-

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Game of Thrones - A Storm of Swords

Olá! Caso se interesse pelo livro,
deixo aqui o Link Amazon 
________________________________________________



ACABEI!!!

Após 40 dias, de metrô e bicicleta, virei a última das 1128 páginas de Game of Thrones - A Storm of Swords, o terceiro livro da mais espetacular saga da literatura e da TV.  Veja, estou falando do binômio. Livro e TV, juntos. Livro e cinema, tem James Bond e Harry Potter. Cinema e TV tem Jornada nas Estrelas. HQ e Cinema, tem várias!!! Livro e TV não conheço outra. Mas aceito indicações!!

Para quem não leu meus textos anteriores sobre o assunto, seguem aqui:



Bem, depois da última página, segui passeando pelas dezenas páginas  de nomes e detalhes e selos e bandeiras e parentescos de todas as casas e famílias e reinos que aprendemos a amar e a odiar, e de algumas que nem ouvimos falar, ainda, ou quem sabe nem ouviremos, tudo das parte do mundo de George Martin. Que imaginação!

Bem, como alguns já sabem, entrei tardiamente nesse mundo, pelo caminho da TV, vi as 6 temporadas, e só então comecei a ler os livro, enquanto aguardo, junto com a metade do Planeta Terra, a sétima temporada na TV .

E vou comparando o que chegou na TV com o que foi descrito no livro.  E segue sendo bem diferente em alguns pontos, mas às vezes, admito que ficou melhor.

Como sabem, a história é sempre contada sob o ponto de vista de personagens. No primeiro livro, são eleitos Eddard, Catelyn, Sansa, Arya, Bran, Jon e Daenerys. No segundo, entram Davos e Theon (e sai Eddard, por razões óbvias). Aqui chega Jamie, the Kingslayer, e graçcas a isso podemos acompanhar a saga do retorno de Riverun a King's Landing, e seu relacionamento nada amistoso com a imensa Brienne de Tarth.

Daenerys tem outros champions ao lado dela. Na TV, Ser Barristan Selmy entra na vida de Daenerys antes de ela chegar a Astapor, numa cena com um escorpião doido que nem aparece no livro. No livro, ele só aparece antes na conquista de Mereen, apesar de já estar lá disfarçado de escudeiro de um certo eunuco morno enorme, Belwas, que é importante no livro e absolutamente ignorado na TV. Selmy só aparece ao salvá-la de um certo Titan, mas é inicialmente banido, juntamente com Jorah Mormont, por ter traído seu pai, mas posteriormente perdoado por Daenerys, afinal, o pai dela era louco. Então, nada daqueles diálogos entre os dois cavaleiros, e daqueles olhares de admiração pelas atitudes de Daenerys esteve no livro. E Misandei, a tradutora de 20 línguas, no livro, é uma menina de 10 anos, e não uma mulher feita, como no livro. Portanto, já se antecipa que aquele relacionamento dela com Grey Worm é coisa só da TV.

Como Robb Stark não é eleito, nada daquele relacionamento dele com Talisa, noivado e casamento é descrito no livro. Catelyn Stark só chega junto de Robb quando ele já está casado com Jeyne ... sim ... Talisa não existe no livro... por que será que mudam tanto? Bem, no livro também não acontece aquela bobagem de Robb levar a esposa para a morte no Red Wedding. Então, a esposa de Robb segue viva, mas não sabemos de seu destino ao final do livro, ao menos não percebi. E, no Red Wedding, Catelyn não pega a esposa de Walder Frey como refém de sua adaga, mas o bobo da festa. No livro, eles dão destaque a como estavam tocando mal os instrumentistas que acompanhavam o casamento, eu achara estranho na festa o momento em que eles abandonam os instrumentos para pegar seus arcos para iniciarem o massacre. Eram arqueiros e péssimos instrumentistas.

O que acontece com Tyrion é uma aceleração tremenda. No livro, já acontece o quase casamento de Joffrey, a prisão de Tyrion, seu julgamento, e a luta de Gregor Clegane com Oberyn Martell, e a fuga da prisão com o assassinato de seu pai. O julgamento é contado por reminiscências de Tyrion e aqueles diálogos com Jamie, Bronn e Oberyn no calabouço não acontecem, e Jamie só aparece para resgatar o irmão e entregá-lo a Lord Varys. E não vi no livro a descrição de como o Spider mantém preso e com a boca costurada o feiticeiro que cortou suas partes quando era criança.


