-

sábado, 13 de março de 2021

The 22 'I Miss Her' Songs by The Beatles

Capítulo 10

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os capítulos têm acesso neste LINK 

Antes?

9. Neste LINKcomentários e trechos da Classe Sex das Girl Songs

Na sequência deste meu estudo, adotando-se o critério de ir analisando do Assunto mais numeroso para o menos numeroso, o próximo a ser analisado seria o das Speech Songs, que tem 28 exemplos! Só que decidi quebrar o critério por proximidade. Então, após listar analisar as 74 Girl Songs, entrarei agora no universo das 'I Miss Her' Songs, que são 22! 

Então, neste 10° Capítulo, descrevo as vezes em que os Beatles se lamentam da perda de um amor. Como já disse, até poderia ser uma Classe de Girl Songs, mas agora está um pouco tarde para mudar gráficos, tabelas, quantitativos, enfim... vamos às ...

'I MISS HER' Songs

Cabe um preâmbulo com a constatação de que o idioma inglês foi pobre neste quesito... não existe uma palavra que consiga traduzir nossa linda palavra 'Saudade', que seria o ideal para se caracterizar o assunto, então recorri ao artifício de usar uma frase curta para o efeito.

Desta vez, como temos quantidade suficiente, é adequado produzir um gráfico temporal. E notaremos uma notável e ilustre presença! 




Colocando em números, temos John como o grande campeão das canções do  amor perdido, com 11 ocorrências, mais duas efetivamente junto com seu parceiro Paul, que compôs outras 5 (no gráfico, eu dividi as Lennon/McCartney uma pra cada um, a meu critério). Completam o cenário: George, com 3 canções, e, finalmente, aparece Ringo, Welcome, Ringo!!, com uma, só em 1968!!!

Note que se confirma a tendência de amadurecimento dos temas com o tempo! Mais uma vez, os anos da Beatlemania (1963 a 1965) concentram 3/4 das canções envolvendo garotas!! E, veja que interessante, parece que John sofre muito com a situação até 1965 e, depois, passa o bastão para Paul, que segue a partir daí, mas com menos intensidade que o parceiro campeão! Ressalte-se o ano de 1967, sem nenhuma canção no tema, natural, pois foi o ano de Sgt. Peppers e Magical Mistery Tour, onde decerto não cabia nada do gênero.

Como tive a ideia de fazer Sub-Classes na Classe DR, agora acostumei! 

Aqui, neste tema, identifiquei 5 Classes de 'I Miss Her' Songs

Assim que há o rompimento, o cara pode estar apenas triste (8), desesperado (5), ou mesmo com muita raiva (1), e quanto a uma volta, ele pode sempre tentar (6), mas também pode não estar nem aí (2). Entre parênteses, o número de ocorrências de cada Classe!


E aí surgiu a oportunidade de usar um tipo de gráfico que eu nunca havia usado: o Gráfico Radar!! Vê se dá pra entender.

Eu mesmo demorei um pouco! 

Resumindo:
  • John esteve em todos os state-of-minds: fez 4 tentando voltar, 3 em tristeza, 3 em desespero, 1 em desprezo e uma com raiva;
  • Paul ficou 4 vezes triste, uma em desespero e quis voltar, no final; 
  • George quis voltar em uma, nem ligou em outra, e triste na terceira;
  • Ringo estava desesperado em sua única experiência!
Como já é tradição deste meu projeto, apresento uma tabela com as 22 canções 'I Miss Her', por ordem de lançamento, mostrando seu compositor e um trecho da letra que explica por que eu a classifiquei assim!!!

Acompanhe as letras listadas com os correspondentes trechos das canções, que  compilei neste LINK

ATENÇÃO!!!

Após a tabela, encontrarão alguns comentários
 sobre CADA UMA das canções!!



Vou aproveitar a quantidade em cada Classe pra ordenar meus comentários.

