-

domingo, 20 de março de 2022

Minha semana com Elis Regina

Na quinta-feira, eu estava pronto para lançar meu novo post sobre Beatles, quando um poder mais alto se alevantou. Seria o aniversário de Elis Regina. Portanto, eu teria que republicar, como sempre faço, nos aniversários de morte e nascimento de ídolos, um post que eu tenha escrito sobre a vida dele, ou dela, no caso, mas nem isso ia fazer... porque o que me lembrou da data foi a edição de hoje do Sala de Música, programa diário sobre música (claro), que vai ao ar diariamente, ao vivo, no Estúdio CBN, programa cultural da CBN, comandado pela fenomenal Tatiana Vasconcellos. 

Mas não  foi em o fato da lembrança da data.... mas sim, a edição que ouvi. 

O comandante do programa é João Marcelo Bôscoli, primogênito da Rainha. E foi uma jorrada de emoção e dados técnicos, espetacular, insuperável! Ele já vinha oferecendo trechos A Capella da voz da Mamãe, mas o de aniversártio foi especialíssimo. 

Gente, eu estava no carro e comecei a chorar... ao terminar a audição, um interminável silêncio de alguns segundos, inconcebível em tempo de rádio, se fez na transmissão, pois todos estavam embasbacados, emocionados também com o que haviam acabado de ouvir. Era o verso final de Como Nossos Pais, de Belchior. Depois, ele desfila um monte de informações interessantíssimas sobre a canção e sobre o espetáculo teatral onde ela apareceu, o show Falso Brilhante, a que eu assisti, em 1976. Ele terminaria com um pequeno trecho do verso inicial da mesma canção, quer dizer, seria pequeno, mas os apresentadores não conseguiram interromper e ela foi quase até o final da canção.

Enquanto não saía o podcast, deixei aos leitores minha homenagem a ela, um pouco modificada em relação ao original, que alguns leram por ocasião da celebração de 40 anos de sua morte, que veiculei em 19 de janeiro. 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2012/01/i-miss-elis.html

No dia seguinte, anunciei!

"Como prometido, eis o podcast do Sala de Música de ontem... São 18 minutos que valem cada segundo ... por favor me digam se exagerei nos sentimentos... sei que ouvi de novo agora e chorei de novo... Resumindo, é o filho de Elis Regina apresentando a voz da Rainha, sua mãe, A Capella e explicando tudo o que está por trás!! A música é como Nossos Pais....  Ouça, e me diga!!! Neste LINK!"

No dia seguinte, segui na onda Elis, por causa desta palavras que recebi de um profissional da música muito próximo a João Marcelo. Ele disse:

"Bom dia, Homerix!

Muito lindas suas palavras e sua homenagem à nossa rainha Elis. 

Assim como eu, tenho certeza que muitas outras pessoas se emocionaram com seus textos.

Parabéns pela homenagem." 

Depois, dei uma reclamadinha básica por nao ter recebido qualquer feedback dessa pérola que eu havia oferecido. E complementei com mais um link:

Hoje, pela manhã, forneci o link para o podcast, assim que foi disponibilizado pela CBN, mas até agora, ainda ninguém declarou nenhuma opinião sobre ele. Será que estou me emocionando com coisa pouca? 

Vamos lá, minha gente!!! São 18 minutos imperdíveis!!

Sigo hoje ainda com Elis, na verdade, com minha resenha sobre o livro de seu filho João Marcelo, que também me emocionou muito, incorrigível que sou!!

Vejam aqui: 

https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/01/ele-eu-e-elis.html

Para seguir na onda, publico aaui minha resenha sobre o filme ELIS, brilhantemente atuado por Andréia Horta! Eu o chamei de Ela é ELIS!

https://blogdohomerix.blogspot.com/2016/12/ela-e-elis.html

E deixo também, a primeira vez em que mencionei ELIS em meu blog, falando sobre aquela inesquecível Noite de 1967, no festival da Record.

http://blogdohomerix.blogspot.com/2011/01/uma-noite-de-67.html

ENJOY 

2 comentários:

  1. Domingo em dose quádrupla. Elis merece tanta deferência por ser uma estrela maior da constelação musical brasileira. Parabéns Homerix

    ResponderExcluir
  2. Homero, incrível a versão capela de "Como Nossos Pais". Bem que você comentou que valia cada segundo. Da pra sentir a emoção na voz dela, a respiração, a técnica. Muito legal TB ver o orgulho do filho ao falar da mãe. E não é parentesco; é pelo reconhecimento do talento e da técnica dela como cantora que ele, como músico, consegue perceber.Obrigado por compartilhar. Abs, Aziz Warrak

    ResponderExcluir