O caminho de Arya Stark de volta a Riverun, no colo do Clegane, The Hound, é bem mais curta. Ela não chega aos Twins, e então a melhor gargalhada da série, dela, quando o Hound chega todo feliz para pedir o resgate da tia Tully que já estava morta não existe no livro, porque ela abandona um quase moribundo Hound antes mesmo de Lord Baelysh matar a esposa, quando ela já falou o Valar Morghulis e já partiu rumo a Braavos. Outra coisa que só acontece no livro é o destino de Gendry, o bastardo de Robert Baratheon, Não tem nada daquilo de Melysandre chegar logo após a ressuscitação de Beric Dondarion para 'comprar' o bastardo, e depois ficar pelada e transar com ele para depois amarrá-lo na cama, nada disso. Aliás, o bastardo no livro é outro, um certo Edric Storm, que tem 11 anos e já está com seu tio Stannis em Dragonstone e é muito amigo da pequena deformada Shereen, e aliás, não é ela quem ensina Davos a escrever!!!

E Jon Snow, meu Deus, quanta diferença! No livro, a transa com Ygritte começa bem antes da caverna onde ela aparece nua para ele, eles já estão no ralirola debaixo dos casacos protegidos do frio bem antes. No livro, ela fala 'You know nothing, Jon Snow!' mais de 10 vezes, em vários diálogos sobre a vida! Mas depois do sexo da caverna, certamente ela disse: 
'You know EVERYTHING, Jon Snow!' 
... só que não apareceu. As batalhas dos vigilantes com os selvagens são diferentes, a passagem do muro é diferente. Ygritte não é morta por um rapaz sobrevivente de um massacre de seus pais pelos selvagens. No livro, não há essa história!! E o selvagem Tormund não vai para Castleblack quando Mance Rayder é preso. E Stannis Bartheon oferece Winterfell a Jon Snow, coisa que eu não me lembro na série. E é eleito Lord Commander já no livro, enquanto na série isso não aconteceu.

A  entourrage de Bran Stark se aproxima de Jon Snow de forma diferente. A começar porque no livro, Rickon e Osha já haviam saído do convívio, então é apenas o lobo de Bran que ajuda Jon. Bran e sua turma nunca são presos pelos assassinos do Commander Mormont. Aliás, os assassinos nunca mais aparecem no livro!!!

O que acontece com Sansa Stark está relativamente parecido, já o que acontece com Theon no livro, aquela tortura toda pelo bastardo Bolton, com direito a pinto decepado, ainda não aconteceu no livro, será que foi invenção da série???
E, no final, um prólogo que começa meio estranho .... até porque se chama 'Prólogo' e não tem nenhum eleito ... o 'narrador' é o nono filho de Walder Frey, e ele lembra a história dele e da família toda, meio chato, e tal, e ele encontra o bando de Eric Dondarion, pra pagar o resgate de um primo e coisa e tal e de repente aparece 
ELA
E aí, não falo mais nada porque seria spoiler DEMAIS.... provavelmente vamos saber só na última temporada!!!!

Bem, vamos partir para A Feast of Crows... já me disseram que é um pouco arrastado!!

Mas vale!!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Monociclo elétrico!! Sensacional!!


Hoje, saindo no metrô, Estação Carioca, do meu lado estava um jovem, 
de terno, gravata e mochila, e uma maleta redonda.... 
de repente, após o último degrau da estação, 
ele pousou a 'maleta' abriu dois pedais, subiu, 
e saiu nela rodando, e foi-se embora, 
pela Rio Branco sem carros e com VLT. 
Foi a primeira vez que vi o monociclo elétrico, ao vivo...
_____________________________________________________

Já ouviram falar do Segway? Aquele ...
... diciclo (meio de transporte de duas rodas lado a lado) inventado por Dean Kamen e revelado em Dezembro de2001, que funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, . Atecnologia existente nos Segway PT, consiste numa inteligente rede de sensores, mecanismos e sistemas de controle, que permite ao Segway, o auto-equilíbrio e a deslocação em duas rodas. (by Wiki)
Lembram-se quando Bush, o presidente sapatado no Iraque, tentou andar num deles e levou  um tombo?

