-

segunda-feira, 22 de março de 2021

As 7 Funny Story Songs dos Beatles

Capítulo 17


A saga é

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Pensando bem, não seriam pré-requisitos, mas seria adequado que passassem, ao menos pelas informações abaixo...

Cada NÚMERO é um LINK para informações adicionais!!!

  • 211 canções lançadas pelos Beatles, em 7,5 anos de carreira
  • 186 de autoria de um dos Beatles
  • 185 canções com letras (uma instrumental)
  • 007 assuntos identificados (Girl, Miss, Speech, Story, Self, Acid, Nonsense)
  • 074 canções sobre garotas - Girl Songs
  • 022 canções sobre saudade - I Miss Her Songs
  • 029 canções com discursos - Speech Songs
  • 028 canções com histórias - Story Songs
    • 004 Classes identificadas de Story Songs (Self, Funny, Tale, Alone)
    • 008 Self Story Songs, onde o compositor fala na primeira pessoa, sobre sua pessoa ou sobre outra pessoa, na pessoa daquela pessoa(!)
    • 007 Funny Story Songs, onde o que mais se destaca é o humor,
      • sobre as quais falarei agora
  • 020 canções sobre si mesmos- Self Songs
  • 009 canções sobre drogas - Acid Songs
Graficamente



Vamos lá.... a alguns detalhes das canções! 

Elas estão concentradas no Álbum Branco e em Abbey Road

As canções que estão em vermelho já tenho 
análises mais aprofundadas sobre elas! 
Basta clicar em seus nomes!

1. The Continuing Story of Bungalow Bill (Álbum Branco - 1968)

John conta 'Ele foi caçar tigres com elefantes e armas. Pra prevenir acidentes ele sempre leva sua mãe. Ele é aquele típico saxão americano cabeça oca, filho da mãe'    A inspiração para John escrever esse libelo contra a caça de animais inocentes veio de fato e personagens reais. 'Bungallow Bil' era o americano Richard Cooke, que acompanhou sua mãe ao Ashram do Maharishi na Índia, na mesma época que os Beatles lá estavam para aprender Meditação Transcendental. Ele e a mãe realmente saíram numa caravana de elefantes pela selva anexa, e realmente apareceu um tigre e realmente 'Bill' atirou nele!! E vangloriou-se! Depois se arrependeu, pelas reações dos demais, afinal era incompatível você estar num local para aproximar-se de Deus e ao mesmo tempo matar um filho de Deus. Bem, o arrependimento não foi suficiente para John desistir de fazer a canção que havia já começado, irritado com a atitude do co-hóspede. A gravação tem uma interessante introdução em música flamenca, que eu achava que era um violão, mas era um Mellotron, tocado por um engenheiro de estúdio, Chris Thomas. A canção começa no refrão cantado por todos os Beatles mais Maurreen (esposa de Ringo) e Yoko, depois são três versos (às vezes acompanhado de um som que eu achava que era um bandolim, mas era o Mellotron, desta vez tocado por John) intercalados com o refrão, que ao final é repetido algumas vezes e é acompanhado por um som que eu achava que era um trombone, mas era o Mellotron, de novo tocado pelo engenheiro. No disco, John termina a canção com um 'Hey all!!' que emenda magnificamente com o pianinho (que é um piano!) da próxima canção, a magnífica While My Guitar Gently Wheeps, que será retratada no capítulo das Speech Songs, quando acabar a última classe das Story Songs. Notável aqui em Bungallow Bill é que foi a primeira e única vez que uma voz que não era de nenhum Beatle cantou algum trecho 'lead' de uma música Beatle: era Yoko Ono, para desgosto dos demais, que não tinham o que fazer, afinal, era canção de John!

 

2. Happiness is a Warm Gun (Álbum Branco - 1968)

John conta 'Quando eu te seguro em meus braços e seguro meus dedos em seu gatilho, eu sei que ninguém poderá me fazer mal, porque ..'    A inspiração para John escrever esse libelo contra as armas foi de uma propaganda que tinha os dizeres do título e mostrava um revolver fumegante, após disparar um tiro. Mas a música foi banida das rádios por causa da conotação sexual das mesmas palavras... e John admitiu que pensava em Yoko, hehe. O que interessa é que é uma genial canção, mix de três partes. Começa com uma balada sobre uma garota (She's not a girl who misses much tchurururururu oh yeah'... até ...'a soap impression of his wife that she ate and donated to the National Trust'), aí vem uma guitarra magnífica, distorcida, com a melodia do início do segundo trecho, seguida do próprio ('I need a fix, cause I'm going down' ... até... 'Mother Superior jumped the gun'),  e finaliza num sensacional clima de anos 50, com os backing vocals de Paul e George, acompanhando 'Happiness is a warm gun'  com 'Bang Bang Shoot Shoot'. Simplesmente perfeito! Tudo em menos de 3 minutos, com variações freqüentes de tempo (Ringo teve trabalho). Complexa estrutura, premiada com, além do banimento inicial, com o elogio da crítica (consideraram-na a segunda melhor do álbum, apenas perdendo para While My Guitar Gently Wheeps), e com os corações de todos os quatro Beatles, que declararam ser ela a canção em que tiveram mais prazer em trabalhar! E nela não houve outros instrumentos senão duas guitarras, baixo e bateria, puro Beatles, na veia!!