As canções com os títulos em vermelho , bem como os nomes de álbuns nessa cor, têm análises sobre elas (eles), já com um post no blog, cujo acesso se dá


Tristeza - Sad Songs (8)

1. Don´t Bother Me (With The Beatles- 1963)
George  quer ficar sozinho e não ser incomodado, desde que ela o deixou. Primeira canção de autoria de George nos Beatles, no segundo LP lançado pela banda. Ela aparece no filme A Hard Day's Night, mas apenas como música incidental, apenas instrumental, é uma das que toca enquanto os Beatles dançam.
2. I Don´t Want to Spoil the Party (Beatles for Sale - 1964) 
John vai embora da festa pois está triste desde que ela o deixou. Pode até ser que seja um abandono temporário, que ela não apareceu só naquela festa, mas o clima é esse, de tristeza!

3. Ticket to Ride (HELP! - 1965) 
John ficará triste porque a garota que o deixa louco vai embora, mas não está nem aí! Musicalmente, notável riff de abertura, a bateria inovadora de Ringo, a variação do ritmo no refrão,  e o contraponto vocal agudo de Paul. Fez parte da trilha do filme HELP! N°1 nas paradas em compacto, com Yes It Is no Lado B. Houve distintas interpretações sobre seu significado. A mais comum é de que seria uma gíria para 'permissão para amar', que algumas localidades exigiam de prostitutas (Hamburgo, por exemplo). Uma recente que ouvi era de que, na verdade, o nome era Ticket To Ryde, que é o nome de uma cidade da Inglaterra, aonde John e Paul foram uma vez na juventude, para visitar um parente deste último.
4. You´ve Got to Hide Your Love Away (HELP! - 1965
John está deprimido, com as mãos na cabeça, achando que todos riem dele desde que ela se foi. Linda balada folk. Primeira canção a ter um instrumento que não fosse guitarra, percussão ou piano, com uma flauta tenor lindamente concluindo-a. Também foi parte da trilha de HELP! Há quem diga que John foi inspirado na homossexualidade  de Brian Epstein, que tinha que 'esconder' seu amor de toda a sociedade!
5. What Goes On (Rubber Soul -1965) 
John, na voz de Ringo, não aguenta vê-la com outro rapaz, o que o está rasgando por dentro. Ela tem a co-autoria de Ringo, por causa de 4 ou 5 palavras que ele sugeriu.... mais uma concessão de John que outra coisa.
 6. For No One (Revolver -1966) 
Paul analisa calmamente a falta de sinais de amor por ele na garota, ainda que ela chore lágrimas, por ninguém, claramente ela não precisa mais dele! Das melhores baladas da carreira de Paul, apenas piano e baixo, mas com o auxílio luxuoso de uma trompa (french horn), destaque no meio da canção e depois junto com o vocal.
7. I Will (Álbum Branco -1968) 
Paul está certo de que ela volta pra ele, mesmo que ele espere a vida inteira. Uma das canções escritas no retiro espiritual na Índia. Somente ele ao violão, vozes só dele, mas tem ajuda de John e George no bongô e maracas. George não participa. Paul também faz o baixo com a voz!
8. The Long and Winding Road (Let It Be -1970) 
Paul ficou sozinho, chorou, e não entende por que ela o deixa nessa situação. Linda balada, que teve múltiplas versões, só com banda ou orquestrada. Incrivelmente, o plano de Paul era dá-la para Tom Jones lançar, mas ele não pôde aceitar. Ela foi o 20° e último compacto a atingir o N°1 nas paradas americanas, em junho de 1970, já após o fim da banda!