Ao menos eu não caí. Andei num deles por uns poucos metros, veja só, na garagem do Rio-Sul!! Notei um cara fazendo patrulhamento ali, não resisti, desci do carro e pedi para experimentar, muuuito legal, deu vontade de ter um!! Para que o Segway avance, só precisa de se inclinar para a frente e para que recue é necessária a inclinação para trás. Para virar, basta oscilar o braço central para o lado pretendido.

Bem, a invenção do gênio Dean Kamen gerou uma série de outros veículos usando o mesmo princípio do giroscópio que sente o centro de equilíbrio do motorista e compensa com velocidade.


Agora vejam só este video sensacional aqui ao final!!!

Reduziram a geringonça ao mínimo!

O monociclo elétrico Air-Wheel, aqui ao lado!!

Certamente é mais mais difícil, pois não tem plataforma para subir, nem o apoio para as mãos... Bush já teria se espatifado!!!

O video é hipnotizante, sem palavras, aliás nem precisa, para mostrar a maravilha...

Notem o estágio da poluição na China!

Idéia de gênio também foi aquela escada com rampas em zigue-zague!!!! Parece que foi desenhada especialmente para os monociclos.

Fiquei em dúvida no começo em como se subia nele, mas aí vi gente num pé só.... sensacional!

O problema é que, no Brasil, rapidinho chegava um vagabundo dizendo: 'Perdeu, tio!" lhe dava uma coronhada no rosto, como fizeram com meu irmão em SP, e levaram seu relógio. O brinquedinho pesa só 9 quilos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Enquanto isso, na Bahia.....

Um recente amigo, ex-colega, e excelente advogado, chama-se Felipe Francisco Ferreira, e comentou que o chamam de Triple F, muito apropriado, ao que retruquei que na Bahia, ele seria conhecido desde criança como FêFêFê, e ele perguntou por que?

Ele não sabia, e ficou espantado quando contei do peculiar jeito que os baianos soletram o abecedário.

Vocês sabiam? Ó só!!

A – Bê – Cê – Dê – É – Fê – Guê – Agá – I - Ji –  – Me – Ne – O – Pê – Quê –  –  – Tê – U – Vê – Xis –  Zê



E daí, as siglas derivam, naturalmente
INPS é I-Nê-Pê-Si 
FGTS é Fê-Guê-Tê-Si 
IRPF é I-Rê-Pê-Fê
CNPJ é Cê-Nê-Pê-Ji

... e assim, por diante!!!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Linda missa para Alex

Dois anos depois da passagem brutal de Alex...
Seus assassinos foram presos e condenados a 28 anos de prisão...
O lugar onde ele morreu hoje é uma praça com seu nome....

________________________________

Estive na missa de 7º dia de Alex, o filho de amigo Andrei, morto por assaltantes na Urca, como lamentei aqui neste link.

Foi na igreja Imaculada Conceição, em Botafogo. Foi uma emoção só! Muitos presentes, a maioria de branco e grande parte deles com fotos de Alex estampadas e com os dizeres 'Eu sou Alex'.

Andrei e Mausy, pai e mãe estavam no primeiro banco, com outros filhos. E mesmo antes da missa Já recebiam emocionados os abraços condolentes, inclusive o meu, meio que sem palavras.

O padre não poderia ser melhor. Ele se interessou pelo perfil do Alex e ressaltou suas qualidades e planos e sonhos, emocionando a todos, chamou palmas duas vezes, numa delas ecoou o coro "Eu Sou Alex ... Eu Sou Alex... " Quando Andrei e Mauzy se levantavam com os punhos erguidos. Eles vão à luta, contra o Estado, que não garante segurança aos cidadãos.  Ao final, subiram ao púlpito, e Mausy leu a carta que eles fizeram para o filho, que Já havia sido divulgada. O tratamento sempre no presente, nunca no passado, como se vivo estivesse, e está mesmo, no coração de todos. Eloquente, e decidida, ela saía várias vezes da leitura, e numa delas, ela disse: 
"Eu não sou católica e apenas pedi ao padre - EU AMO VOCÊ, PADRE!!! - que não dissesse que Alex está sorrindo ao lado de Deus, porque não está. Acho mesmo que ele disse a Alex: 
            Foi mal, meu chapa ... Ainda não era sua hora!!"
Pra terminar com ainda mais emoção, Mausy combinou com os cantores que cantassem: 'Se Todos Fossem Iguais a Você'. Muito lindo ouvir a igreja toda cantando!!

domingo, 15 de janeiro de 2017

Melhores de 2016???