Ironia do destino...

Uma arma ficou cinco vezes fumegante...

às 22:30 hs do dia 8 de dezembro de 1980...

na portaria do Edifício Dakota

72 Central Park West, New York, NY, USA


3. Rocky Raccoon (Álbum Branco - 1968)

Paul conta 'Rocky invadiu o quarto dizendo: Danny Boy, agora acabou! Mas Daniel foi mais rápido, sacou primeiro e atirou, e Rocky caiu num canto..'História hilária ambientada no Velho Oeste americano apresentada por Paul num magnífico sotaque de Dakota do Sul, sobre um cowboy com apelido Guaxinim, que vê um certo Daniel se engraçando com sua 'namorada' Lil McGill, mas é Nancy seu 'nome de guerra', aquilo foi como um soco no olho do rapaz, que se hospeda no Saloon, e vai ao quarto onde eles estão, e acontece o fato narrado acima, mas não se preocupem, foi só um arranhão. 
D-I-V-E-R-T-I-D-Í-S-S-I-M-A!!! 
E é uma monumental gravação. Note os instrumentos entrando aos poucos, Paul ao violão descreve a cena e quando volta ao sotaque inglês, começa, primeiro a gaita (de John), depois o pandeiro (de Ringo), depois o baixo (de  George), depois a bateria e depois volta a gaita firme, e quando Rocky collapses in the corner entra o incrível, fantástico, extraordinário George Martin replicando o vocal de dã-dã-dãs e thu-ru-rus de Paul, com um mais-velho-oeste-impossível honky tonk piano, que dá vontade de ouvir repetidas vezes! A música não é lá muito considerada pelos críticos (ô gente exigente!), mas é uma de minhas favoritas, se perigar, está nas minhas Top Ten! Olha, eu gosto tanto daquele pianinho que disponibilizo aqui o LINK para você ouvi-lo. Venha deliciar-se comigo!

 

4. Maxwell´s Silver Hammer (Abbey Road - 1969)

Paul conta 'Posso levá-la ao cinema, Joan? Ela aceita e quando se apronta para ir, Maxwell chega à sua porta e 'Bang Bang, o martelo de prata de Maxwell atinge a cabeça dela, até ele ter a certeza de que ela está morta!' Caramba, Paul, what the hell? E tem mais, ele ainda vai à escola e a coisa se repete com a professora que lhe dá o castigo de escrever 50 vezes que não deve ser assim, e só depois o rapaz é preso, e na hora do julgamento, aclamado por Rose e Vallery, repete a dose no juiz! Ah, Paul, mas que humor negro é esse?! Ah, eu gosto muito! E vou repetir aqui: 

                D-I-V-E-R-T-I-D-Í-S-S-I-M-A!!! 

Musicalmente? Um Vaudeville delicioso, estilo dos anos 1920! Mas sou minoria! Críticos arrasaram.... e os demais Beatles detestaram. É que foi muita insistência de Paul. Ele começou a compor em Rishikesh, pretendia que fosse pro Álbum Branco, não deu, tentou nas sessões em Twickenham, no Projeto Get Back, não deu, queria até que fosse single, não deu. Então, de Abbey Road, não escapava, mas ele infernizou a vida de George e Ringo até chegar ao ponto que queria, foram muuuitos takes! John estava fora, naquela semana de convalescença do acidente e não participou. Quando chegou, trouxe Yoko numa cama de hospital, mas não adicionou nada na versão final. Ele a detestava. Interessante o som do martelo, que foi obtido por Mal Evans batendo numa bigorna! E o sintetizador Moog, já definitivamente na lista dos instrumentos preferidos pelos Beatles. E Ringo juntou-se no vocal ao grave 'Silver Hammer' do final. Bem, gente, nada melhor do que esta animação (LINK) para contar a história que Paul contou!!

 

5. Mean Mr. Mustard (Abbey Road - 1969)

John conta 'Que velho malvado! Sua irmã Pam trabalha numa loja, nunca para, sempre vai junto, leva-o pra dar uma olhada na Rainha, um lugar que ele sempre foi, sempre grita algo obsceno, que velho sujo!'