Volta - Return Songs (6)

1. It Won´t Be Long (With The Beatles - 1963) 
John, choroso, clama que ela vai voltar pre ele, logo, logo. Notável a poética de misturar 'Be long' com 'Belong'! E musicalmente, mais um duelo de Yeah-Yeah's.
2. I Call Your Name (Compacto Duplo - 1964) 
John chama o nome dela toda noite e diz que não pode continuar sem ela. Musicalmente, marcante a presença do 'cow bell' do início ao fim. O compacto duplo tinha 3 covers, entre elas, Long Tall Sally.
3. Tell Me Why (A Hard Day's Night -1963
John implora de joelhos que ela ouça seus apelos, ele não aguenta mais
Musicalmente, notável a harmonia vocal tripla J-P-G. Fez parte da trilha sonora do filme A Hard Day's Night, sendo aliás, aquela a única vez em que foi tocada 'ao vivo', na verdade um playback, e ainda que para uma audiência paga!
4. No Reply (Beatles For Sale -1964 
John quase morre ao ver sua garota de mão dada com outro e diz a ela que a ama mais que aquele sacripantaSimplesmente amo essa canção! Acho geniais as mudanças de ritmo, começando com uma espécie de batida de bossa nova, dá uma quebra nos gritos 'I saw the light', 'I nearly died', 'No reply', depois volta, e, no refrão, 'If I were you...', vem uma batida firme de rock, acompanhada por palmas. Uma pena que nunca tenham tocaram ao vivo!!
5. I Need You (HELP! -1965
George diz que precisa muito dela e pede sua volta pois está muito só. Foi apenas a segunda canção que George lançou pelos Beatles, e é muuuito melhor que a primeira. Refletia um momento de sua vida, em que sua namorada Pattie Boyd o deixou. Ela aceitou o pedido e voltou, afinal não é sempre que um Beatle faz uma canção dedicada a você, não é mesmo? Ela viria a se casar com ele, em 1966. Depois se separaram e ela se casou com Eric Clapton. A canção é a primeira dos Beatles a usar um pedal para incrementar o som da guitarra, notem-no logo nos acordes iniciais. Ela fez parte da trilha sonora de HELP!, aquela cena ao ar livre, com tanques em volta deles.
6. You Won´t See Me (Rubber Soul-1965
Paul passa seus dias com os olhos marejados, e apesar de poucos, parecem anos, e diz que não pode continuar sem ela!!  Foi aqui que John passou o bastão para Paul, como comentei ali em cima! E ele logo começa com uma crise que ele tinha com sua namorada Jane Asher, que queria seguir sua carreira de atriz. A letra conta com uma sequência de rimas riquíssimas, que está no trecho que ressaltei na tabela aqui de cima, com Paul rimando 'FEW', com 'FILLED' e com 'FEELS' em rimas internas. Musicalmente é adorável o acompanhamento de John e George com uma série de Uh-La-La-La's, e eu também acho notável a nota LA tocada no órgão ao longo de todo o verso final, reparem!

Desespero - Dispair Songs (5)


1. Misery (Please Please Me - 1963) 
John, saudoso, clama que mandem sua garota de volta pra ele, porque sem ela, ele está em petição de miséria. É a segunda canção do álbum de estréia, que foi gravado todo em UM dia. Adoooro aquele pianinho que aparece no refrão! Aliás, é a primeira contribuição instrumental do Maestro George Martin.
2. I´ll Cry Instead (A Hard Day's Night -1963
John está louco por perder seu amor, preferia ficar em casa, e vai chorar até ela voltar ... A canção fez parte da trilha sonora do filme A Hard Day's Night, acompanhando a cena inicial, de perseguição aos Beatles
3. Baby's In Black (Beatles For Sale -1964
John não se conforma que sua garota está vestindo preto, porque ele sabe que assim, ela está pensando no antigo namorado... ô sina! Mais um jogo de palavras ('Black' - 'Blue', duas cores, porém com significados figurados). Seu ritmo é uma novidade, mais parecendo uma valsa - Pum pa pa Pum pa pa. Foi tocada inúmeras vezes ao vivo, e uma delas foi lançada como Lado B do single Real Love, do Projeto Anthology. 
4. Don´t Pass Me By (Álbum Branco 18964)
Ringo pede que ela não o faça chorar, que ele odeia vê-la indo embora. Olha aí o Ringão com sua primeira produção (eu não considero o crédito dado a ele em What Goes On como sério!). Ele tentou algumas vezes apresentar algo aos maiorais, algumas composições de três acordes, que era o máximo que conseguia, mas logo eles notavam que seriam acusados de plágio! Só Paul e Ringo tocam, além de um violino sensacional ao longo de toda a canção!!!
5. Oh Darling (Abbey Road 1969)
Paul diz que quase morreu quando ela disse que não precisava mais dele. Uma das mais espetaculares performances vocais da carreira dos Beatles, Paul conta que ia todo dia gravar sozinho até chegar ao vocal sujo que ele desejava para o caráter primal do grito. E disse que cinco anos antes, teria feito muito mais facilmente, certamente se referindo por exemplo a I'm Down e Long Tall Sally. O line-up da gravação que ouvimos tinha Paul no piano, George no baixo, John e Ringo em seus instrumentos regulares. Vocais de apoio sensacionais de John e George. Tem uma interpretação paralela, de que era direcionada a John, por causa das desavenças entre eles, como um apelo pra que ele não saísse da banda!!!..  