Um amigo do facebook postou esta lista dos melhores de 1984.

Olhe, pare e pense como seria a lista de hoje, e chore!!

Tirando Baleia e uns e outros, a lista de 2016 é um conjunto vazio...

VOCÊ QUER SABER O QUE TOCAVA NAS RÁDIOS EM 1984?
1984
1 Sonífera Ilha - Titãs
2 Como Eu Quero - Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
3 I Just Called To Say I Love You - Stevie Wonder
4 Óculos - Os Paralamas do Sucesso
5 Vai Passar - Chico Buarque
6 Esquinas - Djavan
7 Deixa Eu Te Amar - Agepê
8 You And I - Kenny Rogers
9 Fullgás - Marina
10 Inútil - Ultraje A Rigor
11 Lilás - Djavan
12 Knife - Rockwell
13 Brega-Chique (E o Vento Levou Black) - Eduardo Dusek
14 Caminhoneiro - Roberto Carlos
15 Ebony Eyes - Rick James & Smokey Robinson
16 Só Você - Vinicius Cantuária
17 Bete Balanço - Barão Vermelho
18 Thriller - Michael Jackson
19 All Night Long (All Night) - Lionel Richie
20 Recado (Meu Namorado) - Joanna
21 Fogueira - Angela Rô Rô
22 Meu Erro - Os Paralamas do Sucesso
23 Eu Sou Free - Sempre Livre
24 Me Chama - Lobão & Os Ronaldos
25 Owner Of A Lonely Heart - Yes
26 Xixi nas Estrelas - Guilherme Arantes
27 Joanna - Kool & The Gang
28 Eva - Rádio Taxi
29 Hello - Lionel Richie
30 Lindo Lago do Amor - Gonzaguinha
31 Somebody's Watching You - Rockwell
32 Against All Odds (Take A Look At Me Now) - Phil Collins
33 Linda Juventude - 14-Bis
34 Karma Chameleon - Culture Club
35 Over You - Lane Brody
36 I Guess That's Why They Call It The Blues - Elton John
37 Sonho de Ícaro - Biafra
38 Nada Mais (Lately) - Gal Costa
39 Fixação - Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
40 Private Dancer - Tina Turner
41 Jump - Van Halen
42 Nada Tanto Assim - Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
43 Drive - The Cars
44 When Doves Cry - Prince
45 Say Say Say - Paul McCartney & Michael Jackson
46 Just My Imagination - Lillo Thomas
47 A Song For You - John Miles
48 Careless Whisper - George Michael
49 Certas Coisas - Lulu Santos
50 Is This The End? - New Edition
51 Heart And Soul - Huey Lewis & The News
52 I Can Dream About You - Dan Hartman
53 What's Love Got To Do With It - Tina Turner
54 A Mulher Invisível - Ritchie
55 Esa Mujer - Julio Iglesias
56 If Ever You're In My Arms Again - Peabo Bryson
57 Time After Time - Cindy Lauper
58 Baile dos Passarinhos - Gugu
59 Tic-Tic Nervoso - Magazine
60 Champagne - Manolo Otero
61 Talking In Your Sleep - Romantics
62 Eyes Without A Face - Billy Idol
63 Maior Abandonado - Barão Vermelho
64 I Am What I Am - Gloria Gaynor
65 Porque Não Eu? - Kid Abelha
66 Dancing In The Dark - Bruce Springsteen
67 I Feel For You - Chaka Khan
68 Comer, Comer - Brazilian Genghis Khan
69 Make Believe It's Your First Time - Carpenters
70 Vamos a La Playa - Righeira
71 Reggae Nights - Jimmy Cliff
72 São Paulo, São Paulo - Premeditando o Breque
73 Stuck On You - Lionel Richie
74 Quando Te Vi - Beto Guedes
75 Beat Acelerado - Metrô
76 Transas e Caretas - Trio Los Angeles
77 Lua My Love - Eduardo Dusek
78 Hey DJ - The World's Famous Supreme Team
79 Você em Minha Vida - Fafá de Belém
80 Toque de Malícia - Beth Carvalho
81 You're The Inspiration - Chicago
82 Betty Frígida - Blitz
83 Let's Get Together - Tina Turner
84 Ao Que Vai Chegar - Toquinho
85 Boys Do Fall In Love - Robin Gibb
86 Papel Maché - João Bosco
87 Tudo Azul - Lulu Santos
88 Do What You Do - Jermaine Jackson
89 Vereda Tropical - Ney Matogrosso
90 Eva - Umberto Tozzi
91 My Girl - Lillo Thomas
92 Almost Paradise - Ann Wilson & Mike Reno
93 Festa dos Insetos - Gilliard
94 Miss Me Blind - Culture Club
95 Veneno (Veleno) - Marina
96 Férias de Verão - Sandra Sá
97 Enredo do Meu Samba - Sandra Sá
98 Where Is My Man - Eartha Kitt
99 Um Desejo Só Não Basta - Simone