Segunda presença de John no espetacular medley do Lado B de Abbey Road, a canção foi feita na Índia e tentada para o Álbum Branco, mas foi deixada de lado, que bom, porque faz uma ótima combinação com Polythene Pam que a segue!!  E por causa dela, a irmã de Mr. Mustard mudou de nome, de Shirley para Pam. Mas não mudou a persona do mendigo que esconde dinheiro, vive no parque, se barbeia no escuro. Só que, como ele tem uma irmã que vem passear com ele, eu não a classifiquei como uma Alone Song. Preferi deixar como Funny Song, porque é um personagem risível, mas muito também por causa do clima da música, muito ajudado por um sensacional fuzzy bass de Paul que acompanha a canção toda, parece uma tuba, e tuba is very funny! John está ao piano e o harmony vocal de Paul é perfeito, como sempre. Ah, como eu ouvia essa canção, seguido, movendo a agulha de volta toda hora, e depois fazendo loops na fita cassete! 


6. Polythene Pam (Abbey Road - 1969)

John conta 'Bem, você devia ver Pam Polietileno, ela é tão bonita, mas se parece com um homem. Bem, você devia vê-la travestida usando sacos de polietilenoTerceira e final presença de John no espetacular medley. Tem a mesma 'carreira' de sua antecessora, Índia, não Álbum Branco, pra acabar no medley. Apesar de John se inspirar numa menina que conheceu numa quente noite de sexo a três, que realmente se vestia em polietileno, macacão e botas, não poderia deixar de associar sua imagem ao humor. E quando soube que o nome Pam foi tirado por similaridade a uma garota de Liverpool, que tinha o apelido Polythene Pat, porque efetivamente 'comia' polietileno, aí confirmou meu diagnóstico. O que eu admiro mais na gravação é a bateria de Ringo, tom-tom's à toda, e os acordes descendentes de George no final a caminho de She Came In Through The Bathroom Window, justamente a canção a seguir!


7. She Came In Through The Bathroom Window (Abbey Road - 1969)

Paul conta 'Ela entrou pela janela do banheiro protegida por seu berço de ouro mas agora ela chupa seu polegar e vagueia pelos bancos de sua lagoa particularPrimeira de um sprint de 5 canções de Paul que fecham o fantástico medley de Abbey Road. É recebida por um 'Look out'  de John ao final de Polythene Pam, e vem a abertura acima. A imagem de alguém entrando pela janela do banheiro é de uma grandeza de humor fenomenal. Interpreto como alguém que chegou na vida do sujeito que conta o causo, assim de pára-quedas, pra agitar sua vida. No caso, ela uma dançarina trabalhadora e ele um oficial da polícia. Há também rumores de que o movimento foi a expressão da verdade,  que uma das Apple Scruffs, que rondavam os Beatles, no estúdio e em suas casas, encontrou uma brecha pela escada de incêndio da residência de Paul, literalmente entrando pela janelinha e inclusive abrindo a porta da frente para as demais... difícil de acreditar. Paul vem 'cantando' essas fãs invasivas desde Fixing a Hole, dois anos antes, em Sgt.Pepper's. Outra interpretação rola, por conta do 'protected by a silver spoon' e o 'thucks her thomb' e 'and wanders by the banks of her own lagoon' e o 'Didn't anybody tell her?'. Ocorre que a tal 'colher de prata' é equivalente ao nosso 'berço de ouro', então a mulher em questão já teria uma origem rica, e era mimada, porque ainda chupava o dedo, o que levaria a dizer que ele se referia a sua esposa Linda, herdeira da família Eastman, e que teria, na ocasião, invadido  sua casa trancada por um Paul drogado, enquanto cuidava da filha dela Heather, e que agora ela ficava pensando 'onde é que eu me meti?' reclamando ao telefone com a família nos EUA, e ainda Paul pergunta 'Ninguém contou a ela (onde ela estava se metendo)?' Uau! A imaginação grassa!! Musicalmente, apenas os quatro Beatles são creditados em seus usuais instrumentos, sendo que John vem num violão de 12 cordas. Ao seu final, entra suavemente Golden Slumbers, para gáudio dos amantes da boa música.


 

Próximos capítulos:

As 4 Alone Story Songs dos Beatles - Neste LINK

As 9 Tale Story Songs dos Beatles - Neste LINK 

As 8 Self Story Songs dos Beatles - Neste LINK 

4 comentários:

  1. Homerix:
    Onde vc descobre tanta informação cara????!!!!
    Demais !!!

    ResponderExcluir
  2. Está excelente essa série de textos sobre os Beatles. Parabéns, Homerix.
    Borromeu

    ResponderExcluir
  3. Para conhecer tantos detalhes, acho que você é um DELES disfarçado!

    ResponderExcluir
  4. Homerix é o cara! Adoro Polythene Pam!

    ResponderExcluir