Desprezo -  Disdain Songs (2)

1. Not a Second Time (With The Beatles - 1963) 
John reclama que ela vem com o mesmo papo, que ela já o feriu uma vez, mas isso não acontecerá de novo. George Martin toca o piano!
2. Think for Yourself (Rubber Soul - 1965)
George diz pra ela fazer o que quiser, que vá pra qualquer lugar, pois ele não vai com ela! Segunda contribuição de George a Rubber Soul, considerada entre as melhores do álbum, as duas dele acima das duas que ele apresentou em HELP!, portanto mostrando um crescimento como compositor. Tem uma novidade técnica: foi a primeira vez que se ouviu um baixo daquele jeito, meio zumbido ao longo da canção toda, o chamado fuzz bass. Destaque, como sempre, para a harmonia tripla, com John e Paul!

Raiva -  Anger Songs (1)

1. Run For Your Life (Rubber Soul - 1965) 
John aconselha sua ex a não sair com ninguém, sob risco de morrer!! Bem, claro que ele não era literal na ameaça, e tal, mas transportando para o tempo de hoje, onde há uma febre de feminicídios insanos por aí, uma canção dessas seria considerada 'O Melô do Feminicida'. Depois que começou o  relacionamento com Yoko, ela o alertou para o absurdo desse machismo, e ele declarou estar arrependido por tê-la lançado!!


Próximo capítulo 

11. Neste LINK, identificação e caracterização de Classes de Speech Songs

4 comentários:

  1. Um Beatlemaníaco raíz profunda. Estou começando a imaginar o seu próximo passo a partir do momento que concluir essa etapa. Será o de gerar sub-sub classes? 🤔

    ResponderExcluir
  2. Homero eh impressionante sua capacidade em descrever fatos e versoes das musicas nos minimos detalhes. Eh como voce estivesse presente participando da criacao e eu chego a me surpreender com alguns detalhes citados por voce. Voce parece ter sido o psicanalista do grupo todo.kkkkkkkk Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um trabalho de fâ de carteirinha. E uma visão que tem de ser respeitada. Eu tenho outra visão. Sinto que nem sempre o que diziam era o que parecia claro. Penso mesmo que eles falavam coisas que apenas eles entendiam. Davam um jeito para que pensassem ser uma simples canção de amor romantico...quando queriam dizer outra coisa. Claro que pesso estar enganada, é apenas como eu, e outros, entendem. Há quem afirme que You had to hide your love away foi inspirada em Brian Epstein. Eu, pessoalmente penso que não, que foi inspirada nele mesmo, em John. Mas digo isso para mostrar como as visões dos fâs mudam. E isso indica como as letras dos Beatles não são faceis de serem entendidas.
    Já falei sobre She said She said...muitos pensam que ele conversavam com uma mulher. E tinha conversado com Peter Fonda.
    Quem não podia jurar que Paul tinha de repente encontrado alguém tão espetacular que ele não poderia viver mais sem esse alguem? Pois estava falando sobre drogas. Ele confirmou isso. (continuo em outro box).