100 SKA - Os Paralamas do Sucesso.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Cisne Negro familiar

Olá! Caso se interesse pelo livro,
deixo aqui o Link Amazon 
________________________________________________

Meu chefe indicou como leitura obrigatória o livro 'A Lógica do Cisne Negro', simplesmente 'The Black Swan' no original, que comecei a ler, e é muito interessante. É do libanês megainvestidor Nassim Nicholas Taleb, e trata dos eventos inesperados que podem influenciar nossa vida decisivamente. Inesperado como o aparecimento de um cisne negro, o que era considerado impossível por milênios, mas acabou acontecendo. Em seu livro, considerado um dos 12 mais influentes do mundo dos últimos 50 anos, ele alerta para a ocorrência de outros black swans, dá exemplos de alguns que já aconteceram e mudaram a vida do mundo (11 de setembro, por exemplo), e ensina como se precaver de sua ocorrência.

Já comecei outro post exatamente com o parágrafo acima, aquele que falava sobre o FILME 'O Cisne Negro', que aliás teve um número de comentários muuuito acima da média. Se tiver curiosidade, veja aqui: http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2011/02/cisne-negro.html

Uso o parágrafo para explicar o que vou querer dizer agora.

Lá pelo meio do livro, Taleb alerta para a história do cientista assalariado, que tem uma projeto que ninguém entende, e mantém uma vida pacata com sua esposa, que vê a irmã feliz com o maridão executivo bem sucedido, que acumula bens móveis e imóveis e é todo destaques e viagens. Nosso humilde casal segue anos naquela vida até que um belo dia, alguém entende a ideia do marido e enxerga naquilo um potencial enorme, e paga milhões de dólares por ela, invertendo em um instante a situação. Taleb chama isso de Cisne Negro do Bem: você pode esperar uma vida inteira sem acontecer o seu momento.

E o que tudo isso tem a ver com o assunto?

É que nesta sexta-feira santa, a Neusa me mostrou umas fotos antigas que ela escaneou, grandes momentos familiares. 

Uma delas era esta foto:

Coincidiu de eu ter que escolher uma nova foto para o meu perfil do Facebook. Imediatamente a elegi, carreguei, e me abriram a possibilidade de uma descrição. 

E eu coloquei:
O futuro blogueiro...
A futura escritora ...
O futuro músico ...
A futura agente registrou!

Então, juntei as duas coisas e percebi ter em casa dois entes queridos que aguardam seu Cisne Negro do Bem. São profissões que não têm aquela carreira sólida, dificilmente terão a perspectiva de um salário no final do mês, mas têm obras pelas quais lutam,  cujo sucesso depende de reconhecimento de outrem! 


O bom é que, como no caso do cientista, o que eles têm a oferecer ao mundo são produtos de qualidade, e o sucesso, se vier, não será tão inesperado assim!

É só aguardar a hora! E é bom que não estão esperando sentados!!!

E têm nosso irrestrito apoio!


Eles chegam lá!!!

Homerix Chamando o Cisne Negro do Bem Ventura


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Um 4 de Janeiro cheio de emoções

Virtualmente, foram 400 parabéns na minha linha do tempo no Faceboo, mais de 100 curtidas e comentários em minhas publicações de aniversário, descontadas as interseções, e muitas saudações no Whatsapp e no Inbox do Face e no meu email!

