-

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ivo Fernandez Lopez - A Homenagem

Em março de 2014, recebemos uma notícia terrível: fazia a passagem um querido amigo.

Registrei o fato no blog e colhi alguns depoimentos sobre aquela pessoa superior (links no final deste post), tanto no lado profissional e acadêmico, em que era um gênio, como nos quesitos ética, valores e generosidade, em que era um modelo a ser seguido. 

Tanto que, no final de 2016, eu participava de uma cerimônia de premiação aqui no IBP, uma espécie de Oscar do Petróleo, quando um dos premiados, da Academia, fez um agradecimento a ele por sua colaboração, genial, que ainda usava, mesmo 15 anos após sua saída da Petrobras.

No coquetel que se seguiu, eu e dois amigos comentávamos sobre o fato, e um deles se lembrou que ia fazer três anos de sua partida, e surgiu a ideia de fazermos uma homenagem, a sua família e a sua memória.

Demorou um pouco mas conseguimos. Colhemos depoimentos num vídeo e preparamos uma placa. E escolhemos um dia em que seu filho estaria no Rio.

Nos dizeres da placa, a dimensão do que foi nosso amigo!



O video ficou com 40 minutos e está aqui, neste link, que recomendo para quem quiser conhecer um modelo de pessoa.


A homenagem aconteceu no dia 11 de abril de 207, e foi exatamente como queríamos, a família foi, muito contente, a Maria Darci, os pais dela (mesmo com ele convalescendo de dois AVCs), a prima Eliane e o filho Fábio. Doze de nós, colegas petroleiros, estivemos lá, no Boca de Forno, no Centro do Rio de Janeiro. Comemos um rodízio de massas e pizzas honesto, bebemos um pouco, vimos o vídeo, no começo atrapalhados por um barulhento amigo oculto da mesa ao lado, todos nos emocionamos, ouvimos Darci contar outras histórias sobre o Ivo com lágrimas nos olhos, e finalmente entregamos a placa à família!

Estamos realizados por termos conseguido completar essa missão!

Obrigado a todos!

Aqui, as fotos do evento!! E ao final, os links com os depoimentos!























_________________________________
Posts sobre Ivo Fernandez Lopez.

Meu depoimento

http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2014/03/deus-esta-com-deus.html

 

Depoimento de Antonio Pinto


http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2014/03/ivo-fernandez-lopez-depoimento-1.html


Depoimento de vários amigos
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2014/05/ivo-nosso-amigo-mais-depoimentos.html

Depoimento de sua prima Eliane
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2014/04/ivo-fernandez-lopez-depoimento-eliane.html

19 comentários:

  1. Não sei se o semideus Pinto chegou a comentar, mas o Ivo tinha o apelido de Deus entre nós, engenheiros de reservatório da então DIREV. Com toda boa vontade, Ele tirava nossas terríveis dúvidas sobre o famigerado BOSS, Black Oil Simulation System, com as telas de sua mente brilhante subdivididas entre os ofuscados aflitos. Era como uma simultânea de xadrez sem disputa, todos aprendendo com o Grande Mestre.

    ResponderExcluir
  2. Aos colegas parabens pela iniciativa. O Ivo sempre foi um a pessoal especial, um genio (1o. lugar no vestibular UFRJ), mas uma pessoa simples e afavel.

    ResponderExcluir
  3. Mauro Rincón - UFRJ17 de abril de 2017 às 14:03

    Homero, muito obrigado pelas fotos, imagino quanta emoção todos sentiram ao fazer a homenagem.
    Obrigado por eu poder compartilhar esta emoção.
    abs
    Mauro Rincon

    ResponderExcluir
  4. Caro Homero.
    Parabéns pela bela inciativa de tão justa homenagem.
    Me dirijo também ao Antonio Pinto, um outro importante mentor dessa iniciativa, a quem também parabenizo. Antonio Pinto me pediu para enviar um depoimento por vídeo para essa ocasião, mas o e-mail dele caiu na minha caixa de spam e só tomei conhecimento do mesmo tardiamente. Coisas da informática.
    Lamento muito não ter podido comparecer ontem mas estava fora do Rio. Mas não quero deixar de fazer meu registro, mesmo que tardio.
    Conheci Ivo em 1976...Faz tempo...
    Juntos fomos calouros da turma A da Engenharia Civil que ingressou na UFRJ em 1976. Ivo foi o primeiro colocado no Vestibular Integrado Cesgranrio do ano de 1975. Sem surpresas. Fomos colegas de turma durante todo o ciclo básico. Nos divertimos jogando futebol juntos várias vezes. Convenhamos, Ivo não era muito bom de bola. Mas era animado e assíduo nas peladas. Eu dava a maior força pra ele, pois senão faltava gente para completar o time...rsrsrs.
    No quarto e quinto anos do curso estivemos em turmas distintas. Fui para a turma da Mecânica dos Solos. Ele foi a turma de Estruturas, se a memória não me traiu...Mas mantínhamos contato. Sempre gostamos um do outro. Nos graduamos juntos em 1980. Sem surpresas, ele foi o melhor aluno da Engenharia Civil da turma que se graduou em 1980. Ingressamos juntos na Petrobras. Sem surpresas Ivo foi primeiro colocado no concurso para a Petrobras. Sem surpresas também foi o primeiro colocado da turma ao final do CEP-81. Sempre sem surpresas, sempre sem nenhuma arrogância ou sentido de competição. Sempre discreto. Seu comportamento sempre privilegiava a simplicidade e a cooperação. Na Petrobras seguimos caminhos distintos. Ele retornou de Salvador para o Rio e eu fui de Salvador para Macaé. Os contatos ficaram pouco frequentes. Mas quando ocorriam eram sempre muito prazerosos. Com sorrisos, abraços e boas lembranças. Quando Ivo deixou a Petrobras, perdi o contato com ele. Voltei a encontrá-lo somente quando já o tínhamos perdido. Fui me despedir dele. Ivo foi um virtuose. Um mestre das artes matemáticas e das ciências em geral. Um mestre na arte de cooperar. Um mestre na arte de ser muito simples e especialmente gentil no trato de todos. Um mestre em formular, com extrema simplicidade, soluções para as mais complexas equações, equações para os mais complexos fenômenos.
    Fazia isso com a simplicidade de quem contava até dez. E agia depois como se tivesse somente contado até dez...
    Espírito superior, dos mais elevados...Deve estar agora ajudando Pitágoras a formular um novo teorema. Ou explicando gentilmente à Laplace as vantagens da transformado de Fourier...como se estivesse contando até dez, sem a menor preocupação com méritos ou vaidades.
    Que bom que vocês fizeram essa justa homenagem ao Ivo.
    Pela descrição, homenagem simples, discreta e legítima. Como ele.
    Certamente a família merecia também esse momento de lembrança e reconhecimento ao Ivo. Por certo o Ivo gostou muito também.
    Parabéns a todos que participaram da iniciativa.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Homero,