    ResponderExcluir
  4. Oh Darling é controversa. Ele não fala a palavra she em lugar algum. É sempre you. Você. Para muitos é uma mensagem para John. Por que ele teria tido o cuidado de falar Darling com som de Johnny? Na verdade, nas duas últimas vezes ele diz Johnny claramente. E ele sabe bem a pronuncia correta. No meio da música ele fala "believe me darling' perfeitamente bem. Mas depois do OH...sempre vem algo parecendo Johnny ou então igual a Johnny. Igualzinho.
    Alguns fâs ficam aborrecidos com quem fala sobre isso. Não entendo. Estamos falando a verdade! Deveriam se aborrecer com Paul que não falou a palavra direito. rs rs rs. Se era darling deveria dizer darling. Mas ele diz Johnny! A culpa não é de quem escuta assim. Ele está falando assim.

    E tem aquela história que não posso garantir ser verdade porque li no Tumblr. Ali há tantas mentirnhas...Veio como se tivesse sido publicada na revista Mojo.

    Compartilho a história como curiosidade sem a menor garantia. Inclusive vejo possibilidade de ser coisa inventada.
    Teria sido contada por Mal Evans.
    Certo dia John chegou no estudio com Yoko Ono. E foi logo dizendo para Paul que a parceria Lennon/McCartney tinha terminado.. E teria dito. " Eu não preciso mais de você. Yoko me supervisiona." A reação de Paul foi drástica. Ele literalmente caiu no chão. Ficou impactado e sem condições de trabalhar naquele dia. Mal o levou para casa porque ele não tinha como dirigir. Chorando muito o tempo todo. No dia seguinte ele apareceu com a música Oh Darling composta na madrugada. A letra dizia exatamente o que tinha acontecido, até a parte da queda.

    Até eles percebem essas possiblidades de outras interpretações. Tem um diálogo de John e Paul comentando sobre isso.John pede "Don't Let me Down" e Paul responde " I will never let you down". Eles percebem que pode parecer um diálogo entre eles.

    Eu confesso que não notei a princpio que Oh darling parecia Oh Johnny . Tinha lido o nome da música na capa do disco e não questionei. Ele devia estar dizendo Oh Darling meio embolado como roqueiros gostam de fazer. Sem me lembrar que nunca fizeram isso antes. Costumavam ter boa pronuncia. Então, uma noite eu ouvia Abbey Road na sala com uma turminha da amigos. Foi logo quando o disco foi lançado. Assim que começa Oh Darling, entra nossa cozinheira na sala..." Ah, eu adoro essa música Oh Johnny". Eu então comecei a dizer que, na verdade era Oh dar....quando ouvi Paul cantando. E pronto. Realmente não parecia Oh darling. Quando falou pela terceira vez todos na sala se entreolharam sem dizer nada;. Ao termíno da música disseram ter entendido Oh Johnny. A Lúcia tinha razão.

    Para finalizar esclareço que não tenho como afirmar nada. Tenho como afirmar apenas o que escutei e todos os meus amigos ali naquela noite e mais a Lúcia. E depois veio o artigo do Nelson Mota no Pasquim a respeito disso. Ele também ouviu Oh Johnny.
    E se realmente John chegou dizendo que não mais comporia com ele, achando que Yoko era melhor...dá para entender seu desespero, a sua dor. Curiosamente John gostou tanto da música que queria ser o lder vocalista dela na gravação.

    Tudo isso apenas para dizer que os Beatles são uma incognita. Nem tudo que parece ser é real. Nothing is real. Isso não signfica que não possamos entende´-las a nosso modo. HOmerix tem seu jeito de ver que é muito interessane, muito dele. Leio tudo com atenção e apreciação. Ele fez até um gráfico! Genial. Eu penso que isso é mais uma das qualidades de Beatles. Podemos interpretar suas canções de vários modos, podemos nos projetar nelas...podemos viajar nelas. Como nas grandes obras de arte do cinema, o significado está em aberto para cada um de nós. Nossa, que curtição.

    ResponderExcluir