Além de quase 500 visitas na retrospectiva regressiva de minha vida http://blogdohomerix.blogspot.com.br/…/mais-um-4-de-janeiro…
Presencialmente, foram 30 velhos amigos de Petrobras e novos amigos do IBP ao meu almoço no Demi Glacê Premium Grill, no Centro do Rio... além de 3 amigos desgarrados, de primeira hora petroleira, que estiveram presentes no restaurante errado, no Demi Glacê da Lavradio.
De noite, tudo se completou com uma pizza familiar!!!
Muito obrigado a todos!
Seguimos juntos!!!
Homero Mais Velho e Sempre Feliz Ventura

QUASE TODOS

AMIGOS DO IBP
FAMÍLIA LORENZATTO

OS DESGARRADOS

FAMÍLIA

UM BRINDE A TODOS!!!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

SONDA NO PERU

Um grande amigo, família mesmo, 
está com esta coisa neste momento...
Boa sorte a ele!

Apesar de eu trabalhar em empresa de petróleo, que contrata sondas de perfuração, e, mais que isso, trabalhar em sua área internacional, que tem relações com o simpático país vizinho a oeste, não é o que parece.

Ontem, depois de negociar com uma cólica renal por 3 dias, finalmente capitulei, fui ao Hospital São Lucas, tirei uma tomografia, e notaram: minha velha pedrona de 1 cm³ toda cheia de arestas, que nunca se mexia, de tão grande, se mexeu e estava a impedir o funcionamento do rim esquerdo.


Conectado meu urologista, felizmente, ele arrumou uma hora para vir, de noite, e foi providenciada a internação. Felizmente, eu estaria então, em jejum de 12 horas e poderia ser anestesiado (peridural). E foi colocada uma sonda duplo J  (aaai!) para abrir a passagem da urina. Claro que foi usado o canal da uretra, daí o título. Aqui no Rio, é assim que se chama popularmente o dito cujo, condutor da uretra.



Daqui a 3 semanas, novo procedimento, agora para destruir o meteoro!! E retirar a sonda, claro!!!

Mas já estou em casa. Amanhã, consulta com o médico, às 9:30 e depois volto ao trabalho...

Foi bom também para saber que dá pra suportar um jejum de 24 horas!!! Afinal, após o procedimento, dormi, acordei durante a noite assustado, com tudo ainda amortecido da cintura pra baixo... nada a fazer, dormi de novo, para acordar ás 7 e tomar então o café da manhã mais delicioso dos últimos tempos, ainda que no hospital...

Abraço

Homerix Com a Sonda Lá Ventura

domingo, 1 de janeiro de 2017

Capitão Fantástico, bom começo de ano!!

Comecei o ano cinéfilo com o pé direito!

Capitão Fantástico foi uma ótima surpresa.

Vi que o Estação Net Gávea tinha 3 boas opções, 'Sully', 'Animais Noturnos' e o tal Capitão! Como sei da concorrência nesse Shopping, ter opções é importante pra quem não compra ingressos antes, como nós, tradicionais que somos.

Tinha preferência por 'Sully', afinal não se perde filme de Tom Hanks, e por 'Animais Noturnos', um suspense que tinha Amy Adams e Jake Gyllenthal, mas Renata insistiu no tal Capitão, que apesar do nome, não é filme de super-herói!!

E foi ótima escolha! Viggo Mortensen, o poderoso Aragon de Senhor dos Anéis, e tantos papéis fortes e vigorosos, faz um pai forte e vigoroso, que cria 6 filhos no meio do mato, treinando-os firmemente nas artes da sobrevivência E TAMBÉM nas artes da leitura, cultura, filosofia, línguas, argumentação, defesa de seus pontos, mas totalmente fora do convívio com pessoas normais. Então, são meninos e meninas super bem preparados de um lado e nada preparados para o outro. Entramos na história dessa família já sem a presença da mãe. Quando sabemos de seu destino, começa uma aventura de conflitos com as instituições capitalistas que tanto o pai tanto quer evitar com o isolamento.


Eu poderia definir o filme como super-interessante, mas não... a partir de agora é uma palavra proibida!!! No filme, quando um dos filhos define um livro como interessante, os demais gritam: ‘Falou palavra proibida!!!!’... Explico: os pais incentivaram os filhos a defenderem bem suas posições, e elegeram alguns adjetivos vagos como proibidos, que todos teriam que buscar argumentação mais poderosa.

Ah, sim vou ter que conhecer melhor Noam Chomsky... você conhece?

Nota 9!! Por conta de uma situação meio inverossímil no final!!!


Vale o ingresso!!