    Foi muito linda a homenagem, ficamos muito felizes. Muito obrigado, mesmo!

    Eu converti o DVD para um arquivo de vídeo com tamanho um pouco menor e estou disponibilizando aqui.

    https://drive.google.com/open?id=0B4CMtpClcqwYRHh0WmN0d1pudUE

    Se possível envie o link para quem participou dos depoimentos e não ficou com nenhuma cópia física do DVD e, se quiser, fique a vontade para publicar em seu blog.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  6. Homero

    Meu reconhecimento pelo seu empenho e eficiência para que tudo desse certo nessa homenagem ao nosso grade amigo.
    Concordo com você - funcionou para todos nós como expiação pelo longo tempo de afastamento que nos impusemos.
    O mais importante foi a Darci e o Fabinho terem se emocionado e gostado da homenagem, simples e sincera, como era o Ivo.

    ResponderExcluir
  7. Homero

    O evento foi muito legal e emocionante. Para bens a voce e aos demais organizadores

    ResponderExcluir
  8. Ao Homero, Antonio Carlos, a todos os presentes ontem e aos que participaram dos depoimentos,
    Deixo meus mais sinceros agradecimentos. Foi um momento especial, suspenso no tempo, onde passado e presente se reuniram, lembranças voltaram vividas e todos se irmanaram em uma energia muito boa, como era a do meu primo e todos assim o comentaram.
    Obrigada pelo registro que ficará para sempre em nossos corações.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Caros
    A homenagem ao nosso amigo Ivo foi emocionante. Convivi pouco com ele, mas percebi ontem quanto ele era amado e apreciado pelos colegas de trabalho, professores, alunos, família, enfim, por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
    Tive a oportunidade de conviver um pouquinho com ele na antiga DITEP, onde ele brincava nos simuladores implementando soluções e tecia, na época, o inicio do Geresim (se não me falha a memória).
    O vídeo de ontem apesar de curto discorreu sobre a vida magnifica do Ivo, mesmo quem não o conheceu passaria a gostar dele após o vídeo e a demonstração de amizade de todos vocês.
    Parabéns aos colegas que organizaram essa homenagem e obrigado por compartilhar comigo o grande evento de ontem.

    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Homero e Pinto,

    Parabéns por nos proporcionar a chance desta belíssima homenagem ao nosso querido amigo Ivo.

    ResponderExcluir
  11. Junto-me a todos que parabenizaram o Homero e o Pinto pelo merecido evento.
    abs

    ResponderExcluir
  12. Luiz Augusto Montanha17 de abril de 2017 às 14:12

    Embora não tenha participado do grupo CEP81 , não poderia ter ficar alheio a uma homenagem ao Ivo que tive a oportunidade de conhecer de forma mais próxima no mes em que ele ficou no meu apartamento em 1983.
    Toda a homenagem que se faça ele é pouca .
    Um abraço e uma Feliz Pascoa a todos

    ResponderExcluir
  13. Bela e merecida homenagem, Homero!
    Vocês trabalharam muito bem.
    ������

    ResponderExcluir
  14. Homero e organizadores da homenagem a Ivo, parabéns!
    Os depoimentos no vídeo são muito verdadeiros.

    ResponderExcluir
  15. \excelente essa homenagem ao Ivo. QUe Deus abençoe comproteção, carinho e amor nessa jornada espiritual

    ResponderExcluir
  16. Parabéns a todos que participaram da homenagem.
    Assisti a todo o vídeo.
    Espalha sua inteligência e o ser que existia deentro dele.

    ResponderExcluir
  17. Poxa, que pena não ter tido a oportunidade de comparecer à homenagem ao Ivo!!

    ResponderExcluir
  18. Maria Darci Godinho da Silva20 de abril de 2017 às 15:38

    Queridos Homero, Pinto e todos que organizaram a linda homenagem ao Ivo, o nosso muito obrigado! Foi muito emocionante!
    Agradecemos o carinho com a memória de sua passagem em nossas vidas. A homenagem em 11/04/2017 foi marcada por características que lhe eram tão costumeiras: carinho, atenção, partilha, troca de lembranças de momentos felizes e de sabedoria, vividos ao lado dele, testemunhos recheados de histórias alegres e afavéis como Ivo era e, creio, é.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa. E Tadeu, belo texto, fiel às lembranças que tenho do Ivo e ao nosso convivio na EE-UFRJ.

    ResponderExcluir