-

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Elza Soares ... Que vida!!!

Morreu uma força da natureza!
Descanse em Paz, Elza Soares
Aqui, minha resenha sobre sua biografia 
Caso se interesse pelo livro,
deixo aqui o Link Amazon 
___________________________

“Eu não tenho idade .... Eu tenho TEMPO!”

É assim que Elza Soares respondia sobre sua idade, já há algum tempo.

E é mesmo como Zeca Camargo me escreveu na dedicatória de meu exemplar da biografia que ele escreveu da Cantora Brasileira do Milênio, eleita que foi no final do mesmo, pela BBC, e substituiu Ella Fitzgerald quando a diva negra americana precisou ser operada de catarata, com aplausos de pé.

Ele escreveu: 
Homero, Que vida,
Que história! 

Só tenho que concordar! 

Uma vida que surgiu para o mundo num certo Planeta Fome, quando respondeu ser este o planeta de onde vinha, a um gozador Ary Barroso, que a interrompeu no meio apresentação da caloura, dizendo: 
Senhoras e Senhores,
neste momento, nasce uma estrela!

e ela cantou até o final abraçada no genial criador de Aquarela do Brasil. Ganhou o prêmio máximo e comprou remédios para um filho de menos de um ano que iria morrer logo...

Naquele momento, ela tinha 18 anos, e 6 filhos, pois se casara aos 12, obrigada pelo pai, e sofria maus tratos do jovem marido, que chegou a atirar nela por não concordar com sua carreira musical, pouco antes de morrer, de tuberculose. 

Planeta Fome é também o nome de seu último disco (quase 40 na carreira), e 66 anos depois daquele primeira vez em que usou a expressão, e que tem músicas inéditas ou releituras fortes, com o ponto em comum de letras mais fortes ainda, para o qual o Felipe teve o orgulho de prover arranjos de cordas e gravação de violinos para SETE das canções! 

Sim, aos 91 anos, de ‘tempo’, ela seguia produtiva, cantou em Rock In Rio, foi enredo do Carnaval do Rio, e estava com agenda cheia até o fim de 2022, vinha sendo recebida no exterior com tons de Elzamania, mesmo com o físico prejudicado por lesão na coluna, que a obriga a cantar sentada. 

Uma verdadeira heroína da vida, tantos altos e baixos, tantos preconceitos, de vários jaezes, injustiças e perseguições, um marido violento e outro astro e bêbado, três filhos perdidos, para o parto, a doença, a tragédia, que se mudava para o exterior em busca de paz e de virada, o que nem sempre conseguia.

Aqui, um elogio ao escritor da biografia.... no começo ele faz brincadeiras com a presença do Z no nome dela (talvez se lembrando do próprio nome...), mas é assim que ele desenvolve a trama na linha do tempo. Depois de um começo linear, ele divide a narrativa, avançando pela vida pessoal até um ponto, depois volta para um ponto anterior da vida profissional e segue contando sobre a carreira, deixando para trás aquele momento em que interrompera a vida pessoal, e depois volta a ela, e retoma a narrativa daquele ponto que havia deixado para trás, e segue numa e noutra, idas e voltas, um verdadeiro zigue-zague.

E ao final, sabedor de que escreve sobre um ser vivo e ativo, faz um capítulo final notável, ressaltando os pensamentos da estrela, aonde eu anotei a declaração inicial deste texto, e com a qual termino minha resenha.

Elza não tem IDADE ... ela tem TEMPO!!!!

9 comentários:

  1. Homerix,

    Belíssima Postagem. Uma lutadora, incomparável e extraordinária cantora.

    ResponderExcluir
  2. Belo post sobre esta mulher admirável. Abraço, Camargo

    ResponderExcluir
  3. Belo post para uma bela personalidade. abs

    ResponderExcluir
  4. Pedro Casemiro Magalhães26 de fevereiro de 2020 às 00:35

    Muito bom e oportuno seus comentários. Tive o privilégio de assistir Elza no auge de sua carreira.

    ResponderExcluir
  5. Também gostei. E aprendi. Pois não sabia da vida sofrida anterior com o primeiro marido, que tinha se casado com apenas 12 anos. Eu confesso que só a conheci quando se casou com Garrincha. Só se falava nisso naquele tempo. Depois fiquei sabendo do "Planeta Fome"...Mas bem depois. O final foi perfeito. Ela não tem idade...ela tem tempo.

    ResponderExcluir
  6. Lamento não ter visto um show dela.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Homero!
    Cantora extraordinária, mas extraordinários são os exemplos de ida e de luta. Que descanse em paz (se é que ela irá aguentar)

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa sua escrita! Um exemplo de luta contínua. Bacana saber da participação do Felipe na sua obra. Gostei da afirmação: não tenho idade, tenho tempo!

    ResponderExcluir
  9. Elza Soares foi um exemplo de luta e perseverança. Apesar do reconhecimento, fosse Americana, seria uma estrela internacional, no nível da divas do Blue e do Jazz.

    Lages

    ResponderExcluir