando seu cachê a uma instituição de apoio a assediados.

A indicação de Plummer é a única possibilidade de Oscar do filme, aliás, ele é o mais velho ser humano indicado na história da Academia, aos 88 anos! Aliás (2), ele nasceu no mesmo ano da 1ª Cerimônia de entrega dos Oscar. Ele já é o mais velho ganhador de Oscar, por um papel também coadjuvante, em 2012. Se ganhar, bate seu próprio recorde. Ele está verdadeiramente espetacular, mas acabou não levando o Globo de Ouro, o que pode ser indicativo de que não levará também o Oscar.

Ah, sim, o filme!! São tantas as side stories, que ainda nem falei!!! Vale muito a pena, é tenso ver na tela a evolução dos acontecimentos. É legal ver um pouco da história do maior bilionário de todos os tempos, afinal, Getty foi o responsável pela descoberta de petróleo da Arábia Saudita, e ele já era riquíssimo quando descobriu, e era tanto petróleo que ele tinha pra transportar que 'teve' que inventar o super-petroleiro!! Enfim, é interessante ver na tela uma história que tanto marco, especialmente o momento da 'ear reduction', como li num site desses por aí. O roteirista, que se baseou num livro sobre os herdeiros de Getty, acaba modificando alguns pontos da história para dar mais emoção, isso sempre acontece, mas o resultado é bom!

Uau, este foi o filme que mereceu mais linhas até agora.

Passo para uma surpresa na lista. O filme 'Corra' passou aqui em meados do ano passado, vi o trailer, mas não me animei a vê-lo! Aí, recentemente, leio a coluna do Raphael Montes que dá uma geral dos indicados e menciona o filme como um mix  que 'começa como suspense, se torna terror e, ao final, se revela uma ficção científica', e foi o filme que ele mais gostou em 2017! Pronto, liguei o radar, e descobri que apenas uma sala ainda passava, no Downtown, e lá fomos, família e visitas. O filme é realmente espetacular, e merece as indicações a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atos e Melhor Roteiro Original! Lembra do grande sucesso de Sidney Poitier, 'Adivinhe Quem vem Para o Jantar', lá da década de 1960, que conta a história de um negro que é apresentado pela namorada branca aos pais dela? Pois e´, pare por aí! É só aí a semelhança!! O desenrolar dos acontecimentos é surpreendente, o ator, Daniel Kaluuya, para mim desconhecido, dá um show, especialmente na cena da hipnose. Aliás, nunca sente à frente de um hipnotizador, não aceite qualquer argumento!!





Everybody Loves Luna

Eu prometo que vou me policiar, e publicar menos Luna mas, 
convenhamos, fica difícil, né?
Vejam alguns apelos do Facebook



Comentários
Laiany Teixeira Não prometa nada.  Acho que farei o mesmo quando trouxer a minha pra casa kkkkkkkkkkkkk.

Se bobear ainda faço um instagram pra Meribast kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gerenciar
Responder2 d
Flávia Bajer Mendes Não faça isso. Publica sempre pq eu amo essa gata! Rs
Gerenciar
Responder2 dEditado
Nádia Lima Luuuuunaaaaa   
Gerenciar
Responder2 d
Antonio Jorge Mendes Continua publicando porque a Gatonilda é sensacional
Gerenciar
Responder2 d
Paulo Henrique Maciel A gente gosta de Luna. Nada de bloqueá-la no Face.
Gerenciar
Responder2 d
Cida Pinho Luna é uma linda
Gerenciar
Responder2 d
Ana Claudia Martins Aninha Publica sempre. Ela é linda !!!
Gerenciar
Responder2 d
Patricia Fraga Irresistível mesmo
Gerenciar
Responder2 d
Isabel Pacheco Paixão explica.
Gerenciar
Responder2 d
Tereza Cristina Brito Esta gata é muito linda bjs da titia Tetê.
Gerenciar
Responder2 d
Alice Barth Eu entendo, ela é linda mesmo!...
Gerenciar
Responder2 d
Lúcia Otero Muito delicinha. Como ficaremos sem notícias da Luna? 😣
Gerenciar
Responder2 d
Responder2 d
Zenaide Moreira Luna...Luna...Luna...👏🏼👏🏼👏🏼😻
Gerenciar
Responder2 d
Rosilda Silva 🐈🐈🐈🐈
Gerenciar
Responder2 d
Maria Beatriz Rosolem Fernandes Não pode porque ela é linda!
Gerenciar
Responder1 d
Tereza Cristina Brito Luna é linda, e eu quero acompanhar o crescimento e as gracinhas dela, pode mandar sempre eu adoraria está gata. Bjs
Gerenciar
Responder1 d
Patricia Soares Humberto Muller Tá proibido não tirar fotos dela! 😂😂😂
Gerenciar
Responder1 d